Um passeio aleatório por Wall Street

Um passeio aleatório por Wall Street Burton G. Malkiel

Resenhas -

Leonardo1344 30/03/2024

O melhor livro para se iniciar em investimentos.
Em um só livro, você aprenderá a nível prático e atualizado tudo que você precisa pra sair do zero a investidor e não cair em armadilhas como trading e especulação. Algum dos assuntos:
1. Análise de investimentos, e comparação entre os tipos de análise
6. Teoria do Mercado Eficiente e como isso facilita seu investimento
7. Finanças Comportamentais
8. Planejamento Financeiro
9. Estratégias de Investimento

Se você já tem conhecimento de investimentos, ele ainda é útil se você deseja se aprofundar no mercado eficiente e como ele rejeita stock picking e análise de gráficos.

Bru | @serialivros 02/11/2023

Um bom passeio
Não comecei esse livro com altas expectativas, mas fui me vendo mergulhada nas informações dele e anotando citações e regras.

Um bom norte inicialmente, mesmo para mim que já estou na bolsa a quase 2 anos.

Samy 30/07/2023

Muitos já viram uma cena da peça Hermanoteu na Terra de Godah, do grupo Melhores do Mundo, na qual Hermanoteu encontra Isaac e este conta como foi o convite de Moisés para ir ao Egito libertar os escravos. Em sua resposta à Moisés, Isaac disse: “tô fazendo nada, vamo nessa”.

Sempre me lembro dessa passagem ao ver o termo Passeio Aleatório, que é definido por Burton G. Malkiel logo no início do livro: “um passeio aleatório é aquele em que os passos ou rumos futuros não podem ser previstos com base no histórico do passado”. E para sustentar seu passeio, Malkiel propõe um city tour pela história e pelas principais teorias que nos remetem a Wall Street.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira parte, o autor aborda o longo histórico de bolhas financeiras e como as incorporações criavam retornos fictícios para inflar seus resultados. Essa parte encerra-se com as bolhas Pontocom, a crise imobiliária americana e um comentário sobre criptos.

Em seguida, Malkiel trata das duas principais correntes de análise financeira: análise técnica e análise fundamentalista. Sempre muito crítico à primeira, o autor retoma muitos argumentos encontrados em outros livros do finanças e traz exemplos que seriam cômicos, se não fizessem tantas pessoas perderem dinheiro. Contudo, Burton também lista cinco motivos pelos quais a análise fundamentalista também não ajuda a superar índices amplos, ou seja, índices de mercado como o Ibovespa no Brasil ou o S&P500 americano.

Na terceira parte, Malkiel aborda a Teoria Moderna de Portfólio de forma muito sucinta e clara, ideal para quem nunca teve contato com livros específicos de finanças. O capítulo sobre finanças comportamentais aborda alguns comportamentos irracionais dos investidores, dos quais é difícil não se identificar pelo menos com um.

A última parte é um verdadeiro manual de como investir. Burton G. Malkiel consegue apresentar um guia prático de investimentos sem abordar praticamente nenhum cálculo. Os princípios de alocação de recursos são bem diretos e simples. Gostei bastante de algumas adaptações feitas na edição brasileira, pois, por ser uma parte que aborda várias opções de investimento, seria muito ruim se o texto abordasse apenas opções disponíveis nos Estados Unidos.

É um livro muito interessante e bem escrito. Não é à toa, nem aleatório, que ele seja reeditado desde a década de 1970. Talvez os únicos que não gostem muito sejam os vendedores de cursos caros e, em muitos casos, ineficientes.

Gabriel 24/02/2023

Excelente livro
A versão em português muito bem traduzida e com alguns paralelos sobre o mercado brasileiro. Tem um ou outro erro de digitação, mas nada sério. Excelente leitura!

Pedro.Henrique 29/12/2022

Livro de fácil leitura e compreensão dos termos técnicos. Defende um posicionamento veementemente. Bastante relevante para investidores iniciantes.

Elton.Oliveira 01/08/2022

Realmente um passeio
Confesso q ao ler o final comecei a questionar a credibilidade de todo o livro ..... O autor tem um conflito de interesse q acabou parecendo forçada algumas passagens!

O livro é um ótimo guia por vários produtos financeiros , um verdadeiro passeio , mostrando , ponderando cada tipo de investimento .... Sendo que ao chegar na conclusão ele deixa clara sua opinião de investimento mais acertada e o pior é q ele tem uma empresa q trabalha justamente com esse nicho !!

Fora esse detalhe , o texto foi enriquecedor ! É uma ótima ferramenta para desbravadores da bolsa de valores ... Tem uma pegada e linguagem de quem já tem algum conhecimento mas nada de tão avançado assim ...

Recomendo com ressalvas !

Joanete 04/02/2022

Complexo!
Falar sobre esse livro é extremamente difícil pois acho que fiquei perdida na maior parte da leitura, mais vamos começar.
Primeiro, se você não tem conhecimento sobre investimento, economia e bolsa de valores, passe longe desse livro, ele não é pra pessoas iniciantes nessa área, porém pra quem já tem um certo conhecimento sobre o assunto com certeza vai fazer muito proveito , pois ele tem muitos gráfico detalhando as oscilações dos investimentos além de dar exemplos de momentos de alta na bolsa e ajudar a conseguir prever os momentos mais oportunos de investir.
Acho que pra quem está no meio financeiro esse é um livro perfeito pra se ter na cabeceira.