1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Mari M. 22/04/2024

Releitura que valeu a pena
Há mais de 10 anos que li a primeira edição desse livro que marcou minha vida, exatamente da mesma forma que antes, logo em sequência ao 1808. Experiência incrível. O enredo é um pouco massante até porque imagino que os acontecimentos giravam mais em torno da vida social do Imperador do que de fato de artefatos políticos como em 1808 e já era fato a independência naquele contexto. Vale muito a pena e essa edição revisada e ampliada
está sensacional.

Cleitao 20/04/2024

Edição Revista e ampliada ainda melhor do 1822
Para quem já leu a Edição Revista e ampliada do 1822 vai gostar muito dessa edição capa dura. Essa edição faz se pensar ainda mais e aprender
mais da história do Brasil. Eu li e gostei muito. Quem ainda não leu..Leiam vocês vão gostar.

Letteles 20/04/2024

Bonzinho para se contextualizar.
A proposta do livro é interessante mas a execução é mais ou menos

Tem capítulos com curiosidades interessantes mas a maioria são informações jogadas de forma descontextualizada, o que deixa o livro em partes entediante.

Eu amo história do brasil e usei para me contextualizar um pouquinho pós ler Um defeito de cor pois já faz um tempinho que eu terminei a escola e nunca mais tinha lido nada sobre.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Nesse livro aprendi a gostar de Leopoldina e a não gostar de Dom Pedro, que é bundao, achei esse bem escrito, como o anterior passei a entender um pouco melhor a história do Brasil.

Daianebcs 16/04/2024

Leiam!!!
Dom João era um porre mas Dom Pedro I me conquistou.
Completamente encantada com o jeito de contar história do Brasil do autor. ??

Lucy 16/04/2024

Leitura obrigatória
O livro traz tanto informações relevantes quanto fatos curiosos e com uma escrita bem agradável. Laurentino Gomes é um autor fantástico que consegue contar a história do Brasil de um jeito que não fica nada maçante.

Alexandre.Aranha 14/04/2024

Agradável
Ouvi na Audible a narração deste livro e foi uma experiência bem bacana. Assim como no primeiro livro da trilogia o autor conta com riqueza de detalhes o contexto da época.

ChrisMN 02/04/2024

D. Pedro, vilão e/ou mocinho?
Tanto a fluidez da escrita quanto a decisão de misturar registros históricos com rumores que atravessaram os tempos trazem uma espécie de frescor a tantas datas e figuras conhecidas.

Thiago 01/04/2024

Uma forma leve e didática para conhecer a Independência do Brasil!
Após apresentar a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, Laurentino Gomes adentra os mitos e fatos da Independência do Brasil em 1822. Mantendo seu estilo jornalístico que emula quase uma crônica histórica de fatos que deveriam ser bem conhecidos da população em geral, mas não o são.

Como fatores positivos podemos destacar o valor que o autor dá não somente aos personagens principais desse contexto histórico, mas também aqueles que orbitam a maioria dos acontecimentos. Desde a relação entre D. Pedro e seu pai, D. João VI. Até as passagens sobre José Bonifácio, Princesa Leopoldina, Padre Belchior, Condessa de Santos e outros. Até mesmo o fiel Chalaça não foi esquecido.

O livro também apresenta não só detalhes da proclamação da Independência, mas também outras situações históricas que aumentam o entendimento desse período. Passando pelo Dia do Fico, a Noite da Agonia e das Garrafadas, algumas rebeliões até chegar na partida de D. Pedro I para assumir o trono de Portugal.

Resumidamente, mais um livro de leitura leve e didática onde Laurentino Gomes nos traz fatos importantes da História brasileira. Super recomendado!

Cas 31/03/2024

Dom Pedro era um galinha
Interessante, mas gostei mais do primeiro. O que aprendi nesse foi que Dom Pedro era um galinha e, apesar de ter uma ideias bacanas, ele pensava muito mais com a outra cabeça

Marco Antonio da Silva Filho 27/03/2024

Nossa história
Quando lemos um livro de ficção, ele pode despertar em nós diversos tipos de sentimentos e nos ensinar lições muito valiosas, porém quando o que lemos se trata de história, acredito que a sensação, o entendimento é um pouco diferente, pois se tratam de coisas que realmente aconteceram. E quando a história em questão diz respeito a nós, com implicações diretas a quem somos como povo, nação, penso que a leitura pode nos afetar de um modo ainda mais especial.

Foi assim que li o livro "1822": fiquei indignado com muitas coisas, outras foram tristes, outras até engraçadas, mas sempre com aquele sentimento permeando a leitura... De certa forma, isso teve implicações em nosso país atual. O livro trata principalmente do processo de independência do Brasil e dos personagens diretamente envolvidos nele, especialmente D. Pedro I.

O autor divide a obra em diversos capítulos em que consegue reunir e apresentar bem os episódios (o grito do Ipiranga, as batalhas, as negociações, etc.) e também as figuras envolvidas (D. Pedro I, Maria Leopoldina, José Bonifácio, Lord Colchrane, entre outros). O autor se utiliza de muitos historiadores e, quando possível, faz uma conexão com coisas de nosso tempo que remetem ao acontecimento passado correspondente. Vários eventos e pessoas eu nem os conhecia, revelando minha ignorância, mas fico grato em ter aprendido. Certamente me despertou um maior interesse por história.

Cami 24/03/2024

Independência ou morte!
Assim como o livro anterior ? ?1808? ? foi uma leitura tranquila e cativante com uma linguagem bem simples.

O livro ?1822? nos apresenta uma análise abrangente e acessível desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil até a proclamação da independência por Dom Pedro I.

O autor destaca as tensões políticas, sociais e econômicas que permeavam a sociedade brasileira na época e os acontecimentos que levaram a separação do Brasil de Portugal.

Um livro bem interessante, certamente recomendo.

Paulo2093 18/03/2024

Uma forma de entender a nossa historia
Eu li a forma ilustrada, uma leitura mais voltada para a geração juvenil. O livro "1822" de Laurentino Gomes é um livro de história que aborda a independência do Brasil. O autor narra os eventos que levaram à proclamação da independência, destacando figuras históricas importantes e os desafios enfrentados durante esse período crucial na história do Brasil. É uma leitura muito interessante para quem quer entender melhor esse momento significativo na formação do país...

Acacio 12/03/2024

Império
Laurentino faz novamente excelente pesquisa. Nesse livro consegue dar foco não só no movimento de independência como também no contexto em que o movimento se desenvolveu.

Boa pedida para quem quiser saber de forma resumida como o Brasil nasceu.