Burnt Sugar

Burnt Sugar Avni Doshi

Resenhas -

Talia.Moniz 04/06/2022

i am my mother's child
"eu estaria mentindo se dissesse que nunca senti prazer com a miséria de minha mãe"

É com essa frase que somos introduzidos à obra de Avni Doshi "Burnt Sugar", que segue o conturbado relacionamento entre Tara e Antara, mãe e filha. Relacionamento este demarcado pelo amor, o ódio e a obsessão.

Todas as gatas com mommy issues se irão relacionar com essa obra e com esses sentimentos: o sentimento de odiar a pessoa que mais se deve amar, de conhecer a pessoa que mais desejamos desconhecer, de amar quem mais odiamos. É um tipo de relacionamento tão sensível, tão difícil de retratar, mas Doshi o faz brutalmente, dando ao leitor uma sensação de desgaste em relação a ambas as personagens. Principalmente porque por mais que tentemos fugir, ainda seremos as filhas de nossas mães. Ainda seremos um prolongamento delas e da maneira como elas nos criaram. Podemos tentar fugir disso, criticar as nossas mães pelos mínimos detalhes, que depois se irão manifestar em nós, filhas e um dia mães.

Não é uma leitura fácil. Em vários aspectos, foi o tipo de narrativa cansativa, que me foi aborrecida em certos momentos, vi tantas críticas negativas em relação a esse livro. Mas, na minha opinião, a maneira como o relacionamento de mãe e filha foi explorado foi f*da. Não há outra palavra. Um "Ladybird" para as gatas do sul asiático k.

Veri 07/06/2022

Estranho
Um relacionamento bem complicado entre filha e mãe, uma viagem interessante para a India, uma janela escancarada para os pensamentos bem estranhos de uma mulher de uma cultura e história de vida completamente diferentes da minha. Gostei.