Leaves of Grass

Leaves of Grass Walt Whitman

Resenhas - Leaves of Grass

Fatimaluiza19 15/05/2022

More than we know
As a millenial that recently has liked up with the latest Kendrick Lamar's album "Mr. Morale & The Big Steppers", Whitman's poems feel exactly like a deep symbolic Kendrick Lamar song. I know I'm getting the timeline wrongly here because there are hundreds of years separating Lamar and Whitman apart, but what I'm trying to say is that hip hop is not that far from what we consider classic literature as these modern poets like Kendrick himself and Nas (that I've mentioned before in another review) are capable of depicting feelings, places and life experiences onto their music crafts like these poets did back in the day.
Fatimaluiza19 15/05/2022minha estante
linked up** lol

hobbitusille 10/01/2023

O Captain! my Captain!
Como o poeta morto que sou, eu resolvi ler Walt Whitman apenas pela incrível influência que o Professor Keating tem sobre mim, e eu não esperava que fosse gostar tanto assim.

Não me considero inteligente suficiente pra tecer uma resenha super detalhada, destrinchando a escrita, composição ou significado das palavras de Whitman.

Porém, me considero bom o suficiente pra recomendar esse apunhalado de poemas incríveis e muitas vezes tocantes. Então, por favor, se você genuinamente gosta de poesia ou apenas gosta muito de sociedade dos poetas mortos: leia este livro.

Marcos606 21/07/2023

Estados Unidos, 1855, 12 poemas sem titulo ou nome do autor, são publicados anonimamente, o resto, como dizem é história.

Whitman passou grande parte de seus primeiros 36 anos de vida caminhando e observando na cidade de Nova York e Long Island. Ele visitava o teatro com frequência e assistia a muitas peças de William Shakespeare, e desenvolveu um forte amor pela música, especialmente pela ópera. Durante esses anos, ele também leu muito em casa e nas bibliotecas de Nova York e começou a experimentar um novo estilo de poesia. Enquanto professor, impressor e jornalista, ele publicou histórias e poemas sentimentais em jornais e revistas populares, mas eles quase não apresentavam promessa literária.

Na primavera de 1855, Whitman tinha poemas suficientes em seu novo estilo para um volume fino. Incapaz de encontrar uma editora, ele vendeu uma casa e imprimiu a primeira edição de Leaves of Grass às ​​suas próprias custas. O nome de nenhum editor e nenhum nome de autor apareceu na primeira edição em 1855. Mas a capa tinha um retrato de Walt Whitman, “ombros largos, carne vermelha, sobrancelha de Baco, barba como um sátiro”, como Bronson Alcott o descreveu em um diário em 1856.

A primeira edição incluiu poemas famosos, mas ainda sem titulo, como “Song of Myself” e “I Sing the Body Electric”, celebrando a beleza do corpo humano, a saúde física e a paixão sexual. Em um prefácio que foi excluído das edições posteriores, Whitman sustentava que o estilo de um poeta deveria ser simples e natural, sem métrica ortodoxa ou rima, como um animal ou árvore em harmonia com seu ambiente.

Sob a influência do movimento romântico na literatura e na arte, Whitman sustentou a teoria de que a principal função do poeta era expressar sua própria personalidade em seus versos. A primeira edição de Leaves of Grass também surgiu durante o período mais nacionalista da literatura americana, quando os críticos clamavam por uma literatura compatível com o tamanho, os recursos naturais e as potencialidades do continente norte-americano. “Queremos”, gritou um personagem de Kavanagh (1849), de Henry Wadsworth Longfellow, “uma literatura nacional totalmente desgrenhada e sem tosquia, que abalará a terra, como uma manada de búfalos trovejando sobre as pradarias”. Com o mesmo fervor, Whitman declarou em seu prefácio de 1855: “Aqui estão os brutos e barbas e espaço e robustez e indiferença que a alma ama.” Ele se dirigiu aos cidadãos dos Estados Unidos, exortando-os a serem grandes e generosos em espírito, uma nova raça nutrida na liberdade política e possuidora de almas e corpos unidos.

Foi em parte em resposta aos ideais nacionalistas e em parte de acordo com sua ambição de cultivar e expressar sua própria personalidade que o “eu” dos poemas de Whitman afirmou uma força e vitalidade míticas.

O maior tema de Whitman é uma identificação simbólica do poder regenerativo da natureza com a divindade imortal da alma. Seus poemas são repletos de fé religiosa nos processos da vida, particularmente os da fertilidade, do sexo e da “gravidez incansável” da natureza: grama brotando, pássaros acasalando, vegetação fálica, oceano materno e planetas em formação. O “eu” poético de Leaves of Grass transcende o tempo e o espaço, ligando o passado ao presente e intuindo o futuro, ilustrando a crença de Whitman de que a poesia é uma forma de conhecimento, a sabedoria suprema da humanidade.

Anna.Beatriz 20/02/2024

É impossível sair ilesa de Whitman
Os livros de Whitman são como sua própria carne, "Who touches this book touches a man". Whitman considera suas obras partes de si, - ou o Si completo, ele ousaria dizer.

Whitman abraçou o mundo e ler suas obras é como sentir esse abraço, enquanto eu lia essa edição completa de Leaves of Grass eu chegava a sentir um calor no corpo, tão paupáveis são os efeitos de Whitman sobre o leitor.

É um experiência única, um poeta de personalidade inigualável, o maior de seu tempo. Um amor por si que pode ser narcísico mas também é estendido ao Outro na mesmíssima intensidade.

É impossível fechar "Leaves of Grass" com o mesmo coração de quando abrimos. Linda leitura.

"There is no conclusion. There is no cadence. There is no ending. We go on forever."