Invernia

Tay Ramos

Resenhas - Invernia

Anderson 17/12/2021

Sobre Invernia...
A ideia de uma antologia de contos em um mesmo cenário descrita por autores diferentes me pareceu o ambiente perfeito para abordar diversos temas dentro de Invernia, eu comecei a le-lo esperando um pouco menos de unidade entre os contos e mais variedade nas histórias e lições de morais abordados. O que aconteceu foi que a maioria dos contos tinham a mesma ideia de um objeto mágico e a busca por ele e com isso, uma lição de moral era gerada. Com isso, foi ficando repetitivo e em alguns momentos eu me vi totalmente fora da história. Talvez se eu tivesse lido de modo mais demorado, ao longo das semanas ao invés de ler um atrás do outro, eu aproveitasse mais. De qualquer maneira, não houve um conto ruim nessa antologia e todos os autora escrevem muito bem, eu só esperava um pouco mais de diferença entre as histórias.

Italo Amorim 21/12/2021

Uma equivalência entre mérito e problema
Curioso começar dizendo que há equivalência entre o mérito e o problema que identifiquei ao ler "Invernia". Isso porque, querendo ou não, o significado de equivalência é totalmente oposto ao que "mérito" e "problema" podem ser. Mas vamos segurar esse paradoxo, prometo trabalhá-lo com calma mais para frente.

"Invernia: Antologia" reúne no seu conjunto de contos interpretações distintas sobre uma mesma região fictícia, região essa que dá título ao livro: Invernia. De cara, temos dois backgrounds importantíssimos para o desenvolvimento dos contos: 1) o tempo que dura o rigoroso inverno local e 2) o que geograficamente cerca a região de Invernia.

O grande mérito de "Invernia: Antologia" para mim, algo que ? ironicamente ou não ? acabou se tornando uma espécie de incômodo ao decorrer da obra, foi a sua linearidade de escrita. Cada autor soube respeitar muito bem a região fictícia e usar da sua criatividade para projetar uma história do local (ou no local); algo que, sinceramente falando, rendeu ótimas histórias.

No entanto, isso se tornou um problema porque em algumas sequências de contos vivíamos algo cíclico. Outro recorte histórico, outros personagens, outra época do ano e o mesmo ciclo de desenvolvimento; algo que contrapõe a ideia de identidade que se espera ao ler autores distintos. Não que isso torne os contos ruins, longe disso, mas alguns apenas soam como histórias semelhantes em tempos diferentes. Acho que o enfoque na fantasia tem alguma "responsabilidade" nisso.

A ideia de que ao entender o passado você preverá o futuro é ótima, pode até ser um pilar que argumente a favor desse "ciclo" entre contos, porém com a constância vista me incomodou enquanto leitor.

No mais, diria que "Invernia: Antologia" funciona muito bem no que se propõe quanto obra. Enriquece uma região fictícia com ótimas histórias de ótimos autores, mas ? de novo reforçando que é uma visão como leitor ? é um livro que funcionou muito mais quando decidi ler um conto por dia do que quando li sequencialmente. Numa visão muito subjetiva, trata-se de um livro perfeito com um pequeníssimo asterisco no final. Surpreendeu, mas tinha teto para fazer isso de um jeito um pouco melhor.

Por fim, paradoxo a parte no título da resenha, é uma obra que eu recomendo bastante. Pela identidade, pela qualidade de escrita e pelo cuidado que cada conto carrega.

@admiravel_leitura 13/05/2022

Uma boa viagem gelada
Um lugar permeado de montanhas geladas, vilarejos remotos e muitas lendas passadas de geração em geração e contadas ao redor da fogueira. Essa é Invernia, o lugar onde o gelo e a fantasia imperam no imaginário popular.

Com 18 contos e um poema, essa é uma antologia que difere de outras coletâneas. Isso, porque a obra foca em mostra as diversas possibilidades de se explorar um determinado tema; Um lugar remoto dominado pela força incomensurável da neve.

“Invernia” é um lugar frio que possuí suas próprias lendas, histórias, superstições. Um local regado de muita fantasia e que esconde os maiores perigos em cada canto explorado pelos homens de suas terras ou por nós, meros leitores.

Aqui, as narrativas se atem a contar um pouco da história de Invernia. E embora todos os textos se passem dentro do mesmo universo, os contos não se interligam, alguns possuem referências, mas no geral, são histórias independentes.

Um aspecto extremamente positivo dessa antologia é a qualidade da escrita de seus participantes. Todas as tramas são excelentes no que diz respeito a desenvolvimento de narrativa e os contos passam aquela sensação de perigo e fantasia ao leitor.

E, embora eu tenha gostado demais de toda a antologia, tenho uma breve ressalva, visto que os contos são em sua maioria longos e poucos detêm uma “originalidade” dentro do tema proposto. Esse ponto em específico acabou fazendo a minha leitura ser lenta e tornou a obra um tanto enfadonha.

Talvez uma solução, seria dividir a antologia em dois tomos.

Ademais, se você leitor quer conhecer um lugar mágico e perigoso, repleto de boas histórias e lendas contadas de geração em geração através de narrativas bem escritas e descritas, então você precisa arrumar as malas, pegar um casaco e viajar até Invernia.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/