Proibida de Amar

Proibida de Amar Tayana Alvez

Resenhas - Proibida de Amar

Duda.dudagabooks 16/02/2022

"Oliver foi capaz de me dar o que você nunca me deu: ORGASMOS."
Eduarda é mãe solo, batalhadora e CEO - de MEI. Ela é uber e, como a maioria dos brasileiros, trabalha todos os dias para sustentar a si e a seu filho. Quando Lavínia, sua amiga e colega de quarto, a chama pra um evento na casa de um CEO amigo do namorado dela, Duda não imagina o salto que a sua vida dará.

O CEO que está dando a famigerada festa é Oliver, um inglês recém separado que ainda gosta da ex-mulher e trata de ignorar esse sentimento se enterrando em trabalho. Ele e Eduarda fazem amizade quando, procurando evitar um alvoroço na festa, o homem a defende do ex-marido. Nessa mesma festa eles fingem ser um casal de namorados, o que mais tarde leva Oliver a convidá-la para manter essa farsa por 4 dias no casamento do seu filho.

Procurando fugir um pouco da própria realidade, Duda aceita a proposta e embarca num relacionamento fake com um homem maravilhoso, carinhoso, carismático e que muito em breve roubará o seu coração - dando o seu em troca!

Ô, gente, que livro fofo!

Quero ressaltar o maravilhoso do Oliver que sai totalmente o pacote CEO básico: além de ser negro, o que quase nunca vemos nessas histórias, ele não é um cara frio e com um passado quebrado. A única coisa do passado desse homem que o persegue são os sentimentos inacabados pela ex-mulher, mas relaxem que minha xará vai dar jeito nisso rapidinho!

Falando nela, eu adorei a Duda! Ela é aquela personagem espirituosa que sempre é um prazer ler, porque embora passe por poucas e boas na vida, a mulher não perde a leveza nunca. Pode aparecer o problema que for, ela sempre arranja tempo pra fazer piada sobre a vida de uma "CEO de MEI" - definição que levei pra vida, inclusive! E amei o Felipinho!

Adorei ver o relacionamento do casal se desenvolver e a amizade dar lugar ao amor. Além disso, a autora trouxe discussões bastante pertinentes sobre racismo, maternidade solo e relacionamento abusivo de uma maneira responsável e didática.

Esse livro foi muito gostosinho, tanto que devorei em 1 dia! Só o hot que poderia ter tido mais, né?

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 20/09/2022

“Mesmo que seja uma mentira, ainda é uma delícia”
A escrita da Tayana Alvez nos envolve facilmente e eu sempre me surpreendo com a naturalidade que ela insere temas importantes e boas reflexões ao longo de uma história que encanta e desperta, no final das contas, muitos quentinhos no coração.

Em "Proibida de amar" conhecemos melhor a história da Duda (Eduarda), uma das melhores amigas de Lavínia, de "Proibida pra mim" (leitura não obrigatória para ler esta obra). Mas quem leu sabe que Duda é mãe (e que se tornou mãe muito cedo) e que a relação dela com o pai da criança não é nada fácil.

Mas é só neste livro que entendemos o que acontece com ela: o relacionamento de Duda não era nada saudável e isso nos vai sendo revelado enquanto a própria personagem vai se dando conta do quanto isso a afeta, ainda mais quando o filho acaba sendo uma arma nas mãos do desequilibrado pai.

A narrativa, em primeira pessoa, é alternada entre Duda e Oliver, um jovem CEO que ainda está lidando com as dores do fim de seu casamento, enquanto se adapta a uma nova cidade, na qual não conhece muitas pessoas.

Claro que o caminho dessas duas pessoas, quebradas ao seu modo, tinha de se cruzar. Primeiro em um Uber — dirigido pela própria Duda —; depois, graças à Lavínia e ao Daniel.

E é assim que Duda acaba indo à festa que Oliver deu em sua casa, para os funcionários da empresa. E ali surge, como forma de proteção, um namoro de mentirinha entre eles. E também uma amizade. Sentimentos misturados que vão se desenvolvendo de maneira viciante ao longo da narrativa.

Os dois protagonistas desta obra são encantadores. A Duda tem a sua força e a sua mania de achar que dá (e que tem de dar) conta de tudo e mais um pouco, enquanto o Oliver é doce, carinhoso e aquele ponto de paz que quem não gostaria de ter, não é mesmo? É, difícil não se apaixonar!

"Proibida de amar", portanto, consegue falar sobre abandono paternal, gravidez na adolescência, relacionamentos abusivos, sobrecarga feminina, manipulação, cuidado, amizade e tantas outras coisas que somente lendo para se absorver adequadamente. Ah, e tudo isso com um pouco de hot também.

site: https://blogdastatianices.com/2022/09/20/proibida-de-amar-tayana-alvez/

blvckstairs 20/03/2022

livro de ceo sem ceo no título
achei tão fofa a relação que os personagens construíram ao longo do livro, em relação a desenvolvimento esse daqui é bem melhor que o do anterior, embora "proibida pra mim" tenha sido mais fluído.

assim como o anterior, esse é um livro super rápido e muito bom pra quem tá de ressaca literária.

Anna Laitano 12/11/2021

Quentinho no coração e sorrisinho no rosto? TEMOS
No mesmo universo de Proibida Pra Mim, agora temos Proibida de Amar, o livro que conta a história de Duda (uma das melhores amigas da Lavínia) e Oliver (CEO da empresa do Daniel).

Mais comédia romântica do que o antecessor, mas também com pitadas de hot, esse livro traz alguns dos tropos mais queridos dos leitores: namoro de mentirinha, uma cama só e, claro, um CEO maravilhoso!

Embora seja da mesma série de PPM, não é necessário ter lido o anterior para ler este. E, caso você não queira começar enfrentando a quantidade de páginas do primeiro livro, é uma boa ideia começar por aqui — porque você provavelmente vai se apaixonar e querer ler o outro também, para passar mais um tempinho nesse universo. É aquele tipo de livro que faz com que você não tenha opção além de torcer intensamente pela felicidade dos protagonistas. É para ler com um sorrisinho bobo no rosto e ficar com o coração quentinho, sabe?

Se você amou PPM, não pode perder PdA. Se você não leu PPM, pode começar por PdA. E se você não gostou de PPM, que tal dar uma chance para PdA? Afinal, vai que, né?

Vê Lemes 16/11/2021

Fofura
O clichê mais fofo. ?
Duda enfim se libertou de um relacionamento que sugava sua alma, bloqueando totalmente sua confiança. A culpa por deixar seu filho com o ex pra conseguir se manter a corrói.
Conheceu Oliver, um CEO que está superando um divórcio.
Para se apoiarem, num acordo mútuo de amizade, fazendo um namoro de mentirinha.
Como todo clichê bem construído, esse "mentirinha" transita em uma linha tênue entre a realidade.

Marina.Monteiro 12/11/2021

Proibida pra amar
Ótima surpresa ler um romance com os personagens secundários do livro "Proibida pra mim", desenvolvendo uma história linda e importante com Duda, melhor amiga de Lavínia. Afinal, quando termina o primeiro livro, vc ainda quer continuar com os personagens! Rsrs.
Eu amei o casal Duda e Oliver! E sim, é um clichê, mas super bem elaborado e nada cansativo de ler!
Mta diversão, mas tbm mtas questões delicadas que foram tratadas, como relacionamento abusivo e racismo.
Livro rapidinho e gostoso de ler! Adorei!!

defatocami 11/10/2023

Leitura fluída, comecei e não consegui parar. Que história maravilhosa.
Fiquei encantada com o Felipinho.

Lane 21/11/2021

QUE LINDOOOO
Que livro lindo, impossível parar de ler, além de ter um amor de deixar o coração quentinho, a evolução da personagem é bonito de ver, a força que ela tem é tudoo ! Li super rápido e não queria mais parar de ler, as metas da LC foram por água abaixo, termino esse livro com o coração quentinho e querendo mais da escrita dessa autora que me ganhou!

genas 16/04/2022

seu príncipe encantado pode ser preto?
Demorei para ler essa continuação, porque não gostei tanto do primeiro livro, mas esse superou todas as minhas expectativas. Oliver é literalmente um príncipe, mesmo sofrendo tanto preconceito por ser negro e ocupar a posição de CEO (coisa que nunca tinha lido em outros livros). Ele e Duda formaram um casal maravilhoso. Amei a leitura e o quanto me fez pensar em quantos livros já li com protagonistas negros, entregou tudo e ainda quebrou o tabu!

Mari 16/01/2022

Coração quentinho ?
Eu não esperava nada, mas me entregou tudo. Duda, realmente você um dia foi proibida de amar, hoje você só merece todo o amor do mundo. Amei que envolve questões como relacionamento abusivo, racismo e relação interracial, alem de ter a questão da maternidade solo, que é tão importante para o desenvolvimento. O casal tem uma química imbatível, Oliver é um homem tão cativante que me fez suspirar do outro lado da tela, Eduarda é uma mulher tão foda que tudo o que eu queria era poder ter pelo menos metade da força que ela tem.

Victoria Gomes 12/11/2021

Apaixonada
Eu acho que preciso de um tempinho pra processar esse livro e entender tudo que ele despertou em mim, mas posso dizer que faz tempo desde a última vez que acabei de ler uma história que me deixou tão plena.

É tudo perfeito, do começo ao fim. O jeito que a Duda evolui, aprende e entende a situação problemática que era (e ainda é) sua relação com o ex, suas batalhas diárias pelo filho e, principalmente, por si mesma foi tocante demais.

Temos um CEO preto, cuidadoso e em processo de crescimento ? e é por isso que o Oliver é perfeito, porque ele é humano demais.

Todos os personagens conquistam meu coração, mais uma vez.
Menos o Márcio, o Márcio pode evaporar da face da Terra.

Obrigada pelo trabalho incrível, Tay
Tayana Alvez 12/11/2021minha estante
MÁRCIO: QUE FALEÇA

Karina 23/12/2021

Eu morri e fui pro céu
Duda, passou anos casada com um homem seboso que o único esforço que ele fez na vida foi engravida-la, cansada de uma relação abusiva, ela sai de casa disposta a ser independente e finalmente viver do jeito que ela sonhava.

Oliver, é divorciado e está passando por um perrengue quando seu filho o chama para seu casamento, ele não quer ver sua ex-mulher completamente feliz com outro, enquanto ele ainda está sofrendo por ela.

Duda e Oliver vão se aproximar por um acaso, numa festa empresarial. Duda encontra seu ex seboso no evento e ele começa a surtar, Oliver percebendo a situação, chega e finge ser o namorado de Duda, para afugentar o ex babaca. Como a mentirinha acaba dando certo, eles continuam a farsa por dias. Oliver e Duda, vão formando uma amizade através do namoro falso que a cada capítulo vai se tornando real.

Esse livro é MARAVILHOSO! Além de abordar um ceo negro sem a picuinha de trauma curado através da sentada da mocinha, também fala sobre a solidão da mãe que fica anos numa relaçao ruim por conta de um filho, e quando ela diz basta, é julgada porque "ela não está cuidado da criança" ao ficar solteira.

Ninguém está acima desse casal para mim, eles são uns piticos e eu não tenho estrutura para a fofurice deles, porque mesmo eles tendo uma bagagem muito grande com seus relacionamentos passados, isso não atrapalha a história deles, pelo contrário, é um romance leve. Oliver chamando a Duda de "babe" com seu sotaque inglês (eu passo muito mal! Que homem minhas amigas, que homem)

Mais uma vez Tayana provando que dá para escrever um clichê bem gostosinho com vários plots que não são novidade e mesmo assim surpreende. Uma história saborosa, fluida, que aqueceu meu coração demais enquanto lia, e toda hora que penso nesse casal, me brota um sorriso no rosto. (Ai, como queria um Oliver na minha vida)

Márcio: que Deus te guarde e esqueça onde.

Juliana 20/03/2022

amizade e cuidado são a base do amor!!
que livro viciante e maravilhoso foi esse viu tanto q li em apenas uma manhã pq não conseguia largar de jeito nenhum!! e nele nós temos age gap, fake daiting e criança então é impossível não gostar hahahaha

eu amei acompanhar o relacionamento dos dois, tendo com base uma amizade repleta de carinho, cuidado e respeito. e foi melhor ainda quando tu se transformou em amor e de fato ficaram juntos.

o oliver é um homem incrível, é negro (o que traz representatividade para o livro), apaixonante, cuidadoso, respeitoso, paciente e que se entrega sem medo. a eduarda tb é incrível, determinada, forte e uma mãe q se desdobra de todas as formas possíveis para cuidar do filho.

por fim, amei todos os temas que foram trabalhos no livro de forma q nos deixa pensativos e me rendi completamente ao casal e já tô doida pra ler mais coisa da autora!! ?

Amanda 15/11/2021

Apaixonante
Eu me apaixonei pela escrita da Tayana em Proibida pra mim e achei que não tinha como ficar melhor. Ficou.
A história da Duda e do Oliver é tão cheia de camadas que eu me vi mergulhada dentro dessa história como nunca antes... enxergar esses personagens que já viveram tanto antes de se encontrarem, que já acreditavam que não mereciam o amor. Esse livro tem uma lição em cada página.
A Duda já tinha me chamado a atenção em Proibida pra mim e aqui ela ganhou meu coração inteiro, e o Oliver é, sem dúvidas, um dos melhores mocinhos que eu já li.
Desculpa Dani e Lavinia, mas Duda e Oliver são tudo pra mim.

Iana.Santos 16/12/2021

Quentinho no coração
Esse livro foi tudo pra mim, ver um ceo que não é escrito, machao sem sentimento e negro foi tudo, não gosto mto de livros com ceo mas esse foi tudo ver os traumas da Duda serem trabalhados a relação dela com o filho e as amigas foi uma delícia. Recomendo demais escrita boa história incrível e OMG