Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Maní 07/12/2021

Bom cenário, mau desenvolvimento
Nas iminências do brexit na Inglaterra, Joseph, de 22 anos, negro, se sente atraído por Lucy, 42, branca. Ela, uma professora de inglês se divorciando com dois filhos, e ele vivendo de bicos enquanto trabalha no seu portfólio para tentar uma carreira de DJ. "Igualzinho a você" mira num romance que se desenvolve apesar das diferenças entre os protagonistas.
Apesar de uma sinopse interessantre, o estilo de escrita de Hornby (para mim) se mostrou desagradável. Apesar da leitura ser fluida, os diálogos me pareceram travados, esquisitos, terrivelmente sem graça, salvos uns esparsos "haha" aqui e ali. Ninguém é espirituoso. Ninguém se transforma. Não há nem mesmo um desfecho digno desse nome.
Os protagonistas, então, foram os que menos me agradaram. Péssimas atitudes seguidas de inseguranças. Não foi um bom livro para mim.
Conchita 02/04/2024minha estante
Ainda não terminei a leitura, mas essas inseguranças que você falou estão bem cansativas...

@vcdisselivros 24/08/2022

Um novo sinônimo para tédio
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Lucy é uma mulher de 42 anos que seguiu a receita de bolo, casou, fez a casa de bonecas, formou uma família e arrumou um trabalho que gosta;

° No meio do caminho, o amado marido passou a usar drogas, o casamento foi desmoronando até chegar ao divórcio;

° Agora solteira, Lucy tem encontros casuais com homens desinteressantes, mas o jovem açougueiro do bairro, Joseph, demonstra interesse nela. De babá dos filhos ele passa para a cama da mulher, mas ambos não conseguem definir a relação;

° Aos poucos o relacionamento vai sendo testado, pois o amor pode não ser maior que as realidades divergentes, a diferença de idade, de classe social e de cultura.

POR FIM

O autor Nick Hornby entrega mais de quatrocentas páginas de nada, abrindo a porta para temáticas importantes, mas deixando todas de lado.

O livro seria melhor aproveitado se ele abordasse mais a questão do pai de família que perde tudo devido vício em drogas. Da mãe que deu a volta por cima depois dessa adversidade e agora encontra o amor novamente. A dúvida que a diferença de idade causa dentro do relacionamento, o preconceito dos amigos e da família, as dificuldades que Joseph enfrenta por ser um homem negro periférico que ainda não se encontrou e trabalha em múltiplos empregos a fim de sustentar o sonho de ser DJ.

Resumindo, uma perda para o leitor, já que o autor passa grande parte do tempo discutindo o Brexit (Processo de saída do Reino Unido da União Europeia) batendo a tecla em uma política que a maioria não compreende.

A aposta fica entre as idas e vindas do casal, com ela achando que não vai dar certo, que o relacionamento tem um prazo de validade devido a diferença de idade ser maior que o sentimento.

Essa insegurança quanto ao corpo, com Lucy constantemente se comparando às jovens que ele pega, pois sim, Joseph trai ela com outras, mas para ela tudo bem, os termos do “caso” não foram definidos, por mais que ele conviva com ela e os filhos na mesma casa...

Enfim, um desperdício de potencial enorme, talvez esse seja o motivo da Companhia das letras ainda não ter publicado a obra fora do selo inéditos da Tag.
natzzzi 25/08/2022minha estante
adorei esse formato de resenha! escrita direta e aprofundada :)

@vcdisselivros 25/08/2022minha estante
Natzzzi feliz por saber que aprovou, obrigado ?

Gigio 12/01/2022

Teria potencial para mais.
Acho que, como o Brexit foi uma das premissas do livro, deveria ser melhor explorado. Quanto ao relacionamento interracial de duas pessoas com grande diferença de idade e classes socias diferentes, foi tratado, em geral de forma leve, como deveria ser, embora no mundo real as pessoas sejam, de modo geral, muito mais maldosas e preconceituosas. O que importa, de verdade, é a felicidade dos envolvidos, o restante vai se acomodando. E que seja intenso durante o tempo que durar.

João Paulo 21/12/2021

20/12/2021
Um romance nada convencional apesar de clichê também. Os personagens são bem construídos o enredo da história flui naturalmente e bem envolvente. Uma história que daria um bom filme de sessão da tarde.

Mands | @mands.couto 23/06/2022

Nah, esperava mais
Eu sempre tinha ouvido falar muito bem do Nick Hornby, então peguei esse livro com altas expectativas. Mas me decepcionei ao me deparar com uma história meio tediante e parada e uma protagonista feminina chaaaaaaaaaata. O protagonista masculino e os filhos da protagonista feminina tentam salvar, mas ela é muito chata e realmente não rolou pra mim. Mas a escrita do Nick é bem boa e bem completa, além de ser fácil de ler.

Paulinha 17/02/2022

Bom e leve
Gostei muito do livro, tratando de dilemas raciais, de classe e de idade. Diferenças é semelhanças que deveriam unir e não separar. Mas foi uma abordagem leve, envolvente, cativante.
A lrincipal mensagem é não se preocupar tanto, viver o presente e caminhar em frente para ver até onde se consegue chegar

Thariny Sousa 14/02/2022

Nem tão iguais assim
Foi divertido ver como num mesmo contexto e cenário político, os protagonistas são diferentes até dentro das semelhanças. Vai além de um romance biracial, e aborda questões como idade, envelhecimento, e como amar não é bem uma linha reta. Longe disso

Victor Vale 27/01/2022

Diante da dualidade política contemporânea o autor encontra sua história de amor. As diferenças nem sempre são forças de divergência e afastamento e o autor lembra que esse território pode ser fértil em sentimento e aprendizagem. E nos coloca na perspectiva de, muitas vezes, criarmos problemas decorrente da ansiedade do que está a frente, antecipando um problema que sequer possa ocorrer. Outro destaque foram os diálogos criados a partir de perguntas à navalhas cirúrgicas. Questões que chegavam no âmago, sem tempo a perder com rodeios.

Alice 06/04/2022

Leve
Bem tranquilo de ler, não é aquele livro que aquece o coração da gente e nem da aquela ansiedade para terminar, mas é até bonzinho. As vezes a vida pede uma leitura mais de boa assim. Apesar do livro tentar tratar de assuntos mais sérios, eles não tiveram muita profundidade, então ficou leve.

?Talvez aquilo não tivesse um futuro, mas tinha um presente, e a vida era feita disso.?

João Paulo 16/12/2021minha estante
tô amando tbm

Junomundi 16/12/2021minha estante
Eu gostei tanto, amo esse casal!

SuryaNascimento 05/04/2022

Cansativo
Capítulos longos demais.
A temática do Brexit tá mais pra figurante do livro do que um coadjuvante.
Apesar das diferenças serem abordadas o tempo todo, se tornou monótono e cansativo pq não há superações. Apenas ciclos de mesmice repetidos em cada capítulo. As coisas não mudam nunca.

Leo Lima 10/01/2023

Gostosinho
Esse livro trata de um tema bem pesado de forma bem leve (diferença de idade, racismo, política) tudo misturado.

Na minha opinião só faltou aprofundar em algumas coisas, teve algumas partes que eu queria saber mais. Porém é a foram que o livro tem de apresentar os fatos.