Contos Escolhidos

Resenhas - Contos Escolhidos

1 | 2 | 3 | 4

deysiane 23/10/2023

Muito bom!
Não sabia que era possível escrever personagens tão profundos em tão poucas páginas! Isso realmente me surpreendeu mais que qualquer outra coisa. Adorei vários contos mas o meu favorito foi Aurora Sem Dia.

Obs.: Dei uma nota individual para cada conto e no fim tirei a média. Obviamente a maioria foi avaliada com 4,5 ou 5.
Luana1648 24/10/2023minha estante
Já quero ler Aurora sem Dia

Igão 17/01/2024

Me fez querer conhecer mais do autor.
Ainda não tenho muito conhecimento sobre a obra Machadiana, pois esta foi a primeira vez que me aventurei em sua escrita, mas posso garantir que foi ótimo, apesar de que provavelmente aproveitei apenas uns 60% de tudo que li, já que a linguagem é difícil, e também por conta da falta de conhecimento do contexto histórico de quando os contos foram escritos. Porém pretendo ler novamente quando tiver maior erudição. Este livro me incentivou a iniciar Memorias Póstumas de Bras Cubas, mas confesso que mesmo tendo esse "portifólio" e a confiança na escrita do Machado, não consegui prosseguir com a leitura de Memórias Póstumas, mas retornarei ao romance, talvez depois de mais alguns contos...

lannavissali_ 31/03/2024

Contos escolhidos
Não sou a maior fã de contos porque acho que as coisas acontecem muito rápido e eu fico perdida e entendo nada. Com esse livro não foi diferente, dos 30 contos eu só gostei de no máximo cinco, no momento só lembro de ?Maria Cora?, ?Miss Dollar? e ?Noite de almirante?, se me perguntarem sobre os outros contos eu sinto informar que não sei, eles não me cativaram o suficiente.
Uma pergunta aqui, Machado de Assis era apaixonada por uma mulher já comprometida??? Pq é só o que tem aqui
Camila Felicio 31/03/2024minha estante
Machado quando conheceu Carolina (sua mulher) ela era noiva de Eça de Queiros, maior romancista de Portugal, por isso a rixa kkkk E capaz que por isso exista alguma referência no texto :))

daia 08/05/2020

Contos escolhidos Machado de Assis
O tempo dirá! E, sempre diz.
Um viva a Machado de Assis! Viiivaaaa!

ajsjad 17/11/2021

Atemporal
Os contos machadianos nunca perdem o significado com o tempo. Eles apenas se ressignificam. Confesso que fiquei com um pé atrás quando comecei a lê-lo...os primeiros contos me pareceram meio difíceis e esse foi meu primeiro contato não só com Machado como também com a corrente do Realismo. Me surpreendi com o talento e erudição desse escritor...Machado de Assis é para ler e reler. Seus textos realmente requerem mais atenção, e há sempre o que notar de novo numa releitura. Machado de Assis foi indubtavelmente extraordinário, até porque temos que levar em conta não só o seu raro talento como também as dificuldades que ele superou para conquistar tudo isso,sendo assim, o leitor tem que fazer um esforcinho, pois de medíocres e despretenciosas suas obras não têm nada.

Machado de Assis é um autor que todo jovem brasileiro deveria ler...Não por obrigação, mas por aquisição de cultura.

artistaDEshit 30/08/2022

Amo Machado e amo contos entt n teve como n amar esse livro, eu li surpreendentemente rápido (5dias) pra algo "clássico" mas acho q isso se deve a leitura fácil dos contos q apesar disso n deixam de ser profundos (acho q n é bem essa palavra) enfim gostei e me deu um gás pra tentar ler Quincas Borba q qro ler desde de q li Memórias Postumas

Ps. Ler clássicos é bom mas clássicos BR é melhor ainda
Tadeu Jr. 07/09/2022minha estante
Também fiquei muito empolgado pra ler o Quincas depois de Memórias Póstumas. E valeu muito a pena, gostei mais do Quincas Borba. Pode ir que não tem erro...

Emi 06/07/2022

Nada menos que duas almas
Neste livros vamos encontrar vários contos dentre eles: O Espelho( meu favorito); O Alienista; A cartomante e outros.
É um mergulho a uma literatura e Brasil bem diferente do que vivemos hoje. É um livro curto com uma leitura tranquila é muito prazeroso.

Iara.Borges 18/07/2022

Os contos de Machado são muito bons, todos muito inteligente e que prendem a leitura. Neste compilado da pra ter uma boa ideia da variedade da obra do autor e no final do livro ainda há uma explicação sobre as principais características deles e como isso se expressa nos contos. É muito legal e enriquece muito a leitura.

rafa_._cardoso 05/05/2021

Contos e contos
Bom, machado de Assis né... Seria "chover no molhado" falar qualquer coisa sobre o autor, então vou direto para a obra.

São 30 contos, uns excelentes e outros, em certo nível, ok (não dá para agradar em todos), mas foram muito bem escolhidos pela editora.

Certamente vale a leitura.

Ana 25/11/2022

Adorei essa edição, pois achei genial como que os contos de alguma forma se conectam. E de como tiveram o capricho de explicar cada conto no final do livro, e ainda contar a vida desse digníssimo e melhor autor brasileiro com imagens ainda!

Essa minha vizinha que emprestou o livro, teve a sorte grande de comprar essa riqueza por apenas 2 reais, como é sugerido na contracapa! Isto que é lucro! ?

Os contos que mais gostei foram: "Teoria do Medalhão", "O Alienista" e "Um Homem Célebre". Mas todos eles são excelentes! ??

Icaro 08/03/2023

Excepcional
Machado de Assis é o escritor mais memorável brasileiro. De longe o mais completo e inteligente da nossa literatura. Com vasta obra e histórias originais e incríveis, ajudou a moldar o imaginário brasileiro.

Nessa coletânea de contos escolhidos não é diferente. Confesso que comprei o livro por causa do último conto ?A igreja do diabo?, mas todos possuem alta carga de qualidade.

Louis, o Bardo 31/10/2022

Esse livro é excelente!
Machado de assis, né meus amores? Quem diria que um autor tão renomado não me surpreenderia novamente com uma coleção de narrativas tão impecáveis quanto estas presentes no livro?
Leitura excelente em uma narração que só o Machado consegue fazer: formalmente escrita, mas de forma descontraída o suficiente pra se entender como se fosse seu avô contando uma velha história. A leitura te prende nas histórias, inspirando caras e bocas em sua exploração e tendo um suspense que te faz ficar curioso a cerca do que poderá acontecer em seguida. Você terá vontade de ler cada vez mais, e não descansará até absorver tudo o que cada conto tem a oferecer!
Enfim, maravilhoso, recomendo demais, nota 10

gab 13/02/2022

Ele tem uma forma de escrita única e põe referências geniais nos seus contos, ótima forma de se introduzir no mundo literário de Machado de Assis

Luiza 23/10/2021

Um gênio
Não canso de admirar as obras de machado,esse gênio da literatura brasileira
O seu jeito de escrever prende e cativa
O meu preferido é "A cartomante"

livia 18/10/2021

machado de assis supremo sempre
confesso q eu terminei esse livro n tem nem 24 horas e eu ja n lembro de quase nada, mas é bom eu juro!

1 | 2 | 3 | 4