Meu corpo

Resenhas - My Body

1 | 2 | 3 | 4

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 19/05/2022

Meu corpo, de Emily Ratajkowsky
“Meu corpo“, escrito pela modelo e atriz, Emily Ratajkowsky, publicado pela Editora Buzz, traz ensaios autobiográficos da modelo desde o início de carreira, passando pelas polêmicas até os dias de hoje.

Um copilado contendo doze ensaios sobre sua própria vida, carreira regada a altos e baixos, conquistas e desilusões, a atriz não poupa autocrítica ao ser questionada sobre álcool, drogas e desatenção em expor seu corpo.

Óbvio que como modelo, sua profissão é de expor seu corpo, pois, é através deles que os profissionais que trabalham com moda, o utilizam para apresentar ao público, a próxima moda que vai estampar as vitrines. Ou ainda, mostrar a make recém-lançada e usar seu rosto, boca, cabelo, olhos, cabelos, para evidenciar ainda mais a marca.

Em um dos jobs, Emily foi indica a ser fotografada em Woodstock, pelo fotógrafo Jonathan Leder, um dos mais requisitados pelas celebridades. A sessão seria no estúdio-casa onde ele mantinha armazenado fotografias de modelos nuas; uma espécie de amuleto. Porém, algo que aconteceria com ela, a deixaria em pânico, quando ele pediu para ela ficar nua:

“Eu já tinha sido fotografado sem roupa algumas vezes antes, sempre por homens. Vários fotógrafos e agentes tinham me dito que o meu corpo era uma das coisas que me destacavam entre outras modelos. Meu corpo parecia um superpoder. Mas ainda assim, no momento em que soltei minhas roupas no chão, uma parte de mim se dissociou.”

Após a sessão, ela, alta pelo excesso de vinho servido por Jonathan, não se lembrava de muitos detalhes, apenas de estar escuro e um muitos flashs que mudavam sua percepção de local e tempo. Até que sentiu algo dentro de si que a despertou de seu transe:

“Não me lembro de termos nos beijados, mas me lembro dos dedos dele de repente dentro de mim. Cada vez mais forte e mais forte e empurrando e empurrando como se ninguém tivesse me tocado antes ou tivesse me tocado desde então. Eu poderia sentir minha forma e os sulcos, e doeu muito, mesmo. Eu levei a mão instintivamente até o pulso dele e tirei os dedos dele em mim com força. Não disse uma palavra. Ele se levantou abruptamente e correu em silêncio escada acima para o escuro.”

Emily nunca disse esse fato para ninguém. Guardou para si.

Anos depois, uma editora entrou em contanto falando sobre o livro. Embora ela não saberia o que se tratava, exceto da obra de David Fincher, “A Garota Exemplar”, que ela havia atuado ao lado do astro de Hollywood, Bem Afleck, não sabia sobre livro de sua autoria. Mas ali estava o livro que Jonathan publicara, utilizando fotos em posições vulgares que ela jamais teria aprovado para comercialização. Sua imagem estaria abalada pelo público e crítica.

Em suma, é um livro que relata através de sua narrativa sem rodeios o que acontece através das passarelas de moda: a realidade das modelos que se sujeitam a desafios extremos por conta de fama e ter seu corpo como objeto de desejo e referência no mundo inteiro.

“Meu corpo”, vai além da narrativa de uma obra autobiográfica, é um livro ensaístico que a modelo e atriz, Emily Ratajkowski, bota a boca no trombone, fala de seu universo badalado que é por vezes, solitário e caótico, porém, sempre sem perder a pose.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost2603

mirroball 06/07/2022

Acho difícil dar notas pra livros escritos sobre a vida de alguém, então as 3 estrelas são pra escrita da Emily. Ela claramente não é escritora e considerando isso, eu diria que ela escreve bem.

Sabrina758 01/08/2022

Em "meu corpo" temos ensaios autobiográficos da Emily Ratajkowski, contando sobre momentos, experiências e traumas ao longo da sua vida, vislumbrando a sua entrada no mundo da moda e, posteriormente, Hollywood.
Ao longo dos capítulos, vamos conhecer mais sobre quem ela é, como ela se relaciona com o próprio corpo e as expectativas alheias (muito atreladas a sua profissão como modelo) e o quanto ainda vivemos num mundo dos homens. Emily, assim como toda menina e mulher, foi exposta a violências de diversas formas e repetidamente.
Este livro vai narrar a história de Emily, sua própria percepção e despertar sobre as coisas que aconteceram a ela, e as controvérsias que a fazem. As dificuldades, polêmicas e exposições que ela enfrentou não só na profissão, mas ao refletir suas próprias escolhas em vários momentos, e a necessidade de tentar estar no controle de tudo.
É difícil se identificar com tantas coisas, apesar de viver uma realidade completamente diferente. É possível ser uma mulher empoderada ao mesmo tempo que é considerada um sex symbol? E por quê não? Mulheres só podem ser uma coisa? E se sim, essa escolha cabe a elas ou depende do que os homens nos permitem? São esses alguns dos muitos questionamentos e angústias que a Emily vai discorrer.
Apesar de ser uma mulher bem sucedida e estabelecida, isso nunca a isentou de ser diminuída, taxada, humilhada, desrespeitada e violentada de tantas formas.
Alguns capítulos me passaram uma sensação de estar faltando algo, como se não estivessem finalizados. Mas, por serem relatos bem pessoais, diga-se de passagem, e não um livro teórico/manifesto feminista, a Emily se saiu muito bem em sua estréia e provou ao mundo, especialmente a si mesma, que é muito mais do que a modelo sexy de biquíni, que tantos tentam colocá-la nessa caixinha. Inteligente, perspicaz, politizada, bonita, forte, mãe, atriz, empresária e escritora. E, por fim, uma mulher muito REAL, desbravando a dor e a delícia de existir em seu corpo.

Cla 23/08/2022

um bom livro, é bem rapidinho e também muito fácil, achei muito corajosa da parte dela expor tantas coisas

Larissa 20/09/2022

?????? e meia
Um dos livros que mais demorei para ler mas não por ele, e sim por mim que não estava com a cabeça pronta para a leitura.
Enrolei, li, parei, voltei e, hoje, terminei!
Um livro ótimo, principalmente quando se conhece a imagem da Emily baseada principalmente no seu corpo.
Me trouxe uma outra visão sobre o feminismo e sobre essa relação direta com nosso corpo.
Não surpreende mas muito bom!

Rafaela 14/01/2023

achei bom
achei legal o jeito que ela escreve o livro, não é aquelas páginas enormes de bibliografia que ninguém tem paciência de ler, é mais uns contos de experiências muito específicas que ela consegue contar em no máximo três páginas.Conta de como ela começou a ser modelo e que ela só continuou depois de um tempo por causa de dinheiro, achei tudo bem real. Vou começar o podcast dela, fiquei animada.

Gio119 04/10/2022

quanto mais eu penso nesse livro, mais a nota dele caí. a ideia é interessante, a escrita é boa e dá para tirar algumas reflexões necessárias do livro, mas acho que um potencial extra muito grande acabou se perdendo no meio de umas militadas meio meh. pelo menos, elas não conversaram comigo e não fizeram sentido para mim. emily, apenas pare de tentar me convencer que você não teria como bancar uma viagem para maldivas.

anislibrary 16/10/2022

Sempre tive uma paixão especial por livros autobiográficos, em que o autor relata suas experiências por pequenas crônicas, acho que por me fazerem sentir acolhida de certa forma; se alguém já passou por diversas situações complicadas e as superou, eu posso conseguir fazer isso também. E o que Emily atinge com ?Meu Corpo? é algo muito além, pois ela entende o que teve de ser ao longo de sua carreira para chegar onde está, mas não se conforma com os atos machistas e violentos que teve de aturar nesse processo. Me senti acolhida como mulher, por saber que algumas atitudes minhas não condizem com o que sou, mas com a necessidade enraizada de todas nós de agradar, de ser amada e até mesmo invejada pelos outros. E que mesmo quando seu corpo é utilizado como veículo de seu trabalho, o corpo de Emily pertence à ela e mais ninguém, assim como o meu e o de todas as mulheres.

stella260 18/10/2022

os capítulos "Homens como você" e "Alívios" mudaram minha vida.
Cada capítulo desse livro retrata uma perspectiva diferente sobre o corpo e a mente feminina e como as mulheres conseguem "driblar" o jogo e criar ilusões. A história da Emilly Ratajkowski discorrida através de pequenos "essays" faz refletir muito sobre objetificação, sexualidade, raiva, indústria e inteligência
100% recomendo

bia jordem 19/10/2022

Poderoso e impactante.
Eu estou em choque. Que leitura sensacional, fluída e ao mesmo tempo horrorizante. A escrita é ótima e os assuntos abordados são muito importantes. Recomendo demais,pra todo mundo!!

maju 22/10/2022

nossa!!! antes de ler o livro eu já conhecia a emily, mas apenas do jeito que ela odiaria saber. estou muito impactada pela forma que ela pensa, como ela escreve e detalha os eventos da vida dela.

a forma que o corpo feminino é visto, principalmente modelos que usam ele como forma de ganhar dinheiro, é tão nojento e isso é tão importante de se falar. que bom que ela teve força e coragem de publicar isso, principalmente os capítulos que ela comenta sobre os abusos que sofreu na mão de homens.

espero que ela escreva mais, gostei muito do jeito que ela se expressa e das opiniões dela!

?Thank you! What a joy life can be in this body.?

Renata S. 28/10/2022

Bom Texto
Gostei bastante da escrita da EmRata. O início é fascinante, mas acho que decai no penúltimo capitulo, pois sinto que ela muda o tom. Parece uma parte adicionada posteriormente, com fortes sentimentos.

É uma boa leitura, mas não uma recomendação.

thaís 16/12/2022

Incrível
Foi bom sair dos romances e das ficções e dar uma chance pra esse livro da modelo Emily Ratajkowski, eu fiquei imersa o tempo todo lendo sobre as experiências que ela passou até ter uma carreira consolidada. Apesar de ser uma autobiografia, eu me identifiquei em várias partes com a escritora e acredito que mais mulheres deveriam ler esse livro pois traz um debate sobre o nosso próprio corpo, o corpo feminino.
Emily me mostrou que a sociedade infelizmente ainda é muito machista quando uma mulher decide fazer o que quiser com o seu corpo. E mesmo tendo uma vida glamourosa hoje em dia, ela é uma pessoa comum igual todas as outras e passa por dificuldades semelhantes.
Já acompanhava e gostava dos trabalhos dela como modelo e adorei ler um livro escrito pela mesma, e espero que esse não seja o único.

jurcasari 21/12/2022

muito mais que um corpo
nesse livro, a Emily faz uma autobiografia da sua trajetória como modelo, atriz e, agora, escritora. É muito interessante ver que, por mais que a consideremos perfeita, ela não se sentia assim sobre si mesma. Ela relata inúmeras vezes durante o livro como usou seu corpo pra ganhar mais contratos e dinheiro, mas que, por mais que o corpo fosse dela, o corpo não era propriedade dela. É um livro que nos faz refletir sobre como o mundo machista da indústria da moda e do cinema ainda controla mulheres a se sentirem mal por exporem seu corpo, ou desprezam aquelas que não querem mostrá-lo, por não ter as medidas perfeitas (ela se critica muito por não ser alta o suficiente), ou o tamanho perfeito..

camille26 10/01/2023

Meu corpo
Ler "Meu corpo" é conseguir enxergar o local privilégio no qual Emily reconhece estar, mas também identificar o quanto a misoginia exerce poder sobre o corpo feminino. Seja na indústria, seja no cotidiano, somos enganadas pelo empoderamento e vistas como querem nos ver, sendo ineficiente qualquer tentativa de parecer inteligente ou mais do que um corpo. É quase universal a experiência de crescer mulher.. Somos tão contraditórias e machistas como Emily, mas somos tão frágeis quanto não nos permitimos ser. Leitura muitas vezes dolorosa, muitas vezes emocionante, uma autobiografia interessante. No mais, Emily escreve muito bem para quem publica seu primeiro livro. Em certos ensaios a leitura se torna um pouco cansativa, mas nada que afete a fluidez da história.

???,5/?????

1 | 2 | 3 | 4