A Estrela do Cerrado

A Estrela do Cerrado Renata De Luca

Resenhas - A Estrela do Cerrado

Andre L Braga 06/02/2022

Primeiro romance policial da autora!
Em seu romance de estreia, a Renata De Luca traz uma trama policial de linguagem moderna, fluída e descomplicada.

O crime, narrado neste livro, ao contrário da escrita da autora, é de uma complexidade ímpar, com diversos detalhes, meandros e algumas aparentes ?cortinas de fumaça?, tudo isso para deixar leitorxs curiosxs para os próximos detalhes, os próximos acontecimentos, as próximas revelações.

Um assalto aos cofres particulares de um banco. Jóias são roubadas, incluindo uma esmeralda de valor inestimável. Segredos, há muito guardados, também são levados pelos assaltantes. Na investigação, além da polícia de São Paulo, um investigador da seguradora do banco e um repórter da maior rede de televisão do país. Dentre as vítimas do assalto cinematográfico, algumas ?socialites? paulistanas.

A história é bem complexas, com muitos coadjuvantes e protagonismo compartilhado entre diferentes personagens, o que demanda atenção redobrada dx leitorx. Ao final, uma surpresa, que vai se desdobrando nos últimos 15 a 20% da história, mas que já estava presente axs leitorxs, desde o primeiro contato com o livro, em suas frases de impacto.

dimitriluz 28/12/2021

Eletrizante
Narrativa eletrizante e dinâmica, fazia tempo não devorava um romance assim. Li em três dias, elementos tão brasileiros misturados a conspiração internacional, achei fantástico, criativo e super bem adaptado a nossa realidade. Parabéns à autora!

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 10/12/2021

Mas crimes perfeitos não deixam suspeitas...
A Estrela do Cerrado é uma história policial que nos apresenta um crime daqueles difíceis de acreditar e de solucionar.
Aproveitando que a maioria das pessoas estaria ocupada demais comemorando o carnaval, uma quadrilha realiza um arquitetado assalto a um banco localizado na Avenida Paulista, umas das principais avenidas da cidade de São Paulo.
No roubo, são levados documentos, dinheiro e joias, dentre elas a famosa Estrela do Cerrado. Mas algo que chama a atenção de todos que, por algum motivo, conhecem um pouco a mais dos detalhes do assalto, é que por mais que diversos cofres tenham sido roubados, parecia que eles haviam sido escolhidos a dedo.
Com o desenrolar da história — e das investigações — vamos percebendo que realmente há muito mais por trás deste enorme assalto.
Devo dizer, aliás, que há muito por trás da história de cada personagem e, extrapolando ainda mais a interpretação, por trás de cada um de nós.
E é com essa trama bem construída e escrita numa linguagem clara — quase jornalística, para combinar com a profissão da autora — que Renata de Luca consegue abordar algumas temáticas importantes, como o abuso do uso de álcool.
A narrativa também nos faz refletir sobre relações familiares, construções sociais e a (des)organização de nossos cotidianos e crenças.
Outra coisa que pesa na história é o fato de surgirem sentimentos onde estes não deveriam surgir, e também toda a manipulação que há por trás deles.
São muitos os personagens que compõem está trama e a história deles está mais interligada do que parece. Cada um tem a sua importância e o seu papel na construção da narrativa, mas temos de prestar atenção à história para não nos perdermos entre eles e os cenários que percorrem.
Se você gosta de uma boa narrativa policial e de ler sobre crimes complexos, mas não gosta de cenas com muito sangue, A Estrela do Cerrado é o livro perfeito para você.

site: https://blogdastatianices.com/2022/05/03/a-estrela-do-cerrado-renata-de-luca/