Outros Eram Apenas Ossos

Outros Eram Apenas Ossos Leonardo Triandopolis Vieira

Resenhas - Outros Eram Apenas Ossos

Fabio Shiva 14/12/2023

ANDROIDES NÃO PODEM SONHAR COM HISTÓRIAS DE OSSO, CARNE E SANGUE
Li com entusiasmo e assombro essa obra de Leonardo Triandopolis Vieira, que acendeu emoções felizes em meu peito. Para nós, que amamos a Literatura, é um deleite quando encontramos uma história assim, que nos instiga e desafia, fugindo dos estereótipos da fácil previsibilidade. Muito pelo contrário: da primeira à última página de “Outros Eram Apenas Ossos”, não há nada que seja previsível. O leitor é tomado pelo fluxo da narrativa como se estivesse sendo carregado pela correnteza de um rio de sonhos: chegará ao mar, talvez, mas por meio de que meandros e corredeiras, não se sabe...

Recorro à metáfora para expressar o inexprimível: “Outros Eram Apenas Ossos” é uma viagem ao desconhecido. Somos surpreendidos a cada instante, a começar pela arte gráfica do livro, com ilustrações feitas pelo próprio autor e que não estão ali apenas para enfeitar, tomando parte ativa na história que está sendo contada. O resultado é uma narrativa lírica, que mistura literatura fantástica e história em quadrinhos em um caldeirão de fervente realismo mágico... Só posso dizer que comigo a feitiçaria literária funcionou e que fiquei devidamente encantado!

Em determinado momento da leitura, tomei consciência de uma descoberta maravilhosa, que para mim foi como a resposta para uma prece. É que a narrativa de Leonardo Triandopolis Vieira tem uma consistência onírica, segue o ritmo dos sonhos, como se estivéssemos lendo algo que está sendo sonhado. E daí vem muito de sua imprevisibilidade. Não tenho dúvida de que essa qualidade onírica foi intencional, tanto que a história se passa em uma cidade chamada Sonho Etéreo.

Essa descoberta é maravilhosa na medida em que nos permite vislumbrar possíveis caminhos futuros para a Literatura, no momento em que nos defrontamos com o advento da Inteligência Artificial. Penso que hoje ao menos a IA não seria capaz de produzir um texto como o de “Outros Eram Apenas Ossos”: uma história orgânica como um animal vivo, impossível de ser capturada por alguma estrutura lógica racionalizante...

É sempre muito arriscado fazer previsões, sobretudo a respeito de algo tão complexo como a Inteligência Artificial. Mas posso falar de meus sentimentos e impressões a respeito. No campo da contação de histórias, não ficarei surpreso se em pouco tempo a IA estiver dominando a produção de roteiros cinematográficos e romances best-sellers para as massas. O bastião de resistência da humanidade poderá se dar na criação de histórias “demasiado humanas”, rescendendo a fluidos corporais a tal ponto que esse toque de analógica irracionalidade provoque um tilt na assepsia digital dos computadores.

“Outros Eram Apenas Ossos” pontua um esperançoso caminho: diante do alvorecer das máquinas, sejamos cada vez mais humanos.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
??

Fabio Shiva 22/12/2023minha estante
Valeu!

Leonardo T. 19/02/2023

50% de desconto!
Ótima oportunidade! O meu livro Outros eram apenas ossos está com 50% de desconto no site da Editora Mondru. Enquanto o estoque da editora durar!

site: https://mondru.com/produto/outros-eram-apenas-ossos/