Somos inteligentes o bastante para saber quão inteligentes são os animais?

Somos inteligentes o bastante para saber quão inteligentes são os animais? Frans de Waal

Resenhas - Somos inteligentes o bastante para saber quão inteligentes são os animais?

Lusia.Nicolino 19/09/2023

Curioso e diferente!
Um livro diferente, que chama a atenção para um tema curioso e que pode despertar o interesse pela leitura de quem não tem afinidade com o que chamamos de "romance" - de uma maneira simplista. Aqui, o renomado primatólogo Frans de Waal, nos ajuda a navegar por prováveis respostas para a pergunta: o que diferencia a mente humana da mente de um animal? E são muitos os protagonistas: cães, golfinhos, vespas, morcegos, baleias e, claro, os chimpanzés e os bonobos. Um relato fascinante de como o behaviorismo foi superado pela ciência que nos revela - e segue ampliando nosso conhecimento -, sobre o quanto os animais são realmente inteligentes e como por muito tempo foram subestimamos. Afinal, já dizia Darwin "a diferença mental entre o homem e os animais superiores, por maior que seja, certamente é uma diferença de grau, não de tipo."

Quote 1: "Parece muito injusto e parcial perguntar se um esquilo sabe contar até dez, uma vez que a habilidade de contar na realidade não tem nada a ver com a vida desse animal."

Thayná Krueger 25/06/2022

Perfeito
Esse livro é excelente para descrever a inteligência dos animais não humanos, por vezes cansativo, mas com muitos exemplos de experimentos que buscavam entender até que ponto chegava a inteligência animal, por meio de testes que realmente conseguissem testar essa inteligência.

Eu amo estudar a evolução, e é incrível ver que cada animal possui a inteligência necessária para sobreviver em determinado ambiente.

Ketlen.Rocha 31/10/2022

Impressionante
Recomendo a leitura desse livro aos entusiastas do comportamento animal, sobre tudo, à aqueles que gostam de constuir novas perspectivas!!
Não pense que é um livro de rápida leitura, por vezes será necessário parar e refletir, até mesmo reler.
Frans, tráz muitos conteúdos interessantes sobre diversas espécies e te faz questionar sobre vários modelos e formas de pesquisas envolvendo animais.

Nazrat 18/02/2023

Insights
Sempre fui curioso de ler algum livro sobre vida animal. Fiquei surpreso ao.ver este material, escrito por um etólogo que, ao mesmo tempo, proporciona uma sensação de assistir um documentário (no melhor sentido possível), enquanto quebra e expande conceitos sobre cognição animal e sua evolução.

Ana 21/01/2024

Apaixonante
A escrita é bem tranquila, os casos que ele conta são interessantes, curiosos e divertidos. Não tive vontade de largar.

Carlos.Eduardo 07/03/2024

Daqueles livros que mudam vidas. É um manifesto em prol da humildade do ser humano e da dignidade animal. Reflexo direto da teoria da evolução, que, incrivelmente, ainda não foi devidamente incorporada no meio acadêmico, sobretudo na área de humanas.