Quando as mulheres governavam o mundo

Quando as mulheres governavam o mundo Maureen Quilligan
Maureen Quilligan

Resenhas -

Paulo2093 28/01/2024

Uma lição de vida para as mulheres
As mulheres mais poderosas do mundo
Governar não foi nada fácil, havia muitos pensamentos contrário a uma mulher ter o poder sobre uma nação .
A começar pelo reformista radical, chamado John Knox que, público em seu tratado misógino, ressaltando que no século XVI, na Europa um grande número de mulheres havia ascendido só supremo do poder. Ele próprio se sentia ultrajado argumento que, " Promover uma mulher a assumir um governo, superioridade, domínio ou império sobre qualquer reino, nação ou cidade é: repulsivo à natureza; insultante a Deus ; subversivo à boa ordem, a todo valor e justiça"
O livro é dividido em quatro partes e conta a trajetória dos: Tudors - Stuarts - Médicis e Habsburgos. Mulheres que estavam além de seus tempos, pois naquele tempo que reinava em absoluto eram os homens.
Em meio a traições, mortes, amores, matança e prisões, essa mulher em governaram de forma exemplar mostrando ao mundo que a mulher é também capaz de governar uma nação como qualquer outro ser humano.
Neste livro podemos ver a forte influência, daquela época, das religiões católica e protestante, onde os religiosos exercia uma forte influência nos governo daquela época .
Um livro muito bom e que muitas mulheres deveriam, pois não se trata de uma bibliografia, mas uma lição de vida.

Telma77 10/12/2023

Revisitar esse período em que 4 grandes mulheres contemporâneas ;.

Mary Tudor (Blood Mary) ( Inglaterra)
Elisabeth I ( Inglaterra)
Mary Stuart ( Escócia)
Cataria de Médici ( França)

Como elas chegaram ao poder, seus grandes feitos, desafios, como suas vidas se entrelaçam e a importância dessas relações como tentativa de auto defesa.

Incrível o papel preponderante de cada uma na história do mundo.

Valentina.Dummer 20/11/2023

Boa cronologia
A autora conta sobre quatro rainhas principais no período renascentista do século XVI, a maneira como a autora organizou os acontecimentos históricos em uma sequência cronológica é muito bom, mesmo separando cada rainha e família em capítulos, vemos que todas estão interligadas. O livro conta além das famosas histórias sobre essas rainhas que muitas vezes foram mal compreendidas e postas uma contra a outra por serem mulheres.

thepolicx 09/11/2023

Mulheres que governaram na Europa Renascentista
Esse livro estava na minha lista há um tempo, e comprei ele por puro impulso numa promoção da livraria! Mas fiquei feliz por ter passado ele na frente, foi uma leitura interessante.
A autora traça conexões e paralelos entre 4 mulheres que reinaram no mesmo espaço de tempo entre França, Espanha, Inglaterra e Escócia no século 16. Todos os tópico apontados por ela tem um embasamento teórico bem concreto, o que me deixou muito feliz na leitura, já que acontece de livros que se propõe a dissertarem sobre assuntos como esse ás vezes não terem fontes que podemos checar com tanta precisão.
É um livro curto, porém muito interessante! É incrível ver como as jogadas políticas eram arquitetadas na época e como muitas dessas rainhas mesmo em uma posição de poder, não eram imunes a misoginia daqueles envolta delas.
Outro ponto forte foi que a autora não ignora os atos violentos cometidos pela monarquia contra o povo - principalmente no início da colonização das Américas, que acontece durante os eventos descritos aqui. É raro encontrar autores estrangeiros que levem em consideração esse fato.
De forma geral, um livro muito bom, não tem muitas especificações quando trata de alguns eventos, porém indico para quem quer saber mais e está começando!

eu_lucasx 21/08/2023

Eu simplesmente AMO esse livro!
Foi um dos primeiros que li sobre história, e ele me fez ter interesse e buscar por mais assunto sobre as biografadas, a época em que viviam e as consequências de seus feitos após suas respectivas mortes.
Descobrimos muitos fatos curiosos, e como quatro mulheres mudaram a história mundial e dominaram um século.
Quatro mulheres importantes e poderosas em um único livro, com histórias de vidas diversas que se uniram na tragédia e poder.
Conseguimos ver a relação e a conexão entre Elizabeth Tudor, Mary Tudor, Catarina de Médici e Mary Stuart, que apesar de acharmos até os dias atuais que eram todas rivais implacáveis, a autora enxergou além e conseguiu desvendar segredos e mistérios que revelavam muito mais do que era exposto.
Bom livro, apesar de parecer mais extenso do que é quando começa a leitura. Recomendo e acho uma boa escolha para embarcar e conhecer mais sobre a história.

folkorian 13/05/2023

Além das expectativas
Eu não esperava que a autora me proporcionaria tudo o que ela entregou neste livro.
Um conhecimento muito mais profundo sobre personagens que tanto amo. Inicialmente pensei que ela falaria apenas sobre as grandes rainhas, as Mary's, Tudor e Stuart, Elizabeth e Catarina, mas ela se expande para mais longe, para mais Reinos e mais histórias.
Foi com certeza um deleite conhecer, mesmo que bem pouco o Felipe II da Espanha, onde ela se debruça mais sobre ele, sua vida, filhas, mulheres nas últimas páginas do livro...
A autora é tão clara e didática ao tecer ideias, e desmistificar coisas, principalmente o machismo, que está enraizado em nós quando se trata de mulheres governando.

Henrique370 10/03/2023

Esse livro criou um triplex na minha mente
Para alguém que realmente gosta de história, esse livro é fantástico, contém explicações muito bem detalhadas mas que não fica de um jeito super chato ou dificil de ler, é um livro que tudo vai se encaixando, para que a gente possa entender o que é a monarquia e a política atual tem em relação a essas mulheres tão a frente do seu tempo, a autora conseguiu fazer ficar uma história interessante e pasme, com um "plot twist" em minha visão, para quem não sabia do final, é de se surpreender, pois realmente contradiz com o nosso pensamento sobre certos reis.
samarelooo 10/03/2023minha estante
Olá parceiro ???

Naty__ 19/10/2022

E ainda vão negar dizendo que foram os homens...
Obra histórica, lançada pela editora Vestígio, “Quando as mulheres governavam o mundo” foi escrita por Maureen Quilliganis R. Florence Brinkley, professora de Inglês da Duke University, autora de livros de literatura medieval e renascentista. Trata-se, portanto, de uma das maiores especialistas sobre o Renascimento.

Aqui vamos conhecer quatro poderosas mulheres e como elas redefiniram a cultura da monarquia europeia no século XVI, um período de instabilidade e guerras religiosas. Mary Stuart, Elisabeth Tudor, Mary (Rainha dos Escoceses) e Catarina de Médici, as quatro rainhas que se conectaram e semearam uma cultura da paz.

O livro é dividido em quatro partes: Tudors, Stuarts, Médicis e Habsburgos. Neles é possível observar que todas as rainhas se interligavam e se ajudavam. Elas se presenteavam também, e esses presentes possuíam significados que aqui são explicados.

Há muito o que contar sobre todas as quatro. O livro não falha nisso. Ele mostra as suas lutas, dificuldades, mas também as suas conquistas, além de evidenciar a paz que conseguiram alcançar – o que nenhum rei tinha feito. A obra é uma completa lição, aqui encontramos diversas informações necessárias para aprendermos. Quem gosta de história, é um prato cheio.

Sugiro que você leia sem pressa, sem querer devorar de uma vez, pois isso torna a leitura cansativa.

São muitas curiosidades durante a leitura, mas resolvi trazer uma que fiquei abismada – confesso que não sabia. Durante anos, a rainha da Escócia e sua guardiã Bess of Hardwick bordavam e costuravam juntas por horas. Ambas planejavam tapeçarias elaboradas e encomendando tecidos finos e linhas de ouro da França. Esse hobby soa como uma fuga das perdas de Mary. Para as pessoas do século XVI, era difícil entender o quanto era valioso um produto feito em tecido. Inclusive, uma muda de roupas poderia ter muito mais valor do que uma casa.

"Por um lado, os materiais e o trabalho altamente capacitado requeridos na confecção de uma capa de cavalheiro incluiriam não apenas a lã local, mas desenhos trabalhados em sedas importadas, além de adornos criados com joias e metais preciosos. Por outro lado, uma casa inteira, feita com madeira local, taipa e palha como telhado, poderia ser erguida com muita rapidez" (p.166-167)

Espero que leia e me conte o que achou. Mas, como eu disse, não é uma história de ficção, então leia devagar, um pouquinho por dia. No final, você vai adorar ter aprendido mais.
Samara279 19/10/2022minha estante
eu estou encantada, eu amo história e sinto que preciso ler esse livro o mais rápido possível

Naty__ 19/10/2022minha estante
Leia sim. Depois vamos bater um bom papo sobre esse livro :D

Samara279 20/10/2022minha estante
ok