Dias de domingo

Dias de domingo (Org.) Eugênia Ribas-Vieira

Resenhas - Dias de domingo

Jacque Spotto 31/01/2022

O livro traz uma antologia de contos escritos por 15 escritores e escritoras da literatura
contemporânea brasileira: "Dias de domingo". Aquele dia em que muitos tiram para
descansar dos afazeres diários, outros se unem a familiares e amigos, para uns é apenas
mais um dia qualquer. Mas aqui teremos histórias de personagens com suas diversidades,
cada um em um tempo e espaço diferente, mas que têm em comum: o dia de domingo.

São contos que revelam a individualidade de cada personagem a partir de sua ótica bem
intimista, que abordam amores não vividos e amores que teve seu tempo, histórias sobre o
luto, sobre as relações familiares, a velhice, ou simplesmente sobre pensamentos
existenciais que vêem em nossas mentes quando não estamos ocupados com as tarefas
diárias.

Resolvi ler somente aos domingos porque gosto de coisas temáticas rsrs. Levei dois
domingos, pensei que iria levar mais tempo mas eu simplesmente emendava um conto em
outro e não conseguia parar de ler. Alguns gostei mais, por exemplo, o conto ?Meu bom
amigo? escrito por Juliana Leite, onde uma senhora e um senhor já com a idade avançada
são amigos desde a juventude, casaram no mesmo dia, com seus respectivos companheiros, mas mesmo assim nutrem um amor um pelo outro que só é demonstrado
através de gestos carinhosos entre eles. Como também o conto ?Messias? escrito por Cíntia
Moscovich, onde em um domingo típico de reunião familiar os filhos resolvem dar de
presente à mãe um filhote de cachorro, pois desde a viuvez ela se sentia sozinha, e um
cãozinho seria uma forma de animá-la.

A maioria dos contos nos faz pensar sobre a relatividade do tempo em nossas vidas. Já que
as histórias que o compõem foram escritas em plena pandemia.

?A intenção era fazer com que os autores se lembrassem de um domingo cotidiano, anterior
à pandemia. Pensar o domingo, esse dia neutro, esse dia nonada, essa página em branco,
esse tédio, como uma motivação maior.? (p. 11)

No começo da pandemia no Brasil, com o fechamento de comércios em dias úteis da
semana e que boa parte da população se encontrava confinada em casa, parecia que todo
dia era domingo, porém um domingo atípico, de incertezas e medo. Aqui cada escritor
buscou expressar através das palavras uma fuga a um tempo que o domingo era apenas
mais um dia na semana, e não todos os dias como estávamos vivendo.

Gostei muito da leitura e também pude conhecer novos escritores, espero explorar as obras
de mais alguns. Por agora? um bom finzinho de domingo a todos. ;)

Ana Clara 21/11/2021

dá pra dizer que a nostalgia é o grande tema dessa coletânea, o que não é surpresa pra um livro de contos cuja proposta é tratar de domingos. escritas tão diversas, com temáticas que passam pela memória, pela violência, pelo amor e pelas mãos de grandes escritores do nosso brasil contemporâneo. jeito bonito da josé olympio comemorar seus 90 anos

Bia 24/08/2023

Ler esse livro aos domingos é mais legal
Recomendo demais você pegar para ler alguns contos todos os domingos, fiz isso durante 3 domingos e terminei o livro - uma experiência bem diferente.