O seu nome

O seu nome Liza Abreu

Resenhas - O Seu nome

Afrodite Se Quiser 24/01/2024

Cecilia é uma adolescente rebelde com causa e cheia de traumas, atraída por situações de riscos e fragilizada, porem é uma jovem talentosa e com uma sensibilidade musical. Ela chama a atenção de uma pessoa misteriosa na internet, que poderia ser uma pessoa pervertida, um stalker, um amigo maldoso querendo "brincar" com ela, e faz amizade com essa pessoa, pois parece compreender o caos dentro dela. No meio de tanto problemas cotidianos adolescentes e traumas, Cecilia termina um namoro com um rapaz desagradável e passa a se envolver um jovem tímido e muito misterioso da sua escola que ninguém sabe o nome.

A escrita da Liza é poética e envolvente, ela sabe compor um mistério, o estilo dark da história, a ambientação em uma cidade histórica como Petrópolis deu um toque (pelo menos para mim) bastante atrativo, chegou numa parte do livro que eu não conseguia parar de ler, o mistério por trás da identidade da pessoa que conversava com a Cecília fez com que eu começasse minhas teorias. O fato de as conversas entre Cecília e a pessoa da internet não identificar quem estava falando o que, dificultou um pouco a minha leitura que às vezes me fazia voltar para me orientar e saber quem era o dono da fala (essa parte pode ter sido falta de atenção minha pelas leituras na madrugada), mas isso não desmerece nem um pouco a escrita de Liza, que me envolveu a ponto de eu querer ler os outros livros que ela escreveu.

Camila 06/01/2024

Parece um filme!
Primeiramente, vamos falar da escrita da autora. Que escrita maravilhosa, leve e poética, o capítulo acabava e eu queria mais! Aliás, o fato dos capítulos serem curtos e objetivos me fizeram ler bem mais rápido, foi muito gostoso ler cada capítulo.
Eu amei a Cecília, ela é a minha personagem preferida. Adorei a ambientação, a vibe meio gótica, meio dark. Os acontecimentos do final foram incríveis. Eu me senti assistindo um filme!

Mariana113 11/10/2023

Nao entendi 🤬 #$%!& nenhuma, fingi q li pq n li nada, n me prendeu e foi mto frustante

Muito possivelmente deve ser meu déficil de atenção, mas foi tao frustante ler....me senti um neandertal e tenho certeza q se em algum momento eu quiser reeler terei um outro pensamento.
Tudo de bom pra autora do livro??

Thalita @desabafoliterarioo 08/09/2023

"ENTÃO, FINALMENTE ELE SE FOI. A LUZ VERDE AO LADO DO NOME SE TORNOU CINZA, ASSIM COM SUA FOTO UM CÍRCULO VAZIO EM BRANCO"

Após vivenciar eventos marcantes no passado, Cecília acabou deixando de lado a sua paixão pela música, assim como também o seu relacionamento. E com o tempo, seu amigo virtual, com quem passava horas desabafando sobre tudo de sua vida, acabou desaparecendo sem deixar rastros.

Há um mistério relacionado a esse amigo virtual e o filho estranho do diretor, com quem Cecília acabou criando um vínculo recentemente, que leva os dois a terem algo em comum: ambos não têm o seu próprio nome revelado para ela.

É a partir desse mistério e acontecimentos suspeitos, que acabaram surgindo com o aparecimento do filho do diretor, que a história vai girar. Trazendo capítulos com um bom toque de suspense e uma trama interessante.

A história é narrada com capítulos alternando entre o passado e presente de Cecília. Fazendo com que compreendamos o motivo de suas escolhas. E aos poucos criando uma conexão com a história.

Os capítulos finais foram de 0 a 100 em um minuto. Foi tudo se encaixando. Altas revelações com um  bom desfecho. E no fim, a verdade oculta sobre o nome é contada.

Além de trazer algo fictício, a história nos faz refletir sobre assuntos delicados que podemos tirar do papel e colocar em prática na vida real. Recomendo a leitura.

Margarida.Ribeiro 31/08/2023

? RESENHA?
?Caindo na escuridão, devagar, aproveitando a queda e a sensação de perda de controle. Receosa pelo medo de se chocar contra o pavimento e se despedaçar inteiramente.?

?Cecília é uma adolescente que nasceu com um dom incrível para a música, mas uma triste tragédia que ocorreu na sua fase da infância, fez com que se afastasse da música. A moça também tornou-se uma adolescente cheia de crises de ansiedade. Ela até tem uma personalidade muito forte, porém é mega impulsiva e as vezes pega uns caminhos bem nada ver na vida.

?A moça tem um passado traumático e um futuro cheio de mistério - sendo o principal deles, uma amizade virtual que ela tem bastante contato, mas que de repente some sem deixar rastro.

?Ela vai se envolver com um garoto que na opinião do colégio inteiro, é bem esquisito. O que ninguém sabe é que esse menino trava uma luta diária contra os próprios demônios, por possuir um passado nebuloso que o obriga a esconder o próprio nome.

?Além de Cecília, o amigo virtual e o colega de escola misterioso, você vai conhecer, as irmãs de Cecília, o pai, os amigos e o ex-namorado dela. Resumidamente, ela era bem agarrada ao pai, mas se afastou por conta de uma situação do passado, o ex-namorado é um merda, os amigos são bacanas e as irmãs são as melhores - as duas são personagens muito bem construídos, que estão sempre lá por Cecília e torcem para a irmã recuperar sua essência. Ainda que tenham brigas e uma relação que as vezes é bem complicada, também tem muito acolhimento, amor e união.

"? Você quer ser a minha namorada?
? Está mesmo me pedindo em namoro agora?
? Sinceramente, já me sinto como seu."

Vanessa Musial 29/07/2023

Leitura Viciante
Nesse livro, somos apresentados a Cecília, uma protagonista com muita personalidade, um tanto impulsiva e tempestuosa, com o passado cheio de traumas e o presente, repleto de mistérios – sendo o principal deles, um correspondente secreto com o qual troca mensagens na internet, o principal plot que impulsiona a trama.

Além da protagonista e do garoto misterioso, há outros personagens interessantes como o grupo e amigos e as irmãs da garota, que na minha opinião são as mais bem desenvolvidas, mostrando todo o acolhimento que a adolescente pode ter em casa e as relações que, mesmo complicadas e cheias de camadas, não falta amor e união.

É muito cativante a forma na qual a trama conduz o leitor, à medida em que as páginas avançam vamos descobrindo cada vez mais sobre o passado de Cecília, os motivos pelos quais ela costuma tomar atitudes instintivas e por vezes um tanto rebeldes, e também o mistério central do livro vai ganhando respostas como um quebra-cabeça que as poucos se encaixa. Os últimos 10% do livro são realmente surpreendentes!

Com certeza é uma leitura que eu indicaria para quem gosta de romances com muito mistério e um toque sombrio.

“Para Cecília não havia outra forma de viver sem se lançar acima de todas as atribulações. Alguns acreditam na hipótese de ter nascido com um instinto de caça, outros que algo muito errado estava enterrado dentro dela, algo que nem mesmo um remédio ou sessões de terapia pudessem resolver. Parece uma existência agitada, mas para ela ainda não havia vivido nem um terço.”
Liza.Abreu 03/08/2023minha estante

Januariobook 28/07/2023

Um drama caótico
A Resenha foi publicada em formato de vídeo no YouTube. Podendo ser acessada através do meu perfil aqui no skoob.

MykaaMoon 21/06/2023

Viciante!!!!
Leitura completamente fluída e viciante!!!!
Me sinto honrada pela autora ter compartilhado essa obra comigo.

Eu acabei lendo e terminando no mesmo dia.

Impossível não se viciar na história da Cecília. Uma jovem cheia de escolhas e decisões ruins com consequências ainda mais devastadoras. Porém, uma jovem também firme e, que por vezes dava para ver quando ela conseguia se auto resgatar em seus momentos insolitos.

Confesso que o mistério em torno do livro foi o que mais me instigou.

Uma amizade virtual e com um perfil fake... são tantas características de quem viveu a era do Orkut e início do Facebook vão assemelhar as coincidências.

O romance também envolvido foi maravilhoso de acompanhar, com todo o suspense e fragilidade de ambos. Amei a narrativa das irmãs e a amizade entre ambas mesmo com as suas diferenças.

Ahhhh, impossível não entrar em uma máquina do tempo com algumas músicas citadas que foram de extrema nostalgia dos romances na adolescência.

As referências culturais de Petrópolis e a catedral neogótica me deixaram mais imersa na leitura.

É uma leitura maravilhosa e com muitas vivências que alguns adolescentes vão se identificar.

Piter 15/05/2023

ADOLESCENTES, AVENTURAS E UMA PITADA DE ALGO... DARK
Cecília, jovem cheia de problemas — escola, passado, família, amigos, amores —, passa por todos os apertos e fantasias da adolescência enquanto tenta descobrir a identidade de um correspondente virtual que espreita sua vida nas sombras.

Narrativa jovial e novelística. Entrega o gosto de acompanhar uma adolescente por várias situações complicadas, dignas dessa época de nossas vidas. O enredo lembra Skins e outras séries para moças e rapazes pujantes em plena efervescência juvenil, mas com as regionalidades das nossas terras.

O que conduz pelas páginas é o mistério ao redor do garoto da Internet. Quem é? Um fake? Stalker? P3dóf1l0 por trás da tela? Todos já gostamos de alguém que só parece existir no interior das redes e filamentos cibernéticos. A imagem inventada dentro do emaranhado de dados, programas, aplicativos. O quanto de nós é real do outro lado? Quanto de nossa face não passa do resultado de ângulos bonitos, metamorfoses de filtros, palavras ponderadas?

O digital nos falsifica. E o livro expõe isso de maneira notável Me vi em muitas das cenas e decisões de Cecília. A trama faz voltar um pouco no tempo, embora eu ainda viva as nuances da jovialidade. Imergi nas temáticas: primeiros romances, primeiras desilusões, os medos, a sede de pertencimento.

Uma coisa a qual me atraiu de cara foi o ambiente de Petrópolis, caro por justamente ter preservado muito da arquitetura neogótica — citada no livro. As menções da catedral me fisgavam onde apareciam.

Destaque para a construção instigante da protagonista com as irmãs. A relação das três foi agradável de assistir. E como não ficar animado pelas cenas com o filho do coordenador? Tanto ele quanto o amigo da Internet me intrigavam.

A escrita talvez precise de mais coesão nas frases e também a algumas chatices gramaticais, porém isso não diminui o envolvimento com o texto. Vale dizer: a obra passou por 5 reescritas.

“O Seu Nome” leva a observar de perto o caos a pairar sobre a cabeça d’uma menina devastada. Agradeço à autora pelas nossas conversas. Trocar pontos de vista e impressões me permitiram ver a história por outros vieses em muitos pontos. Elemento diferencial essa acessibilidade da nossa literatura.

Camila1095 22/04/2023

"Pessoas duronas também possuem medos"
Bom, não foi uma leitura que me prendeu, mas os temas abordados são temas importantes e necessários. Talvez eu não tenha me sentido tão envolvida com a história por não ser meu tipo de leitura.
Uma coisa que me deixou um pouco perdida foi as narrações em muitos tempos diferentes na parte 1, fez com que muitas vezes eu confundisse as épocas. Fara isso é um livro bom com um cunho muito importante na vida dos adolescentes e os problemas que não são conversados entre os parentes e que muitas vezes não tem o apoio da própria família.

Gabrielly266 17/04/2023

Esse livro me trouxe um mix de sentimentos e emoções, em certos momentos estava super agarrada na história e queria devorar o livro em um dia e em outros momentos só queria terminar logo porque não estava mais entendendo nada. Confesso que é um tipo de história que não gosto tanto, mas quis ler pra me arriscar mais nas leituras.
Achei a capa linda e foi um dos pontos que me fez querer ler o livro.

Vit 11/04/2023

A escrita é bem detalhista o que foi bem confuso em alguns momentos. Monótono e sofrido, a trama entre as personagens é um verdadeiro mistério, mas em meio a lembranças do passado, a parte sombria da história vai aparecendo.

ensaiodelivros 30/03/2023

O seu nome - resenha
Indecifrável é a palavra que posso usar para descrever o sentimento ao ler esse livro, e isso não de maneira negativa, apenas inefável. Cecília, a protagonista é uma garota forte, com sonhos mas tem seus demônios como todos nós e os demais personagens são legais. O livro é recheado de referências ao decorrer da história o que particularmente eu amei (até porque eu entendi todas kkkkk), também possui músicas ótimas e uma história curiosa e às vezes confusa. Diversos momentos fiquei incrédula com uns acontecimentos por serem tão melancólicos mas nada assusta mais que a vida real né então isso passa.

No geral eu curti o livro, tem uma escrita leve (apesar da temática dark) e é bem legal, uma leitura rápida

Diário da Arte 13/02/2023

Mudanças
Tive o privilégio de ler as duas versões desse livro, a primeira e agora a segunda e caramba quando eu li a primeira já tinha achado incrivel e gostado muito, mas agora essa segunda, ela colocou pontos finais onde tava aberto, ela deixou o livro mais simples com capítulos menores e melhor explicado, antes tinhas muitas frestas espaços que precisavam de explicação, agora, ficou tudo definido certinho, fora que o suspense maior nem é o nome do rapaz, mas sim descobrir o nome do amigo da cecilia, ah a cecilia, passa por tanta coisa que gostaria de ter um terço da força dela. O rapaz também passou por muita coisa e isso afeta nossa cabeça de forma grande não sei como eles conseguiram lidar tão bem com os traumas. Mas me vejo em algumas atitudes deles, atitudes que nem todos os leitores vão entender, pois é preciso ter uma dor parecida para entender, recomendo esse livro, amei ele.

Lari reis 11/02/2023

Mistérios
O Seu Nome é um romance dramático com uma pitade de suspense. O livro vai contar sobre a Cecília, uma adolescente com um dom para a música, mas que ainda criança sofreu abuso, mudando-a desde então e afetando sua relação com o pai e as irmãs. Passou a ser uma pessoa mais fechada e mal humorada.

Em certo momento de sua adolescência ela faz um amigo virtual, esse acaba sendo um ponto de alívio em sua vida, ele parece diferente, não a vê como os outros caras. Entretanto, após sentimentos conflitantes, ela o afasta, e o garoto desaparece da rede.

O desaparecimento do amigo virtual, mais o término com o namorado babaca, deixam Cecília pra baixo. Até que um garoto estranho e sem nome chama sua atenção.

Ela pensa que ele pode ser seu antigo amigo virtual, e decide se aproximar. É então que cresce um romance entre duas pessoas quebradas que se sentem seguros um com o outro.

Esse livro tem um escrita bem fluida, com uma linguagem levemente poética. Tem um mistério presente na trama envolvendo o tal amigo virtual e o outro garoto que não pode dizer o próprio nome e vive sempre machucado. Isso me deixou instigada durante toda a leitura, apesar de não ser esse o foco do livro, e sim a Cecília e seus conflitos internos.

Os personagens são bem construídos, e realmente passam uma vibe adolescente.
No final tudo se encaixa e você finalmente entende os mistérios colocados. E eu gostei do final.