Recapitulação

Recapitulação Maria Valéria Rezende

Resenhas - Recapitulação

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/11/2021

A Carta
Afinal, Capitu traiu Bentinho ou não traiu?

Maria Valéria Rezende, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira contemporânea, oferece sua perspectiva para o caso num conto que se resume a uma carta enviada por Capitu para Sancha, sua amiga e viúva de Ezequiel, quando ela já não mais convive com Bentinho e está instalada com o filho, Ezequielzinho, em Paris.

Quanto ao conteúdo da tal carta, jamais cometeria a heresia de mencionar outros detalhes a respeito, mas posso adiantar que recomendo a leitura. Na verdade, ela não só comprova a imaginação de Rezende como a complexidade do romance tramado pelo Bruxo do Cosme Velho.

Finalmente, ?Recapitulação? é o segundo título lançado pelo selo FLIMA, Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que é uma iniciativa cultural independente, com sede em Santo Antônio do Pinhal, e desde 2018, desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoções de livros.

Até a próxima!

Maria.Batagin 27/10/2023

Conto
Para apreciar ainda mais a leitura desse conto você deve estar familiarizado com a história de Capitu e Bentinho ou seja ter lido o livro Dom Casmurro.
Trecho fantástico?
?Assim parecem ser os homens, nunca passando dos doze anos de idade. Serão todos assim? Só saltarão dos doze aos sessenta, de repente, com o passar dos anos? De qualquer modo, estou certa de que em Paris há possibilidade de ser mais feliz, seja lá em qual idade cartorial ou sentimental se esteja.?

Michele 04/07/2022

Versão nada casmurra
Imagine que a famosa história de Bentinho e Capitu pudesse ser contada sob o ângulo feminino e assim ser descortinado o véu do ciúmes do narrador tão bem diluído na obra machadinha. Maria Valéria Rezende nos oferece isso dando voz a Capitu e libertando a personagem de mais de um século de críticas e dúvidas sobre sua traição. Recomendo a leitura!

Brenda// 22/05/2022

...
Uma narrativa bem curtinha, que exibe uma carta escrita por Capitu, se mostrando uma pessoa ruim, ambiciosa, egoísta e mentirosa. Não consigo ter essa imagem dela ao ler meu tão amado Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, e base da obra em questão.