Uma Aventura na Pousada Misteriosa

Uma Aventura na Pousada Misteriosa Ana Maria Magalhães...

Resenhas -

isaaa79 04/02/2022

Há um grande defeito na coleção
??: Fiz a resenha em português de Portugal porque o livro é de lá. Tô relendo meus livros de infância, e acho que vou fazer isso pra todos, pra não enferrujar no vocabulário da terrinha?

Insira abaixo ?Passou de duas linhas, não leio ??

????????

Interessei-me por geocaching, com certeza vou pesquisar mais sobre o jogo.

No entanto, a melhor parte mesmo é esta: a estória é ambientada em sítios reais, pessoalmente visitados pelas autoras.

Assim como o geocaching, o livro despertou-me vontade de conhecer lugares que eu nem cogitaria visitar antes. Isso porque, além de não terem significado para mim, eu não fazia ideia da história por trás deles.

Sei, agora, que quero ir a Celorico de Basto e conhecer cada um dos locais onde se passou esta aventura.

Imagino perfeitamente escolas a usarem o livro como base para uma visita de estudos, por exemplo.

Mas?

?por mais que eu tenha gostado de tudo isso, um detalhe crucial incomodou-me bastante. Inclusive, faz- me duvidar que o livro sirva mesmo para crianças.

De todas as possibilidades que pude pensar, a pior; o principal em comum entre todos os livros da coleção: as personagens principais.

A começar que não há diversidade nenhuma, - nem nelas, nem nas secundárias - mas isso já era de se esperar, uma vez que já fazem décadas desde o lançamento do primeiro da coleção.

Entretanto, por ser escrita por duas mulheres, não imaginei que, num grupo de cinco amigos, só haveria duas. A pensar desta maneira, parece razoável, mas o buraco é mais fundo. Elas são gémeas, e são tratadas como se fossem uma só.

Não é mostrada a mínima diferença de personalidade entre elas e não se separam nem por um segundo. Para mim, a gota d?água foi quando li algo como ?Nós duas concordamos ? disse, sem consultar a irmã?. Teria sido engraçado, se não fosse por todo o resto.

Elas são a Smurfina do grupo. Ou então a Skye, da Patrulha Pata. A única mulher. Personalidade? Mulher.

Mas a falta de personalidade alastra-se para os outros. O Chico é o de menos: prático, um pouco bruto, realista, corajoso? É por aí. O Pedro pareceu-me inteligente, mas nada mais concreto que isso. Já o João, não faço ideia, só sei que gosta muito do cão ? (traduzindo: no BBB, o João seria planta, o Pedro seria jogador e o Chico ia arrumar briga)

Para uma coleção que baseia-se nas aventuras do mesmo grupo de amigos, é um problema. É só comparar a Scooby-doo.

Extra: Vou adicionar ?Memórias do Cárcere? ao meu Quero Ler. No final de Uma Aventura na Pousada Misteriosa, as autoras revelam que há mais das confidências do Zé do Telhado registradas no livro de Camilo Castelo Branco, que esteve preso na mesma época que o aclamado Robin dos Bosques português.