O Talismã

O Talismã Clarice Lispector
Sir Walter Scott

Resenhas - O Talismã

jotaefesanchez 19/01/2021

Origens do "Romance Histórico"
A formidável escrita de Walter Scott sempre me agradou. Nesta novela, conta a trajetória do misterioso Cavaleiro do Leopardo, enviado sozinho às Cruzadas. O tipo de narrativa que envolve acontecimentos e personalidades reais, entre situações que podem (ou não) ser frutos de fantasia, deram origem ao "romance histórico" e foram muito populares na Europa. Leitura rápida e muito interessante.

O ponto negativo fica para a péssima edição do antigo CDL (Clube do Livro), pois traz a obra "resumida", picada e mutilada do original, que tem mais aprofundamento em todo o contexto da Cruzada liderada por Ricardo, Coração de Leão. Uma pena não ter essas obras na íntegra em português.

Carlos 02/01/2022

Uma caixinha de surpresas
Sir Walter Scott é de uma criatividade incrível! Uma história envolvente, com aventuras, esperanças, e muitas, muitas lições. A maneira como o autor vai costurando toda a história no final é incrível, não deixa nenhuma ponta solta. Já li "Ivanhoé" e "O Talismã", ambos na tradução em português de Portugal. Uma pena não ter uma boa tradução para o nosso português e suas outras obras traduzidas.