Contos Escolhidos

Machado de Assis

Resenhas - Contos Escolhidos

1 | 2 | 3 | 4

igsuehtam 15/08/2020

Machado é o melhor, sem dúvidas.
O espelho, A cartomante, A causa secreta, Mariana, O enfermeiro, A chinela turca, Frei Simão, Verba testamentária, Noite de almirante, Marcha fúnebre, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus, A igreja do diabo, são os melhores conto desse livro, vale a pena a edição!

CB 23/07/2020

Dê uma chance vale a pena
depois de passar minha época de escola e faculdade negando os clássicos brasileiros resolvi dar uma chance e que bela surpresa.

natalya 21/06/2020

Contos escolhidos
Alguns mais que outros, mas, no geral, são contos muito interessantes. Em quase todos tem envolvido morte, casamento ou traição, quando não há de tudo um pouco em um só! Sou suspeita pra falar dos escritos de Machado, mas recomendo mesmo assim a leitura de seus contos.
"A igreja do diabo", "Conto de escola" e "Uns braços" são uns dos meus preferidos.

Lilly.Elli 20/05/2020

Sobre o livro
Não ouso dizer o quanto Machado de Assis é maravilhoso, então falarei dessa edição. Esse livro é muito gostosinho e aconchegante. As letras são um pouco pequenas, e a capa é fininha, mas é uma edição maravilhosa para um livro de bolso. Eu tenho esse livro e super recomendo pra quem gosta de andar com livros na bolsa pra ler em qualquer lugar.

daia 08/05/2020

Contos escolhidos Machado de Assis
O tempo dirá! E, sempre diz.
Um viva a Machado de Assis! Viiivaaaa!

Fidelis 08/05/2020

A genialidade de um brasileiro
?Na literatura de Machado de Assis o que mais interessa não é a ação externa, o enredo, mas o modo pelo qual o externo interfere no interior, ou seja, tudo aquilo que na ação pode ser revelador da psicologia dos personagens.?

Estou impactado com a genialidade de Machado de Assis. Já tinha lido alguns de seus livros, mas esta coletânea de contos foi arrebatadora pra mim.Destaco alguns como O Espelho, O Alienista e Pai contra mãe, mas todos são sensacionais, especialmente pelas críticas e reflexões atualíssimas sobre a vida (interior e em sociedade). Salve Machado!! Pretendo ler toda a sua obra.

Mauricio Gonçalves 26/02/2020

OK
Alguns contos interessantes, outros nem tanto. É preciso estar acostumado com a linguagem para não achar a leitura custosa. Como opinião pessoal, os contos são lidos de forma rápida, o que não motiva muito ler o próximo logo em seguida, sendo um livro que te permite muitas distrações, fazendo um livro pequeno ser demorado.

Fabiane 12/07/2019

Contos: Missa do galo, Conto de escola, Cantiga de esponsais, Teoria do medalhão, O espelho, A cartomante, A causa secreta, A chinela turca, Mariana, O enfermeiro, Um cão de lata ao rabo, Uns braços, Frei Simão, Aurora sem dia, O segredo do bonzo, Verba testamentária, Conto alexandrino, Noite de almirante, Ex cathedra, O caso da vara, Uma noite, Maria Cora, Um homem célebre, Miss Dollar, Marcha Fúnebre, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus, Uma senhora, Dona Paula.

Livia Barini 18/03/2019

Bonzinho
Machado de Assis foi meu autor brasileiro favorito na adolescência.
Mas contos não são meu gênero literário predileto, ao contrário, deixam-me com a impressão de uma história mau desenvolvida.
Há no livro contos muito bons, outros nem tanto.

Taíla 14/08/2018

Fã de clássicos
Tenho consciência de que nem todas as pessoas gostam de ler os clássico, mas digo que eu curto sim, nem todos os autores e nem todos os estilos, mas Machado de Assis tem um tipo de escrita que não considero maçante, enrolada ou de entendimento muito difícil.

Por serem contos, a leitura fica bem mais rápida e o mais longo é O Alienista, com 47 páginas, que já havia lido nos tempos de escola, mas não lembrava do desfecho. Os demais são bem mais curtos. Os temas das histórias variam, porém sempre focam nas relações humanas. Trazendo, na maioria dos casos, reflexões sobre a vida e a forma como vemos as outras pessoas.

Muitos dos casos, apesar de se passarem há muitos anos, poderiam ter acontecido ontem ou hoje que não seria de se estranhar. Diferente dos contos da autora Lygia Fagundes Telles que fiz resenha aqui, a maioria dos contos já traz um desfecho definido para o leitor (não, nesse livro não temos a história de Bentinho e Capitu), tudo muito gente como a gente, sem ter vergonha de mostrar que não somos tão bonzinhos como pintamos por aí.

Gosto dessa visão mais realista das histórias e das pessoas e sigo recomendando a leitura dos clássicos para entender e conhecer parte de nossa história, pois os autores trazem muito do contexto histórico e social da época em que viveram.

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/contos-escolhidos-machado-de-assis-resenha

Willouro 09/07/2018

Um grande autor pelos detalhes menores
A edição que tenho em mãos é a da Martin Claret de 2002, nela se apresenta 29 contos.

Alguns contos específicos são grandiosos, geniais, mas outros são apenas ok. De qualquer forma, nenhum é ruim. Longe disso! Machado realmente escrevia muito bem, a ponto que até as estórias "mais clichês" ganham nosso prazer pela forma com que se dá a narração.

Ele sabe economizar ou só fazer sugestões, assim como acertar o tempo de revelar certos detalhes nos momentos certos. Em sua escrita se dá muita vazão para o leitor, criando um jogo muito bom com a nossa atenção. Diversas passagens tem trechos que falam "não vou comentar sobre tal coisa que aconteceu pq não vem ao caso", ou ainda "tal coisa não é possivel de ser descrita em palavras, o leitor deve imaginar como ocorreu"; esses detalhes são muito bons, tanto para a fluidez do texto, como para a imersão, e por fim acaba ainda dando camadas extras para as estórias.

Vale a pena ler esse livro, mesmo que a edição que eu tinha fosse simples e não ajude muito a introduzir o leitor ao livro em si. O livro não contém um prefácio, e a bibliografia sobre autor é bem básica. A seleção dos contos também parece não ter uma ordem ou curadoria que faça tanto sentido... mas ao ler os contos você é capaz de aproveitar o livro muito bem.

Daniel 17/11/2016

Ironia e Humor Refinado em Machado de Assis
Machado de Assis é, sem a menor sombra de dúvidas, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Dono de uma escrita inventiva e genial, o escritor carioca nos apresentou em suas obras uma linguagem irônica, um humor refinado e personagens inteligentes e sofisticados para sua época. Em seus contos, Machado apresenta narrativas realistas, com críticas às principais instâncias da sociedade, como a aristocracia carioca, o Clero e a Igreja católica. Seus contos, muitas vezes longos, são exemplos de uma linguagem objetiva e direta, cuja narrativa se pauta no tempo psicológico, dando ênfase no comportamento humano, o que faz com que sejam destacados os vícios e os comportamentos reais de suas personagens.

Liz 14/07/2016

Resenha Comentada do Livro Contos Escolhidos do Machado de Assis
Contos Escolhidos é uma coletânea composta de doze contos clássicos brasileiros e obras-primas de Machado de Assis.

Em seus contos verificam-se constantemente os conjuntos de temáticas: ironia e humor, tragédia e comicidade, a loucura, o desejo pela perfeição – não atingida -, a dúvida, críticas as vaidades humanas entre outros. Por uma linha temos o lado psicológico das personagens, o que se passa em sua alma e por outra linha temos constantes diálogos que nos dão à sensação de estar escutando a fala das personagens, vendo as cenas e a observação de seu mundo exterior.

Em “Missa do galo”, por exemplo, temos a narração de Nogueira contando uma conversa que teve com Conceição, uma senhora casada de trinta anos, quando ele tinha dezessete anos e estava hospedado na casa de Meneses, esposo de Conceição. Uma narrativa tensa, na qual a perspicácia de um leitor assíduo faz supor que havia um suposto triangulo amoroso, porém não se tem a certeza de nada, mas no diálogo dos personagens há muitas insinuações sedutoras, deixando uma brecha de dúvida no relacionamento entre Nogueira e Conceição. Em “Uns Braços” temos também um relacionamento de atração de um rapaz jovem por uma mulher mais velha, em um jogo escondido de sedução feminina.

Os contos “Um homem Célebre” e “Cantigas de Esponsais” narram à ambição artística de dois músicos populares que anseiam compor uma boa música e ser lembrado por ela após sua existência, porém não conseguem e morrem antes, todos de maneira trágica e ao mesmo tempo cômica.

Em “Teoria do medalhão” temos um conto feito totalmente de diálogos entre um pai e um filho, sendo que o segundo poucas vezes interfere na conversa, no qual o pai dá conselhos medíocres para o filho se tornar um medalhão (sábio que consegue respeito e fama) e conseguir facilmente sucesso na vida. Temos neste conto uma visão crítica da sociedade da época, que ainda está presente na contemporaneidade.

Resenha completa com resumo de todos os contos em: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/2012/12/resenha-comentada-do-livro-contos.html

Lizandra Souza.

site: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

TÁSSIA ROCHELLI 16/09/2013

Contos Escolhidos
Machado de Assis sempre foi brilhante no escolheu fazer. Sua arte de escrever contos fascina qualquer um que se depara com uma narrativa dessas. Uma das coisas que mais nos causa espanto é o seu conhecimento em relação à vários assuntos. De tudo ele sabe falar, seu vocabulário então... é de causar inveja, é por isso que ele é um dos autores brasileiros mais importantes da nossa literatura.

Sou muito fã!!!

Melissa Padilha 30/01/2013

Resenha Contos Escolhidos - Machados de Assis
Ler Machado de Assis, ou qualquer autor do seu nível não é lá das coisas mais fáceis da vida. Mas eu quando leio certos autores, já parto da suposição de que será uma leitura maravilhosa, e é isso que aconteceu aqui. Não consigo pegar um livro de Machado e ser imparcial, sou "parcialmente positiva" sempre!

Quando resolvi no início de janeiro começar a ler esse livro, depois que achei-o encaixotado aqui em casa, junto a uma pilha de outros livros que eu a tempos atrás comprei para o vestibular, quando o encontrei logo notei que não tinha lido esses contos de Machado, e o pior NUNCA tinha lido um conto de Machado, e lá foi ...a "culpa literária" bateu na porta. Sabe aqueles momentos em que você nota que um excelente autor foi pouquíssimo lido por você, pois esta foi minha sensação ao ver os Contos de Machado.

Enfim, a edição que li é uma bem antiga, daquelas coleções de jornal, que você compra associado ao jornal de domingo. O livro é um compilado de contos escolhidos pelo editor e contém 15 histórias escritas por Machado de Assis :

Terpsícore
O Enfermeiro
D. Paula
Singular Ocorrência
Missa do Galo

Comecei o texto dizendo que ler alguns autores não é lá muito fácil, e não sei exatamente dizer o porque, mas a leitura foi mais lenta do que imaginava, os contos são interessantíssimos, a todo momento você percebe a acidez crítica de Machado nas entrelinhas, através de analogias e metáforas muito bem criadas.

Mas li lentamente, talvez por uma exigência de atenção a mais que a leitura me requisitava, talvez quem sabe!

Fato é que a cada livro, a cada história Machado me surpreende mais com a capacidade de síntese e de visão do mundo crítica que o cercava.

Meus contos favoritos são O Alienista, Teoria do Medalhão, Sereníssima República e Pai contra Mãe.

Para quem não gosta de leituras longas, o conto é uma ótima opção, pois há aqui histórias interessantes e profundas, dosadas de uma ironia leve e muitas muito divertidas, como Terpsícore. E além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer a obra de autores consagrados como Machado de Assis.

Acho que muitos contos mostram as melhores escritas de Machado, é difícil comparar romances com contos, mas ao meu ver seus contos não ficam devendo nada a um dos seus excelentes romances. Acho que as características da escrita de Machado, a visão crítica e realista da sua época, é mostrada com uma exatidão incrível aqui.

É daquelas leituras que você lê um conto e tem que parar para alguns momentos de "digestão" da leitura, foi assim que fiz depois de ler por exemplo, Teoria do Medalhão e A Sereníssima República.

Talvez você não encontre exatamente esse livro por aí, já que é uma edição antiga e vendida numa coleção, mas há outras opções para quem quer ler contos de Machado.

1 | 2 | 3 | 4