Seleta

Seleta Marcelino Freire

Resenhas - Seleta

Guilherme.Eisfeld 15/07/2023

Leiam o Marcelino
Marcelino Freire é sensacional. Poeticidade, oralidade pura. Contos com diversos estilos e vozes, questionadores do local e do tempo em que se inserem. Para ler em voz alta e se deleitar nas nuances do que está escrito e do que está oculto. Essa seleta dá um gosto de quero mais.

Tenan 06/08/2023

Por pior que pareça..
Uma grata surpresa, indicação do podcast Suposta Leitura, realmente um livro rapido e curto porém, que deixará uma marca profunda no meu interior, alguns extrovertidos, outros complexos, alguns bem sensiveis, foi uma experiência que percorreu vários caminhos da emoção. Uma grata surpresa sem dúvida, Marcelino Freire.

Mi Reis 18/07/2022

Neste livro encontramos 21 contos selecionados pelo próprio autor. São contos curtos, mas com grande complexidade de sentidos.

Marcelino Freire é um dos autores mais aclamados da literatura contemporânea. Pernambucano e dono de uma escrita formidável, que seduz e nos faz viver as histórias narradas. Marcelino escreve uma prosa poética encantadora e sublime.

Neste compilado de obras de Marcelino, não consigo escolher um preferido. Foi meu primeiro contato com o autor e já quero ler tudo que escreveu.
Muitas vozes são ouvidas nestes contos, sim, vozes, pois a escrita é conduzida de forma tão íntima com o leitor que é possível ouvir as vozes fortes dos personagens. Das temáticas diversas que encontraremos temos a homossexualidade, o viver, família entre outros.

Parafraseando o autor, ele costura as palavras. É encantador e nos faz refletir muito durante a leitura, que algumas vezes nos causa desconforto e dor por nos fazer mergulhar na história narrada, nas dores e anseios dos personagens.

Recomendo a leitura para você que não conhece a escrita de Marcelino, pois é um ótimo começo. E para quem já conhece, adquira esta seleta.

Me contem o que já leram do autor e se querem conhecer?

Abraços

site: https://www.instagram.com/p/Cc2rKhyrdeY/?utm_source=ig_web_copy_link

Poesia na Alma 20/02/2024

Marcelino Freire deveria ser leitura "obrigatória ", sua relevância como escritor vai além da estética narrativa

Raony 21/04/2023

Tem uma frase do Cortázar que já é até clichê. “O romance vence sempre por pontos, enquanto o conto deve vencer por nocaute”. Nunca usei pq não gosto de clichês. Mas clichês só são clichês pq são verdade (isso tb já é um clichê). Enfim, esse livro. Nocaute atrás de nocaute. De te deixar tonto fisicamente mesmo. Não adianta pedir, não vou emprestar. Sou adepto do livro tem que girar, sempre empresto, sempre dou. Mas daí têm aqueles. Que a gente quer ter ali, à mão. Esse entrou no rol. Não empresto meus Cem Anos de Solidão, nenhum deles. Não empresto meus Marxs, Weberes e Durkheimers. E não empresto meu Marcelino Freire, sinto muito. Mas leia. Dê seus pulos. É maravilhoso. Adoro apanhar de livro bonito.

eiicassio_ 21/06/2023

Nesta seleta, por pior que pareça, consigo sentir o sabor da escrita do Marcelino. Ele se vinga tão bem? consigo sentir suas vinganças em cada obra selecionada.

tiagosmc 13/01/2024

É prosa? Não, é poesia
Com um ritmo peculiar para uma prosa, Marcelino traz contos expressivos que traduzem com sutileza e aridez uma realidade vivida por boa parte dos brasileiros, demonstrando especial interesse pelos pretos, pobres, nordestinos e homossexuais, muitas vezes sob a perspectiva desses indivíduos, como se desse voz àqueles que por séculos foram silenciados. Uma leitura forte e ao mesmo tempo agradável.