Mau comportamento

Mau comportamento Mary Gaitskill

Resenhas - Mau comportamento

Zeka.Sixx 13/07/2023

Ótima leitura
Demorei um mês para concluir essa leitura, mas quero deixar claro que a culpa não é do livro, que é muito bom, e sim da famigerada "vida atarefada e previsível". Bicho pegando na vida pessoal e, principalmente, profissional nos últimos tempos; o tempo para leitura, que já era escasso, ficou quase nulo.

Lançado em 1988, esse livro de contos começa morno: o primeiro conto talvez seja o menos interessante do livro. Mas já no segundo conto, "Um fim de semana romântico" (cujo título é altamente irônico) a obra diz a que veio. A partir daí, a coisa engrena e todos os contos variam entre o muito bom e o excelente.

Destaco também o par de contos "Uma aventura gostosa" e "Tentativa", que narram a relação de uma garota que ocasionalmente trabalha como prostituta com um cliente casado. O primeiro conto é narrado pelo ponto de vista do homem, e o segundo pelo da mulher, e ambos se complementam de forma muito engenhosa.

Outros contos de destaque são "Um revival" e "Vínculo": este último trata de forma brilhante da relação de amizade/competição entre duas amigas que lutaram ao longo dos anos, para sobreviver como artistas no buraco negro chamado Nova York.

O conto mais famoso do livro é, provavelmente, "Secretária", que deu origem a um bom filme com Maggie Gyllenhaal e James Spader. Outro grande destaque fica para "Paraíso", o conto que fecha o livro e, disparado, o mais melancólico e dolorido de todos.

Um belo livro, que me lembrou bastante a vibe de "Slaves of New York", da Tama Janowitz, outro clássico dos anos 80.

Martony.Demes 05/03/2023

Contos muito enfadonhos, com inserção de temas polêmicos a guisa sem impacto e que em sua maioria os finais são lacônicos ou sem um desdobramento atrativo!

rafinha 30/01/2023

Esse livro me deu uma raiva por homens impossível de descrever kkkkk,
A autora consegue te prender com as histórias de maneira muito imperativa, mas teve momentos em que o desconforto foi maior que o desejo de terminar o livro então tive q ler com pausas

Miriam172 01/12/2022

Não sou muito de contos, mas gostei desses. Alguns são desconcertantes, outros reconfortantes, mas nenhum é romantizado, o que é o melhor.