Acidentes, Não Castigos

Acidentes, Não Castigos C.H.Spurgeon

Resenhas - Acidentes, Não Castigos

Esther.Naielly 02/04/2024

Você nunca mais será o/a mesmo(a) depois desse sermão!
?As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos? (Lamentações 3:22)

Se eu levei um tempo para processar, imagina quem ouviu esse sermão ao vivo.

Spurgeon foi tremendamente usado por Deus para nos ensinar, repreender, alertar e consolar - tudo neste mesmo sermão.

Alguns acham que somente os descrentes se comovem e questionam quando acidentes graves levam muitas vidas, mas nós cristão também.
E muitos, infelizmente, têm o errado pensamento de que essas calamidades são castigos divinos.

Este sermão fala sobre isso e também dá aquela velha 'cutucada' no crente de: "e se fosse com você (o acidente), estaria preparado(a) para encontrar com o Senhor?"

Recomendo muito!!!

Nai.Alves 21/11/2023

Sempre ocorreram mortes inesperadas
Vivenciamos o tempo de misericórdia e graça.
Todos nós (ímpio e justo) estamos suscetíveis a sofrer uma morte trágica e repetina.

Spurgeon inicia o sermão relatando um catastrófico acidente ferroviário ocorrido em 1861. Por meio desse lamentavel acidente ele nós ensina sobre qual deve ser o posicionamento do cristão diante das calamidades. Tendo em vista que na época, século XIX, muitos cristãos estavam afirmando que era o juízo de Deus sendo manifesto.

Não estariamos todos sujeitos as calamidades? Não necessitamos ficar buscando nas pessoas que sofreram esse lamentavel destino, falhas e transgressões. Contudo, é incumbência nossa analisarmos nossa vida na esperança de encontrarmos nela nossa alma preparada para quando a morte chegar, estando com a lâmpada acessa pronta para ver o Senhor.

"Pois, encontrar-se com a morte, onde quer que seja, se não estamos em Cristo e se a vara e o cajado do pastor não nos infundir alento, deve ser uma coisa terrível e tremenda."

Mariana Destacio 10/09/2022

"...esse não é o tempo de retribuição, e é mais que inútil que ensinemos que é."
Sermão do Spurgeon, onde ele se utiliza de fatos ocorridos na época: acidentes ferroviários onde houve muitos mortos e feridos.

Dizer que um acidente é castigo por pecados é correto? Aqui aprendemos que não, de forma nenhuma. O castigo é algo futuro, vindouro. Vivemos no tempo de misericórdia e graça. Tanto o ímpio quanto o justo podem sofrer mortes trágicas e inesperadas e não devemos ficar procurando falhas e transgressões em pessoas que sofrem esses destinos. Não é verdade que todos nós também estamos sujeitos a cair mortos de um dia para outro? E se cairmos, estamos prontos? Conhecemos a Cristo, estamos em comunhão como Ele? Nos arrependemos? Nascemos de novo? Os acidentes no mostram que estamos tão sujeitos quanto qualquer outro de passar por isso, e devemos estar preparados.

Além disso, sabemos diferenciar benção de maldição? Sabemos os caminho ocultos de Deus e sua providência? Temos como dizer o que será gerado a partir desses acidentes? Como as pessoas ao redor serão moldadas e mudadas?

"Aprendam a confiar Nele, e vocês não terão nenhum temor à morte inesperada."

Miguel Muniz 22/12/2021

Não há exclusividade
Muitos pensam que por serem Cristão estão imune a determinados tipos de acidentes ou situações. Mas engana-se quem pensa desta forma, Spurgeon de forma prática e bíblica expõem a maneira correta de ver os acidentes trágicos que estamos sempre ouvindo e vendo.
Será que os cristãos tem mortes diferentes dos ímpios?
Pegue e leia-o!

Barbara.Tomaz 11/11/2021

Essencial!
Spurgeon usou do terrível acidente ferroviário para comentar e ensinar qual deve ser a perspectiva cristã quando essas calamidades e acidentes ocorrem. Por isso, já na capa do livro vemos uma ilustração de trem.

No texto encontramos boas argumentações que merecem ser relidas e estudadas até em grupo. O que aprendi é que diante de infortúnios e tragédias, cristãos não devem falar precipitadamente e julgar como sendo juízo de Deus ou tentar fazer suposições ou divulgar superstições ou falsos ensinos, do tipo: " aconteceu isso porque Fulano tava pecando" ou " se Beltrano estivesse na reunião da igreja, isso não teria acontecido".

Claro, que quando lemos na Bíblia, encontramos passagens em que alguns eventos ruins aconteceram por causa do juízo de Deus, sendo aplicado rapidamente e na hora. Mas o intuito desse sermão não é abordar as exceções, mas sim, explicar que na maioria das vezes as tragédias são acidentes e não formas de castigos, aliás Spurgeon ressalta a verdade bíblica que coisas ruins podem acontecer tanto com cristãos como ateus e que o castigo e juízo de Deus são algo que não acontece em vida.

Cada acidente é um convite para nós a uma auto-reflexão a respeito de como está o nosso relacionamento com Deus. Fazer isso, e se solidariezar com o luto, é o muito melhor do que sair avaliando como era a vida dos que padeceram.

O título da resenha é "essencial" pois se trata de um assunto imprescindível para nossas vidas, seja você, um estudante da Bíblia ou curiosos sem religião. Porque no fim, faz parte do ser humano querer saber um pouco mais do porquê das tragédias acontecerem.

Leia! É bom demais! :)
Tairones Oliveira 16/11/2021minha estante
Paz irmã! Agradeço pela resenha, esse assunto é super atual e relevante nessa época de tantas tragédias.

Barbara.Tomaz 04/12/2021minha estante
Pois é.