Um país chamado Brasil Marco Antonio Villa

Resenhas - UM PAÍS CHAMADO BRASIL

Thiago 24/03/2023

Um resumo leve, informativo e objetivo da História do Brasil
As opiniões sobre Marco Antonio Villa podem ser bem diversas, principalmente quem acompanha seu trabalho jornalístico e de análise política. Mas é inquestionável seu gabarito como um grande historiador. Papel que ele desempenha muito bem em “Um país chamado Brasil: A história do Brasil do descobrimento ao século XXI”.

A obra é um grande resumo cronológico da História do Brasil que engloba o contexto pré-chegada dos portugueses até a posse do primeiro Governo Lula em 2003. Seu conteúdo mescla comentários e apontamentos do autor apoiado em citações bibliográficas de outras historiadores e documentos oficiais. Aliás, a bibliografia é muito boa e concisa, sendo possível a checagem em detalhes no final do livro.

Mesmo sendo um resumo cronológico alguns pontos merecem destaque. Villa dá uma atenção especial aos fatores políticos e econômicos que fundamentaram a nossa história. Detalha as razões que levaram os portugueses a colonização, antecedendo a chegada de Cabral. Separa os quatro pilares econômicos do período colonial e imperial: Pau-Brasil, açúcar, ouro e café. Assim como os conflitos e interesses da Velha República e da Ditadura Militar.

Como alguém que preza números e datas, Villa sempre destaca índices como valor do PIB, inflação, dívida externa, importações e exportações, demografia, enfim, dados que ajudam a entender certos eventos e mudanças sociais ao longo do tempo. Mas que também pode deixar a leitura pouco fluída em alguns trechos, já que é preciso relacionar os números apresentados com os fatores humanos discricionários.

Se vale uma crítica menos positiva ao livro seria a brevidade com qual ele lida com os eventos do período de redemocratização. E a não abordagem dos Governos recentes como Lula I e II, Dilma e Temer. O próprio Villa já justificou essa falta a escassez de material bibliográfico ao qual ele pudesse se embasar. Esperemos então uma versão ampliada em breve.

Em suma, um bom livro para estudantes e leitores casuais interessados em repassar os principais pontos da História do Brasil.

Diogo 03/03/2023

Um pouco de história
Adorei a forma de escrito do professor Villa, em uma linguagem simples ele explica os principais acontecimentos de nossa história, o livro e bom no que se propõe que é um apanhado rápido e básico sobre os acontecimentos sem se aprofundar, a partir daí caso você se interessar por um determinado acontecimento poderá encontrar outras literaturas aprofundadas. Muito bom.

Gabriel Mendes 28/01/2023

Um país chamado Brasil
Mais um acerto do grande professor Villa! Livro conciso que apresenta os momentos mais relevantes da história do Brasil (segundo o autor), fornecendo uma visão de totalidade desse país com tanta história.

"O desafio para o Brasil estava em entrar no século XXI em um mundo radicalmente distinto do século anterior. A queda do Muro de Berlim, o término da Guerra Fria, a desagregação da União Soviética e do 'mundo socialista', o processo de globalização, a ampla e livre circulação de capitais, a revolução tecnológica em escala nunca vista na história da humanidade, o fabuloso aumento do comércio mundial, as transformações na produção de mercadorias, a conversão da região Ásia-Pacífico no eixo mais dinâmico do mundo - retirando do Atlântico a primazia de mais de cinco séculos - desenhavam um novo e desafiante cenário para o Brasil."

Daniel1562 12/11/2022

Um bom resumo da história do Brasil
O livro narra a história do Brasil de maneira simples e resumida.
Em alguns partes, como na história do império, com mais detalhes.

O livro te leva a uma viagem pela história brasileira, trazendo os aspectos mais relevantes (para o professor Villa).

Eu gostei do livro, me fez lembrar de muita coisa que há anos havia estudado.

Como pontos negativos, destaco duas coisas: em muitos momentos, há uma mudança brusca de assunto de um parágrafo para o outro, sem alguma transição ou ao menos aqueles subtítulos que ajudam.
Em segundo lugar, em relação as datas. Em muitos momentos o autor cita determinado mês, mas não o ano (porque ele citou o ano em vários parágrafos anteriores). Isso me fez voltar várias vezes para buscar de que ano se referia determinado mês que fora citado.

A história pós ditadura me pareceu excessivamente resumida. Porém, entendo que o livro ficaria bastante extenso se muitos detalhes fossem colocados, e o autor havia sinalizado no início que traria apenas os pontos mais relevantes, segundo a sua percepção.

Natali 25/07/2022

Um país chamado Brasil
Livro bem tranquilo para ler, linguagem fácil de entender. Um bom livro para relembrarmos passagens de nossa história, sem nos aprofundarmos em nenhuma época. Se eu tivesse um livro desse na escola, as aulas de História seriam mais interessantes!!!

Adriana1037 26/03/2022

Ótima leitura. Importante para conhecer melhor a história do país. Escrita fluída e de fácil compreensão.

Alef 29/12/2021

Um livro conciso sobre a história do Brasil
Um País Chamado Brasil é uma leitura agradável, ainda que os fatos relatados sobre nossa história tenham, conhecidamente, muitas vezes, gosto amargo. Villa consegue fazer um panorama geral sobre cada um dos períodos apresentados, do Brasil Colônia ao Governo FHC. Em especial, as informações de história econômica e a extensa bibliografia consultada são marcas que não se pode deixar de notar neste livro.