A Estrela do Cerrado

A Estrela do Cerrado Renata De Luca

Resenhas - A Estrela do Cerrado

Aline.Goettems 16/12/2023

Acabei de terminar a leitura desse livro e precisava trazer essa resenha urgentemente haha. É um daqueles livros que no começo parece que nada se encaixa, sabe? Fiquei me perguntando inúmeras vezes qual seria a ligação dos personagens, e no final terminei igual esse emoji: 🤯

"A Estrela do Cerrado" é um envolvente romance policial que se desenrola nas movimentadas ruas da Avenida Paulista, em São Paulo. A trama se inicia com o audacioso assalto a uma agência bancária, no qual ladrões estrangeiros conseguem arrombar 170 cofres de aluguel, incluindo o que abrigava a valiosa "Estrela do Cerrado", uma esmeralda de grande valor.

A história ganha complexidade quando a investigação policial se concentra na proprietária da jóia, seus amigos e familiares. Dois protagonistas se destacam na resolução do caso: um repórter de TV, cujo faro jornalístico o leva a desvendar detalhes cruciais, e um experiente detetive da seguradora do banco, que utiliza toda sua perícia para seguir as pistas e desvendar os segredos ocultos dos cofres.

Ao longo do enredo, fiquei imersa em uma trama repleta de reviravoltas, conflitos familiares, traições e vinganças, revelando que os cofres não guardavam apenas bens materiais, mas também segredos do passado e crimes do presente. A combinação de elementos de suspense, mistério e drama cria uma narrativa cativante, me mantendo ávida por descobrir os desdobramentos da trama e desvendar a verdade por trás do roubo. Outro ponto que ganha destaque é a forma que a autora consegue deixar os capítulos curtos e ao mesmo tempo passar informações valiosas, deixando o leitor a par dos dois lados da história. O “mapa” que vai sendo atualizado ao decorrer da leitura também é um ponto que merece destaque, me senti ao lado da polícia tentando desvendar tudo.

Com uma trama bem desenvolvida e personagens convincentes, o livro se destaca como uma leitura envolvente para os fãs do gênero policial. Amei conhecer a escrita da Renata e já quero engatar para sua próxima história.

site: https://www.lostwords.com.br

Joi | @estantediagonal 20/01/2023

A Estrela do Cerrado | Renata De Luca
A Estrela do Cerrado é um thriller nacional, escrito por Renata de Luca. A narrativa dinâmica de Renata nos prende desde o inicio, quando já nos apresenta um sequestro que dá sequência ao roubo do banco. Impossível não ficarmos fisgados desde o inicio da trama e não querer desvendar os mistérios envolvidos no que ela nos apresenta. O fato do cenário ser bem conhecido por nós, ajuda com que a imersão da história seja total, onde tudo é tão familiar aos nossos olhos, como as ruas que os personagens frequentam, o carnaval e também elementos tão reais da nossa sociedade atual.

A investigação se desenrola através do diversos pontos de vista que teremos aqui, acompanharemos o depoimento e entrevistas das vítimas, dos suspeitos, das testemunhas e assim vamos entrelaçando todos esses personagens e formando a nossa própria linha de investigação. Quem ali esta falando a verdade? Aos poucos vamos descobrindo uma trama toda pautada em segredos da alta sociedade, traições e também vingança! Tem coisa melhor?

Os personagens são ótimos, mas um me chamou bastante a atenção. A cobertura midiática em casos de grande notoriedade no Brasil é sempre exacerbada e o fato de termos um repórter chamado Danilo, diretamente metido nas investigações me foi bastante convincente, ainda mais sendo um repórter que busca reconhecimento em cima de um caso de grande relevância.

O modo como a quadrilha funciona também foi outro ponto alto da leitura para mim, indicando o quanto eles, na maioria das vezes, se mostram muito a frente dos investigadores é algo interessante de acompanhar, visto que temos também a perspectiva desses personagens na narrativa.

Toda a construção de narrativa de A Estrela do Cerrado é ótima, a cada página mais um pedacinho do mistério envolvendo o roubo e os personagens que estão diretamente envolvidos à Estrela do Cerrado vai sendo revelado. Consegui ver essa história virando facilmente uma série de TV, pois Renata de Luca consegue nos manter fisgados e sedentos por mais. Gostaria de parabenizar a autora por entregar ao mundo um livro tão dinâmico, que entretém e cumpre seu papel de aguçar a curiosidade do leitor.

Renata de Luca é jornalista e trabalhou 40 anos na televisão. Sem dúvidas vem da sua experiência e vivências na televisão a inspiração para escrever o seu livro de estreia. A Estrela do Cerrado está disponível na Amazon pelo Kindle Unlimited.

> Confere a resenha completa lá no ED!

site: https://www.estantediagonal.com.br/2021/12/a-estrela-do-cerrado-renata-de-luca.html

Andre L Braga 06/02/2022

Primeiro romance policial da autora!
Em seu romance de estreia, a Renata De Luca traz uma trama policial de linguagem moderna, fluída e descomplicada.

O crime, narrado neste livro, ao contrário da escrita da autora, é de uma complexidade ímpar, com diversos detalhes, meandros e algumas aparentes ?cortinas de fumaça?, tudo isso para deixar leitorxs curiosxs para os próximos detalhes, os próximos acontecimentos, as próximas revelações.

Um assalto aos cofres particulares de um banco. Jóias são roubadas, incluindo uma esmeralda de valor inestimável. Segredos, há muito guardados, também são levados pelos assaltantes. Na investigação, além da polícia de São Paulo, um investigador da seguradora do banco e um repórter da maior rede de televisão do país. Dentre as vítimas do assalto cinematográfico, algumas ?socialites? paulistanas.

A história é bem complexas, com muitos coadjuvantes e protagonismo compartilhado entre diferentes personagens, o que demanda atenção redobrada dx leitorx. Ao final, uma surpresa, que vai se desdobrando nos últimos 15 a 20% da história, mas que já estava presente axs leitorxs, desde o primeiro contato com o livro, em suas frases de impacto.

dimitriluz 28/12/2021

Eletrizante
Narrativa eletrizante e dinâmica, fazia tempo não devorava um romance assim. Li em três dias, elementos tão brasileiros misturados a conspiração internacional, achei fantástico, criativo e super bem adaptado a nossa realidade. Parabéns à autora!

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 10/12/2021

Mas crimes perfeitos não deixam suspeitas...
A Estrela do Cerrado é uma história policial que nos apresenta um crime daqueles difíceis de acreditar e de solucionar.
Aproveitando que a maioria das pessoas estaria ocupada demais comemorando o carnaval, uma quadrilha realiza um arquitetado assalto a um banco localizado na Avenida Paulista, umas das principais avenidas da cidade de São Paulo.
No roubo, são levados documentos, dinheiro e joias, dentre elas a famosa Estrela do Cerrado. Mas algo que chama a atenção de todos que, por algum motivo, conhecem um pouco a mais dos detalhes do assalto, é que por mais que diversos cofres tenham sido roubados, parecia que eles haviam sido escolhidos a dedo.
Com o desenrolar da história — e das investigações — vamos percebendo que realmente há muito mais por trás deste enorme assalto.
Devo dizer, aliás, que há muito por trás da história de cada personagem e, extrapolando ainda mais a interpretação, por trás de cada um de nós.
E é com essa trama bem construída e escrita numa linguagem clara — quase jornalística, para combinar com a profissão da autora — que Renata de Luca consegue abordar algumas temáticas importantes, como o abuso do uso de álcool.
A narrativa também nos faz refletir sobre relações familiares, construções sociais e a (des)organização de nossos cotidianos e crenças.
Outra coisa que pesa na história é o fato de surgirem sentimentos onde estes não deveriam surgir, e também toda a manipulação que há por trás deles.
São muitos os personagens que compõem está trama e a história deles está mais interligada do que parece. Cada um tem a sua importância e o seu papel na construção da narrativa, mas temos de prestar atenção à história para não nos perdermos entre eles e os cenários que percorrem.
Se você gosta de uma boa narrativa policial e de ler sobre crimes complexos, mas não gosta de cenas com muito sangue, A Estrela do Cerrado é o livro perfeito para você.

site: https://blogdastatianices.com/2022/05/03/a-estrela-do-cerrado-renata-de-luca/