Palavras de despedida

Palavras de despedida Ben Ferencz

Resenhas -

Aline Pfeiffer 01/04/2024

Infelizmente o livro não fala tanto sobre os julgamentos de Nuremberg, mas quantos conselhos fofos o autor vai dando... São vários ensinamentos e é um livro inspirador, que te inspira a ser melhor e fazer alguma diferença positiva no mundo!

"Se alguém ajudar você, faça o mesmo quando puder: não há limites para isso, e não precisa ser com dinheiro. A gratidão preenche você de uma maneira diferente de qualquer outra coisa."

Pucca.Farion 29/01/2024

Não costumo ler biografias, mas esse livro me ganhou.

Ele foi escrito em um formato meio entrevista, meio conselhos, que acabou funcionando muito bem para mim.

Benjamin Ferencz é um Ex-combatente na Segunda Guerra e único promotor ainda vivo dos julgamentos de Nuremberg. Ao completar 100 anos, ele deixou essa entrevista, em que conta como foi a sua chegada aos Estados Unidos ainda bebê como imigrante, como foi crescer na Hell's Kitchen, e seu tempo na faculdade, no exército e como promotor em Nuremberg.

Fiquei impactada pelas experiência que ele passou e como conseguiu manter o bom humor ( e a sanidade). E os ensinamentos que ele traz em cada capítulo são impactantes.

Para aqueles que não são fãs de biografia, mas gostariam de dar uma chance, esse é um ótimo livro para começar.

"Em 2020, Benjamin Ferencz completou 100 anos de uma existência extraordinária.

Ex-combatente na Segunda Guerra e único promotor ainda vivo dos julgamentos de Nuremberg, ele testemunhou o pior do ser humano, mas nunca perdeu a esperança e o otimismo.

Em Palavras de despedida, escreve sobre o melhor que podemos fazer por nós mesmos. É o seu legado.

A lapidar nossas forças, resistir ao mal e escrever cartas de amor. A entender que a vida é sinuosa e que ser bom é uma escolha. A proclamar nossas verdades, mesmo que ninguém nos ouça.

Ferencz aprendeu cada ensinamento na carne, em histórias que vai contando com leveza, compaixão e pitadas de humor.

Da infância difícil como imigrante nos Estados Unidos aos tribunais de crimes nazistas e à atuação como defensor dos direitos humanos, vislumbramos a trajetória de um homem justo que nos convida a construir um futuro melhor."

Carla.Parreira 18/01/2024

Palavras de despedida: 9 lições para uma vida notável (Benjamin Ferencz e Nadia Khomami). Melhores trechos: "...Três lições: paciência é uma virtude, boas coisas acontecem àqueles que esperam e, apesar das frustrações e dos ressentimentos, você deve rir quando for possível... Você não precisa aceitar que algo seja verdade só porque alguém em uma posição de autoridade lhe disse que é... Tudo é uma oportunidade de aprendermos algo novo, e nunca se sabe quão útil esse conhecimento será... Há três lições que espero que você aprenda com isso. Primeira: vale a pena fazer algo mesmo que você não esteja mais presente para ver o resultado ou colher as recompensas. É uma atitude nobre querer fazer algo de que outras pessoas se beneficiarão, e deveria ser natural desejar isso aos nossos sucessores. Não me refiro somente a depois que você deixar esta vida; refiro-me ao que ficará depois que você deixar um emprego, uma instituição governamental ou uma escola. Aja pelos interesses das pessoas que herdarão o que você fez. Segunda: nenhum homem é uma ilha. Você não pode fazer tudo. Equipes, comunidades e amigos são cruciais para nosso êxito hoje e sempre. E terceira: não se deixe distrair pela velocidade. Lembre-se da fábula da tartaruga e da lebre. Nem todas as coisas boas podem ser realizadas rapidamente, e ser rápido não garante o sucesso. Lutar por mudanças não me exaure. Se você sente que a recompensa vale a pena, não permita que qualquer coisa com que você se importe o deixe exausto... A vida não é perfeita e quando testemunhamos horrores ou passamos por muitas dificuldades é difícil ser verdadeiramente feliz o tempo todo. Mas podemos encontrar contentamento na realidade..."

Gabrielle 02/11/2023

Seja positivo. Seja lá o que for que o incomode, não importa quão grave pareça, saiba que você é capaz de superar. Tenho certeza que sobreviveu a coisas piores.
Lembre-se: se você não conseguir chegar a uma resposta satisfatória, pode empurrar um pouco mais a pedra montanha acima. Aumentar a pressão. Escrever um pouco mais. Aprender um pouco mais. Nunca desista. Um dia, veremos o topo da montanha.

Patricia1194 15/06/2023

Despedida
Muitas vezes lemos um título já imaginamos o enredo, essa leitura foi completamente diferente. Me trouxe uma reflexão diferente dos acontecimentos da vida.

Melina.Grill 08/06/2023

Um livro maravilhoso escrito por um senhor de 101 anos que viveu uma vida dura, intensa, sofrida e ainda assim consegue ser capaz de vê-la de uma forma belíssima a ponto de realmente torná-la extraordinária, apesar dos pesares. Uma lição de vida!

Julia.Miquelini 04/02/2023

Palavras de Despedida
Um livro lindo! 101 anos de experiências e vivências de um homem gigante de 1,52 de altura.
Ele deu diversos conselhos baseados na sua vivência, e eu vou dar um 1, leiam o livro!

Bele 20/10/2022

É impossível não se encantar com esse livro depois que você conhece a história do autor e a forma como ele foi importante na construção de uma humanidade melhor. Esse livro apresenta um turbilhão de emoções,grandes lições e reflexões que podem tornar o mundo um lugar melhor.

Ninha 24/04/2022

É um livro de auto ajuda
Fui esperando ser um livro sobre o julgamento de Nuremberg, mas o autor apenas menciona um pouco. Ele é mais focado em passar aprendizados que o autor aprendeu durante a sua vida.

CDL 14/04/2022

Bons ensinamentos
Confesso que eu esperava um pouco mais, talvez eu tenho criado muita expectativa. O livro tem alguns pontos interessante do autor sobre a guerra, analisando a situação atual de Russia e Ucrania, faz bastante sentido.

Cida Zientarski 24/03/2022

Palavras de Despedida, de Benjamin Ferencz
Em Palavras de despedida, têm memórias e ensinamentos do Ben, o homem honrado, paciente, grato e com um humor maravilhoso.

Ele escreve sobre o melhor que podemos fazer por nós mesmos. É o seu legado. Suas lições falam de virtudes ao alcance de todos. Elas nos ensinam a manter os sonhos vivos e a nunca parar de aprender.

Ben aprendeu cada ensinamento na carne, em histórias que vai contando com leveza, compaixão e pitadas de humor.

Bru | @serialivros 20/03/2022

Incrível
Um livro que te traz um misto de emoções, a primeira já começa ao saber quem é a pessoa no livro.

Mas na medida que você vai conhecendo mais sobre ele, é impossível não se encantar com esse senhor e suas dicas, entre risadas e fortes emoções, esse livro é importantíssimo

Rudibirck 13/03/2022

Livro fantástico
Carregue aqueles que você ama aonde quer que você vá, mesmo que eles não estejam mais aqui. O amor é para sempre.