Fronteiras do Além Jayme Cortez

Resenhas - Fronteiras do Além

Adriano 19/06/2020

Um dos grandes lançamentos do Pipoca e Nanquim nesse ano de 2020, Fronteiras do Além é muito mais do que uma coletânea de histórias e contos de terror, é um resgate histórico e uma celebração à um dos maiores nomes dos quadrinhos, um mestre que eu não conhecia, e que passei a admirar. A arte de Jayme Cortez é única e quase inacreditável, daquelas que prende a atenção por minutos, mesmo em histórias curtas, com apenas uma página.
Vale destacar dois textos emocionantes presentes na edição (um de Maurício de Souza, outro de Jaime Cortez Filho) e que a enriquecem incrivelmente a obra, juntamente com os relatos de outros grandes artistas que mantiverem contato com Jayme Cortez. Sem dúvidas, a obra é um "petardo", como diriam os fãs da editora.
Cristiano.Cruz 21/03/2022minha estante
Foi através deste álbum que pude conhecer o trabalho de Jayme Cortez.
Mais um ponto a acrescentar sobre a importância da publicação.

edisik 26/06/2021

Muito Bom
Uma ótima coletânea de contos curtos.

Emerz 04/07/2020

Resgate fantástico da editora pipoca e nanquim, consegue compilar nessa edição de forma excepcional o grande mestre Jayme Cortez, trazendo suas histórias de terror. Não tem muito que comentar, apenas o cuidado e o trabalho bem feito da editora em resgatar esse grande mestre que não é tão conhecido hoje em dia pelos leitores. E a edição ainda contar com páginas dedicadas a explicar e a entender quem foi Jayme Cortez. Ótimo gibi, grande acerto editorial.

André Hausmann 27/07/2023

Um Mestre do Terror
Antologia de terror que traz as histórias com essa temática de Jayme Cortez, artista que foi mito importante para os quadrinhos de terror nacionais. A editora Pipoca e Nanquim além de restaurar a sua arte acrescentou vários extras nessa coletânea, como entrevistas, estudos, rascunhos, reportagens entre outros.

Lembrando a época que elas foram criadas, devemos ter a noção antes de começar a leitura que na sua grande maioria os contos são simples de variados temas, como os perigos da ambição humana, ou um retorno do passado para uma cobrança. Mas também temos sobre crendices, idéias fornecidas pelos leitores e a quadrinização de músicas conhecidas que ganham uma interpretação bem diferente, com aquele ar de horror que Jayme Cortez sabe fazer muito bem.

A capacidade narrativa e a arte do autor são impressionantes, mas como comentei, os contos são muito breves na sua maioria, alguns de somente uma página, e esse desenvolvimento acelerado podem não ocasionar o impacto desejado como na época do lançamento original.

A editora fez um bom trabalho de resgate histórico desse artista cujos trabalhos andavam meio esquecidos e que colaborou fortemente nas estruturas iniciais dos quadrinhos nacionais. Esse resgate, bem como os diversos extras de apoio, são ótimas informações para diversos leitores, sejam eles aqueles que desejam entrar nesse ramo, ou não.

É um material que talvez não agrade a todos, mas eu curti bastante a leitura dessa parte da história que não se pode ser negligenciada.

Igor.Banin 06/06/2022

Boa coletânea, com diversos extras, focados para os fãs do artista. Arte bacana e roteiros intermediários, mas certamente relevantes em sua época.

Luisvros 20/01/2021

Fronteiras do Além
‘’Assim, Gascon destrói o que considerara sua maior obra. entretanto, dessa maneira, Gascon consegue salvar o que tinha de mais importante… A SUA ALMA!’’

Publicada pela editora Pipoca e Nanquim, a coletânea apresenta a obra de Jayme Cortez, um dos mestres dos quadrinhos de terror nacional. As histórias presentes na antologia são carregadas pelas características do terror clássico: monstros, fantasmas, demônios e assassinos. Embora sejam curtas, as histórias entregam enredos com reviravoltas e que garantem uma leitura proveitosa para os que se interessam por terror, quadrinhos e buscam conhecer mais sobre a produção nacional. Parte do volume é dedicada a conteúdos extras, como capas, pôsteres e cartazes feitos por Jayme Cortez, o que torna Fronteiras do Além ainda mais atrativo para aqueles que se interessam pelo tema.

Se eu fosse escolher as partes que mais me chamaram atenção, diria que são as partes que foram inspiradas em músicas, como Asa Branca e Coração Materno, na qual o artista se utiliza da letra das canções como narrativa das ilustrações.

site: instagram.com/luisvros/

Pe. Jeferson 01/09/2020

Nostalgia dos bons e velhos quadrinhos de terror
Infelizmente muitos artistas nacionais são pouco conhecidos em nosso país. Embora eu já tivesse visto algumas dessas histórias na adolescência, só descobri quem foi Jayme Cortez agora com essa edição da Pipoca e Nanquim.
Pra quem leu revistas como a Calafrio ou Mestres do Terror, esta edição é bastante nostálgica. A maioria das histórias nem é tão apavorantes assim e algumas são até repetitivas, mas é muito bom revisitá-las. Pra mim o destaque fica com “Retrato do mal” que, caso o leitor queira, pode levar a interessantes questionamentos filosóficos sobre o que é arte ou o que separa o autor de sua obra. Outra muito boa é a brutal “Magoou-se, pobre filho meu?”, adaptação de uma antiga canção de Vicente Celestino.
Pra quem está interessado somente nas histórias, a quantidade de extras pode incomodar um pouco; podem parecer que foram usados somente pra “encher” a edição. Mas acho que são bastante válidos pra conhecer um pouco mais do grande quadrinista.
Quel 01/09/2020minha estante
Pretendo ler assim que tiver a oportunidade, mas como ver uma HQ dessa sem lembrar da Editora Pipoca e Nanquim (Drago, Danielzinho, Ale) hehe ?? Maravilhoso demais

Anderson.Amin 03/12/2020

Ótimo resgate da editora.
Varias historias curtas, rápidas de ler e com desfechos bem criativos, considerando a época em q foram escritos. E a arte é pra ser apreciada em cada detalhe.

Edson Camara 27/09/2021

Se você é fã de histórias em quadrinhos de terror, este livro não pode faltar em sua coleção.
A chamada da capa desta obra é perfeita: A edição definitiva do mestre dos quadrinhos do terror. Esta edição é fundamental para os fãs e para os não iniciados, além de trazer a obra completa de Jayme Cortez nos quadrinhos de Terror, nos presenteia com um acervo enorme de suas outras obras como capas de gibis, livros e cartazes de cinema.
O livro é completado com depoimento de artistas contemporâneos e de uma biografia do mestre Cortez.
É uma obra para se ter na estante, sempre a mão, para se deliciar com as histórias e arte fenomenal deste artista fantástico.

Cristiano.Cruz 21/03/2022

Singular
Um belo álbum que, além de resgatar a toda a obra de Jayme Cortez nos quadrinhos de terror, apresenta senão todos, o seu extenso portfólio de capas em que teve sua arte publicada e desenhos afins.
Recheada de textos de outros mestres e apreciadores dos quadrinhos e das artes em geral, este álbum da editora Pipoca e Nanquim cumpre duas funções essenciais: a de suprir o mercado com o a nata do mercado brasileiro e como resgate histórico de um mestre no seu ofício.

Guilherme 17/11/2021

Fronteiras do Além
Esse título é direcionado para um público bem específico, o de entusiastas de quadrinhos. Aqui temos um verdadeiro resgate histórico de um autor nacional importante e geralmente esquecido aos olhos do grande público, o prolífico artista luso-brasileiro Jayme Cortez.

Como registro histórico "Fronteiras do Além" é muito completo, trazendo diversos textos de apoio, portfolio e biografias que giraram em torno da carreira de Cortez e é nesse aspecto que está seu grande ponto forte. Como quadrinhos temos breves historietas de horror muito simples que raramente passam de uma página, o apelo quase inocente dessas histórias feitas entre a primeira e segunda metade do século passado somadas a breviedade tornam o material não muito cativante. A arte por sua vez oscila entre o fantástico e o confuso.

Pra quem gosta de estudar a história dessa mídia que tanto amamos, "Fronteiras do Além" é uma ótima pedida. Quem apenas está interessado em boas histórias de terror essa talvez não seja a melhor escolha.

Chico Barbosa Jr. 18/06/2020

Mais que uma coletânea de histórias, a obra logra êxito em apresentar um dos maiores mestres do quadrinho nacional, ao mesmo tempo em que se aprofunda em sua genialidade e explicita seu legado.

Bu 27/05/2022

Que coisa linda...
Um belo resgate, muito bem feito, questão de acabamento nem se comenta...

Nesta compilação vemos uma fatia da carreira prolifera desse mestre, repelto de extras mostrando todo processo de criação dele e mais textos complementares, e textos de fans e amigos de Jayme não mostrando só a obra mas também o homem.

Coisa fina altamente recomendado, pra fans de filmes antigos de terror e horror.

Juliano.Berton 21/06/2020

Resgate de um Mestre
Belíssimo resgate da Editora Pipoca e Nanquim do mestre Jayme Cortez. Um artista luso-brasileiro que deixou sua marca na história do quadrinho nacional.

Donatti 27/09/2021

Intrigante
A graphic novel nos presenteia com vários contos curtos de terror, contos estes que são contados com desenhos bem detalhistas, que chegam a ser aterrorizantes. Jayme Cortez adaptava para a linguagem visual as flash fictions que leitores mandavam, o que resultou em histórias bem diversas e diferentes entre si, algumas melhores que outras, mas bem interessantes de serem lidas. Os detalhes devem ficar melhores na leitura física da HQ, como li em versão digital, alguns traços se tornaram confusos, mas nada que prejudicou muito minha experiência.