1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Thiago662 18/03/2021

O livro não apresenta nenhuma discussão ou perspectiva nova da historiografia. É uma obra de divulgação para o grande público. Algumas coisas já revistas, como a famosa agressão de D. Pedro a Leopoldina, ganham destaque na obra.
Vale ler como um livro inicial, didático.

BibiCourty 26/02/2021

Um ótimo relato histórico do período imperial do Brasil e trajetória de Dom Pedro I.

Gigi 25/02/2021

Leitura riquíssima
Para os amantes de história, curiosos dos bastidores políticos e lusófilos, o livro é um primor de enriquecimento de conhecimento e saber. Indico a todos os professores e amantes de histórias.

andregynbr 16/02/2021

1822 relata o período da "Independência" do Brasil até a morte de Dom Pedro I em 1834, com muitas informações interessantes que não tivemos na escola, como realmente ocorreu o famoso ?grito? da Independência(e por quais circunstâncias), quem foi o ?Chalaça?(parceiro inseparável de Dom Pedro), a genialidade da visão de José Bonifácio(com uma ótima comparação dele com Thomas Jefferson), a vida amorosa de Dom Pedro com a Marquesa de Santos e um pouco da vida de Maria Leopoldina(e o porque dela ser tão celebrada até hoje).

Os livros de Laurentino Gomes são ótimas fontes de informações da história do Brasil no período citado em cada um de seus livros, muito bem embasados em diversas pesquisas e materiais de estudiosos da história brasileira.

Este é um livro de leitura rápida, fácil e prova de que que algumas coisas não mudaram muito mesmo depois de quase dois séculos em relação ao contexto atual no país.

Thiago 30/01/2021

Segue o mesmo ritmo do ótimo 1808, agora abordando a independência do Brasil.

Anselmo Mendo 29/01/2021

Melhor da Trilogia
Acho o melhor da Trilogia. Traz muita informação e desenha muito bem o perfil humano e múltiplo de Dom Pedro I e suas mulheres.

Filipe Candido, o otimista 26/01/2021

Laurentino Gomes como historiador é um ótimo redator de revista de fofoca, o que não é problema algum, muito pelo contrário. Que delícia é saber das aventuras, das fraquezas, dos problemas mundanos de figuras tão emblemáticas.

Simone361 25/01/2021

A história
Recomendo um milhão de vezes esse livro para quem quer saber um pouco mais sobre o que se passou no Brasil à época do descobrimento.

Tamires 23/01/2021

O livro retrata de forma clara todos os acontecimentos mais importantes da época, em alguns momentos um pouco cansativo, mas muito bem escrito pelo Laurentino.

Uma leitura muito importante para entender como o nosso país virou independente de Portugal.

Kelly899 22/01/2021

Um Brasil que tinha tudo para dar errado, acabou dando certo. Mostra a História da Independência com uma riqueza de detalhes que te transporta para o século 19 e te faz imaginar como era seria ter vivido naquela época e presenciado estes fatos.
Nos deixa com vontade de viajar e conhecer os lugares históricos do Brasil.

Leandro 19/01/2021

Bom livro
Este livro foi por áudio livro o que foi uma grata surpresa, não fica cansativo como acontece com outros. Os livros do autor são sempre excelentes, este não foge a regra. Recomendo.

Igor Otávio 01/01/2021

História do Brasil contada como deve ser
Sempre fui um grande fã da história brasileira, mormente do período imperial. Não me considero um monarquista, mas admiro muito a garra de Pedro I para conseguir nossa independência. Com este livro, aprendi coisas que não sabia, como abdicações de tronos, a forte influência da Maçonaria nos principais eventos, a Guerra da Independência e a luta de Dom Pedro em Portugal. Recomendo fortemente a leitura de toda a trilogia de Laurentino Gomes.

Hagamis 28/12/2020

Sobre o Brasil
Recomendo a leitura de 1808 antes, apesar de ter uma pincelada completa nos primeiros capítulos.
Eu adoro o Laurentino, e o livro é repleto de fontes, além de ter a bibliografia. Aspectos que deixam você curiosos para saber mais, faz pegar raiva e amor pelos personagens históricos.
Seja pro bem ou mal, eles existiram. Essa pra mim, é a parte legal de ler livros de história do Brasil. Acreditando ou não, as vezes dá um orgulho.

Dafne 21/12/2020

Pra quem só sabe história pelo ensinado na escola, esse livro é um bom ponto de partida para engajar no jovem leitor um maior interesse no assunto.