If the Fates Allow

If the Fates Allow Rainbow Rowell

Resenhas - If the Fates Allow

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lauraa Machado 28/12/2021

Bom, mas sem final
Eu tinha algumas expectativas para esse livro. Já fazia algum tempo que eu não lia uma história contemporânea da Rainbow Rowell, mas sempre adorei o jeito dela de narrar e principalmente como ela cria personagens reais e com defeitos em seus romances.

Esse conto não é diferente nessas questões, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada quando chegou ao fim. A protagonista, Reagan, é de Fangirl, e eu a acho tão interessante, que queria um livro só dela! O interesse romântico, Mason, também é bem legal e eu gostei muito da interação dos dois. Gostei também do conto focar tanto na pandemia, primeiro em 2020 e depois em 2021. Sei que isso incomodou algumas pessoas, mas é exatamente sobre isso o conto, Natal com distanciamento!

O único problema dele mesmo é acabar do nada, sem final, sem nenhuma sensação de que ficou fechado ou que alguma coisa foi finalizada. Acho que os dois não terem conversado entre um Natal e o outro foi um pouquinho forçado, mas super valeria, se tivesse sido abordado no final.

Eu realmente acho que a Reagan, com sua personalidade difícil, merecia um livro maior só dela, porque eu gostei de 'conhecê-la' um pouco mais por esse conto pelo seu ponto de vista, ainda que não tenha sido tão bom quanto eu esperava.
Jamile1 20/06/2022minha estante
Eu só li três livros da Rainbow, que foi a trilogia Carry On. É maravilhosa, porém o final também é assim, aberto à imaginação pq simplesmente acaba do nada.
Vi alguns comentários de alguns leitores sobre outros livro da autora também acabarem assim, do nada. Então creio que infelizmente essa seja uma característica da autora.

Lauraa Machado 21/06/2022minha estante
De todos da autora, eu só não li ainda o último de Carry on, porque pretendo reler os outros antes. Mas esse conto foi o único que me deixou com a impressão de não ter final. Acho que existe uma diferença em final aberto e sem final, sabe? Esse foi do nada

Ari Phanie 05/12/2021

Novos Tempos
Amo os livros da Rainbow, principalmente aqueles que fazem referência a uma época do ano. Esse novo conto dela é ambientado no Natal, mas não em qualquer época; a Rainbow resolveu escrever exatamente sobre a atual realidade: um mundo pós-covid. E para isso trouxe de volta uma personagem que apareceu lá em Fangirl. Eu gostei muito da Reagan em Fangirl, mas amei ela aqui. É uma personagem cínica, bruta, bastante rigorosa que não é muito fã de interação. Mas após meses e meses em quarentena, sozinha, Reagan decide passar o Natal com o seu vozinho, que também estaria sozinho para as festas. Na visita ao seu avó, Reagan reencontra um velho conhecido do período da escola com o qual conversa sobre o período pelo qual eles estão passando e os velhos tempos.

O interessante nessa leitura, além da simplicidade com o qual a Rainbow narra sua história, é que ela faz algumas críticas legais acerca daquelas pessoas ignorantes que resolvem não se cuidar como deveriam, criam e acreditam em teorias da conspiração, e não dão a mínima para a segurança dos outros. Mas ela também mencionou como a covid afetou algumas pessoas emocionalmente, e como ficou difícil se relacionar de novo com desconhecidos. Como alguém que sente essa dificuldade, eu gostei muito de ler sobre isso, gostei muito de ler uma história realista sobre um momento que foi e ainda é tão difícil de digerir. Ao contrário dos outros livros da autora, nesse o romance ficou à parte e eu gostei muito disso. Eu espero que os próximos livros de uma das minhas autoras preferidas traga mais esse teor de realidade, de novos tempos, curti demais.

Gica Brombini 20/12/2023

Um Natal durante a pandemia do Covid-19
"If the Fates Allow" traz para nós um pouco mais sobre a Reagan, personagem já conhecida do livro "Fangirl' da mesma autora. Aqui vemos uma Reagan já está adulta e que, após mais de 7 meses de total isolamento irá passar o Natal do ano de 2020 com seu avô.
Reagan, que possui diabetes e bronquite e que segue os protocolos de confinamento e segurança não se sente confortável em passar o Natal em um pequeno aglomerado de pessoas com o resto de sua família - pois eles não se cuidam e acham que a Reagn tem uma "preocupação excessiva com situação". Seu avó, que também está dentro do grupo de risco, iria passar o Natal sozinho em casa após a morte de sua esposa.
Reagan decide então que irá passar o Natal na companhia do seu avô, pois é única que se cuidou e não apresenta o risco de transmitir a doença para ele. No primeiro Natal sem a presençasa a avó de Reagan, o feriado não parece muito festivo. Porém, de alguma forma, entre a saudade e o luto (e uma Jell-O salada), os dois poderão tentar aproveitar esta data.
Esse foi um conto rápido e fácil de ler, e foi minha primeira experiência com a escrita original da autora. Eu gosto bastante das hsitórias da Rainbow Rowell e eu amei que outro personagem deste mesmo universo também foi citadado ao longo do conto (Levi, você tem todo o meu amor!!!).
Temos romance, família e algumas reflexões acerca do que este período de pandemia significou para Reagan - o que muitos de nós podemos nos indentificar. Foi uma história fofa e acolhedora.

Mimi 03/05/2022

Leitura rápida e fácil
Um livro bem curtinho e gratuito pra quem tem Amazon Prime. É um livro bem atual, se passa em 2020/2021, na pandemia.
É ótimo pra quem quer praticar o inglês, é bem fácil de ler, não precisa saber muuiitooo pra conseguir ler e entender.

anna 27/02/2022

Um conto de natalino sem ser natal
Eu sou apaixonada pela escrita da Rainbow Rowell e eu sou muito suspeita mas esse conto deixou um coração quentinho. Apesar de se passar de se passar em época de covid, ela conseguiu deixar ?leve? e não algo pesado. Acho que a Reagan merecia um livro só para ela, antes mesmo dela conhecer a Cath.

Anna 02/03/2023

Fofura
Uma delicia de short story, bem do jeitinho rainbow rowell de escrever. adorei, me identifiquei muito com a reagan e o mason durante a pandemia e foi um conto muito acolhedor. leria uma versão estendida e maior da história dos dois.

Gaby Costa 29/09/2022

Uma salada de chuchu - sem graça
Ok, vamos lá. A nota baixa é parcialmente minha culpa. Já li dois livros da autora e senti que suas histórias ficavam sempre faltando algo, então não sei porque diabos decidi ler uma short story dela. Era óbvio que faltaria alguma coisa pra mim.

O inglês é tranquilo, mas a história não é envolvente. O lado bom é que a obra me ajudou a perceber que viver o período de pandemia já foi ruim o suficiente e eu não preciso (nem quero) ler histórias ambientadas nesse cenário. É uma escolha minha e é isso.

rclynch 25/06/2023

Um conto muito fofo, fui com o intuito de ler em inglês mesmo pq quero conseguir ler livros grandes nesse idioma, mas eu amei, achei muito legal o jeito que ela coloca a realidade da pandemia e o jeito que afetou todo mundo, me identifiquei em vários momentos. só achei que faltou um final pra fechar mesmo, mas recomendo principalmente pra quem quer ler em inglês!

Ju 16/04/2023

Beijos, Rainbow Rowell
Adoro os contos de Natal dessa mulher. Rainbow Rowell, escreva mais livros imediatamente, imediatamente!!

Leticia 21/06/2022

Contexto da pandemia da covid-19
Gostei do conto, a história se passa no contexto da pandemia da covid-19, e traduz bem o sentimento que tive nesse período. Apesar da história se passar nos EUA podia muito bem ser ambientada no Brasil pois mostra o descuido de parte da população e da recusa a ser vacinado.
O final fica em aberto mas achei condizente com a história e com o contexto.

Syl 23/03/2022

Conto gostoso de ler..
Foi uma leitura leve e gostosa de fazer, por ser um conto é difícil trabalhar muito bem os personagens, acho q por isso acabei não me conectando muito, alguns pontos que a autora trás sobre o covid pra história é algo com que muitas pessoas vão se identificar.

Ao terminar a leitura me senti com o coração aquecido por esse casal, dei 3 estrelas pq apesar disso não foi uma historia que tenha me marcado.

Nana Barcellos | @cantocultzineo 21/05/2022

Coisa linda rever Reagan de Fangirl - meu livro favorito da autora. E é difícil ler Fangirl e não simpatizar com ela. Agora Reagan já é uma mulher adulta e retorna nesta pequena história narrada em dois natais: um em meio a pandemia e outro no período pós-vacina, com aquela perspectiva de dias melhores. Como algumas pessoas conscientes, em seu primeiro natal diante da pandemia Reagan está super preocupada em proteger a si mesma e, também, ao avô. Com tudo que acontecera, ela decidiu passar o natal ao lado dele. Todo mundo lembra da Reagan com aquele ar antissocial e durona, mas a quarentena mudou parte de seus pensamentos. Sua chegada não passa despercebida, pois reencontra um ex-colega de escola - o simpático Mason. Mas lembram que eu disse que a prioridade de Reagan é a segurança? Mason precisa lidar com algumas de suas imposições, aproximando-se apenas com as palavras e seu carisma. Se cuidar pode ocasionar um próximo natal com final feliz, não é? Não vá com muita sede ao pote porque a narrativa pertence a Reagan. Então o mínimo que os fãs do livro recebem é uma vaga menção da vida do Levi adulto - com certo mistério. Tudo que acontece aqui só gera aquele alerta que, talvez, Reagan ganhe seu próprio romance. Torço e muito por isso!! Rainbow segue com uma escrita ágil, que sempre me laça com seus ótimos trocadilhos e referências.

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2022/04/contos-del-canto-5.html

Vitória 08/05/2022

If the fates allow
Eu estava com saudades do natal. É a melhor época do ano pra mim e é minha época coração quentinho.
Esse livro se passa na pandemia então você acompanha o Natal onde ninguém podia se reunir e depois todos vacinados e matando a saudade.
Me lembrou a felicidade de me reunir com a família.

KeylaPontes 02/01/2022

Comecei essa leitura no final de ano, mas acabei finalizando só no primeiro dia do novo ano. Leitura rapidinha, aborda natal e pandemia. Achei fofinho se ler, mas, mesmo pra uma história curta, esperei algumas respostas a mais.

Dani 22/12/2021

Tinha me esquecido como a escrita da Rainbow é gostosa de ler. Peguei esse ebook ontem à noite deitada pra dormir pensando que iria ler apenas 5min e terminar no dia seguinte. De repente, eram 45 min depois e eu já estava finalizando a leitura.
Historinha gostosa e rápida de Natal retratando algumas dificuldades desses tempo de pandemia de COVID.
Disponível no kindle unlimited.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6