A Fazenda dos Bichos

A Fazenda dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Fazenda dos Bichos

Lukeee 21/03/2024

Quatro pernas é bom, duas pernas é rui- melhor!
Estou fazendo uma releitura desse livro e não me arrependo nem um pouco! Parece que com essa segunda leitura consegui entender muito mais do que antes, sinto que evolui???.

Primeiramente, o livro claramente reconta a Revolução Russa em forma de fábula e de forma satírica, mas o livro não se prende só a isso, essa perspectiva é facilmente aplicada em todo regime político que envolva corrupção/ exploração e alienação.

O livro não exalta o comunismo nem nada do tipo, muito pelo contrário, na minha percepção, ele mostra que no princípio parece as mil maravilhas, mas no final sempre tem alguém mais favorecido.
O que inclusive me lembrou uma frase referente aos partidos conservador e liberal do período regencial no Brasil:
"Nada mais conservador do que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição".
Que mostra que não importa quem assuma o poder, todos querem a mesma coisa, que são os privilégios!

Além de mostrar que do mesmo jeito que são as jornadas de trabalho, o remuneramento e a falta da aposentadoria na fazenda dos bixos, é o tipo de coisa que acontece até os dias de hoje.

Resumindo, é um livro ótimo e de fácil compreensão, por mais que fale sobre política, de certa forma, recomendo super a leitura!

Fumiga 04/11/2023

Perfeito
"todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros"
Esse livro retrata perfeitamente bem a maldade do ser humano, a alienação, um mundo idealizado, interesses por dinheiro, corrupção, capitalismo e egocentrismo. É um livro perfeito, que infelizmente retrata a sociedade que vivemos hj, e em como pensamos que conquistamos muito, mas ao mesmo tempo...nada

Sil 11/08/2022

A Fazenda dos Bichos
Tem coisas sobre A Fazenda dos Bichos que todos sabem, ou pelo menos já ouviram falar. Todo o seu teor politico e a forma alegórica de recontar a história da Revolução Russa através de uma fabula onde cada animal representa algo ou alguém. Particularmente não pretendo focar o post nesse aspecto, mesmo que facilmente consigamos transpor toda ou parte da trama para a politica brasileira. Vai dizer que o porco Napoleão não se assemelha muito ao inominável presidente? Que as ovelhas que repetem o lema “Quatro pernas é bom, duas pernas é ruim.” até o momento que são conduzidas a repetir um novo lema não são como os minions? Ainda que originalmente essa história seja uma forma de falar contra o autoritarismo Russo, ela pode se encaixar em qualquer governo que seja manipulador e autoritário.

Particularmente gosto muito desse livro por ser uma leitura simples em qualquer idade e que provoca diferentes pensamentos, opiniões e criticas. Nesta segunda leitura eu não estava preocupada em entender exatamente o que cada personagem ou cada classe de animal representava na critica do autor. Acabei curtindo mais a história pelo que ela é e fazendo paralelos com a minha realidade, aqui no Brasil do século XXI. Acredito que um leitor, ou uma leitora, sem preocupações politicas pode só ver essa como uma história de animais com características humanas e nada mais.

A editora está com o financiamento coletivo de sua edição aberto até o dia 5 de Janeiro com diversas recompensas. Eu, particularmente, amei o card dos bichos. As ilustrações do livro estão lindas ♥ e, com a palavra da Madrepérola: "Pela primeira vez na história desse livro, o corpo editorial é composto majoritariamente por mulheres, Cassia Leslie, Rosana Rios e Marcia Paganini fizeram parte dessa edição, que trás prefácio de Débora Reis Tavares e posfácio de Ana Rüsche." Além da tradução de Maria Valéria Rezende, finalista do prêmio Jabuti em 2020 com o romance "Cartas a Rainha Louca", e projeto gráfico por Roberta Asse.

site: https://www.kzmirobooks.com/2021/11/a-fazenda-dos-bichos-por-george-orwell.html