Crise: Nos tempos da Cloroquina

Crise: Nos tempos da Cloroquina Raffa Fustagno

Resenhas - Crise: Nos tempos da Cloroquina

Dear.Manoel.Neto 30/08/2022

Crise: A nossa realidade política, melhorada com musical
O último que faltava da coletânea inspirada em musicais, aqui trazendo dois personagens que tem em comum os nomes inspirados no elenco de Grease Olivia e John, sendo este, imigrante venezuelano, onde a autora tem um cuidado ao retratar toda a questão da imigração, a xenofobia, e como o personagem lida deforma pacífica com tudo isso.

Além disso temos a Olívia, filha de político, que desde o início acaba se interessando pelo John, novato na escola, mas suas investidas em algo a mais, acabam sendo engavetadas quando a pandemia do Covid atinge o país, e é simplesmente incrível cada relação e paralelo que é feito com a realidade que vivemos no Brasil, com um presidente tão ignorante e que cometeu declarações e atos absurdos, em relação ao isolamento social e a vacinação.

Pelo menos aqui na ficção, um bom número musical podem fazer as as coisas serem resolvidas, enquanto aqui, aguardamos para que o atual presidente, enfim perca à reeleição.

#ForaBolsonaro

Marcelle 22/11/2021

Delicioso e necessário!
A Raffa nunca erra, é só o que posso dizer. Um conto delicioso, que de tão curtinho, me deixou com (MUITA) vontade de quero mais. Já me vejo lendo um próximo conto pós pandemia?

Um tema político, tão necessário para esse momento tão difícil que estamos passando. É mesmo diante de tantos números e tragédias, ainda assim, tem gente agarrada num negacionismo inexplicável. Tomara que a leitura desse conto faça alguém mudar de ideia. Como dizem e lutam Olívia e John, protagonistas do conto: se atingir um, já tá valendo.

Leila 18/09/2022

Crise: nos tempos da cloroquina
Como é bom ler um texto com referências dos nossos dias atuais, ver a mistura de musical com a pandemia... Olivia e John são personagens que representam muita gente que não seguia o "Maldonado" , cria tão real e repugnante da história do Brasil, ops, de Deusolândia...

Amei a frase " The one that I want: VACINA!!"

e amei a referência do "pato" na camiseta, ou quem sabe um jacaré...

Adorei o texto, quero continuação...

Juliana Fragoso 19/11/2021

Inspirado em Grease: nos tempos da brilhantina ?
Se tem uma autora que consegue nos levar a refletir, dar boas risadas com suas histórias é a Raffa!
Apesar de curtinha a história tem tanta importância com o momento atual que estamos passando! (sem spoilers galera hehe) mas indico muito que leiam esse conto! Vale muito a pena! Curti demais!

Jéssica 19/11/2021

Muito bom!!
O conto é bem curtinho (36 páginas, apenas) então a leitura é muito rápida. - E, claro, a gente fica querendo mais! É uma história muito gostosa de ler, não tem motivos para você não correr e baixar esse e-book!

A autora trouxe, assim como em Palácio de Areia, o tema política. Dessa vez, girando em torno de algo que ainda vivemos, a pandemia. Olivia, personagem principal, não se impunha muito. Assim como muitos de nós, preferimos viver na neutralidade. Mas ser neutro também é um posicionamento. Não devemos nos enganar: tudo é política.
A chegada de um novo aluno em sua turma, traz a Olivia a coragem necessária para mudar algo em si - e quem sabe, não consiga trazer mudanças para mais pessoas?
Mesmo em poucas páginas, é gostoso ver a relação de Olivia com John.
E a mensagem que o conto traz é muito importante.
Recomendo muito a leitura!

#VacinaSim
CPF1964 22/11/2021minha estante
Amei seu comentário, Jessica.

Jéssica 23/11/2021minha estante
Obrigada ?? Espero que leia em breve!

Aline Cristina Moreira 20/11/2021

Amei!!
"Grease" deve ser o filme que mais vi na vida e desde a barriga da minha mãe porque ela alugava a fita todo fim de semana durante boa parte da minha infância. Sendo assim, se tornou um dos meus favoritos. Então, quando eu vi esse lançamento, não pensei duas vezes antes de ler e adorei conhecer o John e a Olivia!
Foi maravilhoso poder acompanhar a jornada deles durante a pandemia e o esforço em ajudarem as pessoas, principalmente a Olivia, cujo pai é um político da pior espécie. Foi muito bom ver a conscientização deles e como conseguiram contagiar outras pessoas a se envolverem. Em momentos como esse que ainda enfrentamos, é sempre bom ver que ainda há pessoas que se preocupam umas com as outras.
E é claro que também fiquei encantada pelo entrosamento entre esses dois. A cada capítulo, eu ouvia as músicas do filme e agora acho que vai ser difícil lembrar de um sem o outro. Amei demais o conto e recomendo muito!

alesofia 02/08/2023

Brasil 2.0
Li esse conto simplesmente porque ele é baseado em um musical, sabia das inúmeras críticas que ele iria fazer ao governo antigo (??),mas não esperava gostar e me identificar tanto com a protagonista desse conto, simplesmente me identifiquei com vários aspectos da Olívia e gostei de como ela começou a se impor e agir para que o infeliz do mal danado desse ouvidos a ciência e gostei mais ainda,pois em nenhum momento a Rafa escondeu que era uma sátira e nem deixou subentendido, afinal várias situações que aconteceram durante a pandemia aconteceram no livro.
é um livro leve de ler e que vai lhe entregar de bandeja críticas sociais ao governo antigo,mas não se engane não é porque o livro é uma sátira que ele tem comédia,pelo contrário ele não tem nada de comédia

Rayssa.Carvalho 19/11/2021

"Aliás, é preciso resistir sempre quando temos um governo como o nosso"

Uma história ficcional,mas que a gente vê que tem tanto em comum com a nossa realidade e com esse desgoverno!!
O conto se passa em 2020,no ano passado,o quanto a coisa estava tão pior do que está hoje e que hoje,se podemos voltar a sonhar com dias melhores e ter esperança, é sim por causa da VACINA.

Enfim,o livro é inspirado em um musical que eu nunca assisti;mas gostei bastante do livro, personagens bem conscientes e meteu o pau bonito nesse governo e nos apoiadores dele.

EdMarrie 19/11/2021

Leitura rápida e prazeirosa
Já é marca registrada da Raffa o uso de título de músicas e nesse a referência musical é mais do que óbvia. E fazer esse paralelo com a nossa realidade e os acontecimentos recentes da Pandemia a musicalidade contida no texto deixou nossa triste realidade um pouco mais leve. A leitura se torna agradável mesmo lendo sobre uma situação que nos deixa tristes. Morri de rir com os nomes dos personagens (quem lê e perceber as referências certamente vai rir tbm hahaha). Achei genial.
Pra quem gostou de Palácios de Areia (ou outro livro da antologia Femme Fatale) a leitura deste conto é mais do que indicada.
E pra quem ainda nao leu nenhum tbm recomendo a leitura. São leituras rápidas e prazeirosas.

Michelle 19/11/2022

Crise: Nos Tempos da Cloroquina
Olivia, filha do ministro e General Gilson Lourão, braço direito do presidente Moisés Maldonado, não concorda muito com as opiniões do pai, mas nunca encontrou motivação suficiente para alçar sua voz contra ele. A chegada de John, um jovem venezuelano, contudo, vai lhe dar o empurrãozinho de que precisava.

Quando a pandemia se instala em Deusolândia, Olivia e John precisarão trabalhar juntos para provar para os colegas de classe - e quem mais puderem! - que o negacionismo não é um caminho a se seguir.

Andreia.Kohut 22/11/2021

Fantástico! Que alegria ler uma história tão fluída e interessante, que traz uma crítica a esses tempos de cloroquina que estamos passando. Amei ver nas palavras da autora pensamentos que tenho semelhantes ao dela quanto ao assunto! Só tenho uma reclamação a fazer! Queria mais umas 300 páginas!

Kakau 22/11/2021

Super Recomendo 😍
E mais uma vez, Raffa nos presentea com uma história que nos faz refletir do início ao fim.
Estou amando o fato dela abordar bem um romance e ainda assim, abordar assuntos relacionado ao governo. E isso de forma direta.
Nada que nos faça ler e desistir da leitura no primeiro capítulo, pelo contrário. Sentimos muito quando finalizamos.
Crise - Nos tempo de cloroquina (amei esse nome) é aquela história que recomendo de olhos fechados. É uma leitura super rápida.

Sério, só leia.
Não vai se arrepender.

Milene França 20/11/2021

Mais atual, impossível
Raffa mais uma vez entregando tudo! O unico defeito desse conto é que ele acaba (e mt rápido, pro meu gosto hahaha).
Nesse conto, a autora fala sobre Olivia, filha do braço direito do atual presidente, uma adolescente que não concorda com o posicionamento do pai e do próprio presidente, mas que nunca se impôs, até a chegada de John e de uma pandemia no país em que vivem.
Com trocadilhos maravilhosos nos nomes dos personagens e um romance de deixar o coração quentinho, a história traz temas muito importantes como os cuidados, as medidas de segurança, as recomendações do OMS, a (nossa amada) vacina e também o preconceito para com refugiados.

gabis 18/07/2022

AMEI!

adorei acompanhar o romance de John e Olivia e principalmente como eles se conectaram durante a pandemia e suas opiniões sensatas sobre tudo que estava acontecendo no mundo.

Pra mim é assustador saber que tem tanta gente que concorda com a opinião do presidente de deusolândia?

Recomendo demaisss!