Assassinato na Casa do Pastor

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato na Casa do Pastor

Geise @leiturasdageh 22/04/2024

Primeira história com Miss Marple
Pode um livro que fala de assassinato ser uma leitura divertida?

Se for um livro escrito pela Agatha Maravilhosa Christie, PODE!

Assassinato na casa do Pastor foi para mim uma leitura divertidíssima. Tanto porque fez eu dar algumas boas risadas quanto porque me entregou entretenimento. As histórias da Agatha são excelentes para a gente desconectar a mente do mundo real e só pensar na história, no mundo de ficção.

Publicado em 1930, esse é o primeiro livro que a Jane Marple aparece. Ou melhor, Miss Marple, como é mais conhecida. Uma velhinha que tem como hobby "a natureza humana". E nós leitores entendemos esse hobby como "bisbilhotar a vida dos outros, vulgo fofoqueira" ?.

"Eu detesto fofoca, mas..."
"Eu só estava olhando com binóculos um ninho de passarinho..."
"Eu levantei para beber água e vi..."
"Sem querer eu ouvi..."

Aí ai ai, Miss Marple é um figura. E é realmente uma senhorinha muito sagaz. Eu já imagino uma história com ela e Hércule Poirot. Seria da trope "enemies to lover ".

Bom, como o título já diz, vai acontecer um assassinato na casa dos pastor, onde todos da cidadezinha St. Mary Mead serão vistos como culpados, pois quem morreu era um coronel não muito amado pela cidade toda. Todos falavam que se tivessem uma oportunidade queriam ele morto. E a oportunidade apareceu e ele realmente foi morto. E agora: por quem? Um caso para polícia, com muita intromissão da Miss Marple, resolver.

Narrada em primeira pessoa, pelo Pastor Leonard Clement, nessa edição belíssima da @lepmeditores, que traz alguns mapas da casa e da cidade, vamos acompanhar a investigação desse assassinato e aos poucos vamos conhecendo Miss Marple, que nessa história tem uma presença bem tímida.

E essa foi mais uma história que eu achei o desfecho genial. Já falei que a graça das histórias da Agatha não está em descobrir quem é o culpado, mas sim como todas as pistas e provas se conectam. Na solução do caso. E eu acho isso fantástico!

Na última foto tem a sequência dos livros em que a Miss Marple está presente. E eu já quero ler todos!

Você gosta de livros de suspenses com doses de humor?

Giovana 22/04/2024

Acho que me acostumei?
Não achei nada demais, parece que me acostumei já com a fórmula dela de escrever; de qualquer forma, não me surpreendeu como outros, foi bastante ok e até meio que previsível.

paola.granzoto 15/04/2024

Uma releitura surpreendente
Apesar se ser uma releitura eu lembrava pouca coisa (basicamente a sala onde o corpo foi encontrado), lembrava que era um caso confuso e não lembrava do desfecho.

O final foi uma surpresa, eu só acertei 1 dos mistérios de toda essa trama kkk.
Apesar de não ser tão fã assim de Miss Marple, esse foi um caso excepcional.

Thiago275 08/04/2024

Que narrador simpático!
Publicado pela primeira vez em 1930, Assassinato na Casa do Pastor é a estreia de Miss Marple na literatura de Agatha Christie.

A ação da história se passa em St. Mary Mead, um vilarejo onde não ocorre um homicídio há 15 anos. No entanto, esse jejum de crimes sangrentos vai ser quebrado quando o Coronel Protheroe, um homem antipático e que não faz questão de ter amigos, é encontrado morto no escritório do Pastor Leonard Clement.

A partir daí, o crime será investigado pelo arrogante inspetor Slack, mas também vai chamar a atenção da velhinha residente na casa vizinha ao local do crime, que gosta de jardinagem, observar pássaros (e pessoas) com um poderoso binóculo e estudar o comportamento alheio: Miss Marple.

Algumas considerações: o livro é narrado em primeira pessoa pelo Pastor do título, e esse é um dos personagens mais simpáticos já criados pela Agatha. A sua relação com a esposa muito mais jovem e "danadinha" é bem legal de acompanhar e é hilário ver os seus apuros com a criada mal educada e péssima em tudo o que faz.

Miss Marple, pelo menos nesse livro, não é um Poirot de saias. Ela não toma parte na investigação do crime. Ao contrário, ela aparece pouco mas, com o seu jeito observador (alguns diriam fofoqueiro), consegue saber em que pé está o caso, junta todas as pistas e soluciona o mistério.

Mistério, aliás, bem misterioso. Um crime com poucas pistas, e uma trama que envolve identidades falsas, segredos do passado e do presente. Como sempre, Agatha nos faz olhar para um lado enquanto a verdade está no outro. E não deixa nenhuma ponta solta!

renni 31/03/2024

Um estudo da natureza humana (lê-se: parte da fofoca)
Esse debut da minha avó, Miss Marple, mostra para o que ela veio: botar lenha na fogueira, desvendar mistério e ser uma pessoa educada e amável.

Nada de muito novo nessa trama, fórmula clássica de sempre, mas uma coisa que eu adorei nessa vez é que era como se a cada página a Agatha Christie tivesse falando "vou repetir até você entender". Tudo tá na cara o tempo todo mas mesmo assim a gente cai na armadilha dela o tempo todo, não tem como.

Ter o padre como detetive foi mais interessante do que eu esperava, mesmo ele não sendo tão carismático assim. Gostei muito da Lettice, Anne, Lestrange, Griselda, até da empregada Mary. Todas muito cativantes.

Outra coisa que me maravilhou nessa história foi a facilidade de me localizar geograficamente ali em St. Mary Mead. Tudo ficou bem nítido, sabe?

História muito boa! Quebra tudo, Miss Marple!!!

carol 22/03/2024

Primeiro livro da Agatha que leio e adorei, a leitura super fluída e que te prende bastante.
O crime foi solucionado graças ao poder da fofoca em cidade pequena ksksksksk adorei.

tropicaliana 22/03/2024

Mistério solucionado na base da fofoca
QUE LIVRO ÓTIMO!!!!

Assassinato na casa do pastor foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li, e honestamente, adorei! A forma como a história é narrada e desenvolvida me prendeu demais. Gostei muito dos alivios cômicos ao longo do livro e soltei boas gargalhadas enquanto ria.

Esse foi o primeiro livro que eu leio em que um crime é, literalmente, solucionado graças a fofoca. Miss Marple roubou completamente os holofotes, com seu humor e sua forma de pensar.

Adorei como o enredo da história faz o leitor mudar de opinião e de suspeito diversas vezes. A narração me convenceu completamente de que os culpados eram inocentes. Mal posso esperar pra ler mais livros da Agatha Christie.

Rita685 16/03/2024

Perfeito, sem reclamações
Deixe quem é o assassino ÓBVIO e ainda sim consegui errar, história interessante, faz você querer entender o porque do assassinato e querer descobrir o assassino

mahh227 15/03/2024

Agatha Christie tá com tudo
Eu caí na armadilha dela. Pensei que uma pessoa era o ass4ss1no, mas na verdade era outra pessoa, como ela realmente havia planejado!
Esse plot twist alugou um triplex na minha cabeça.
Quando eu comecei a ler, até a metade, não tinha muitas pistas pra gente resolver o mistério, mas tudo deu certo nas últimas 15 páginas do livro, bem como nos outros romances policiais da Agatha Christe.
Essa mulher é realmente a Rainha do Cr1me. Ela é perfeita.
A construção de personagens foi boa - alguns foram aprofundados, outros não. Mas no geral, isso foi bom para o desenvolvimento da história, porque assim não saberíamos de cara quem era o ass4ss1no.
Resumindo, leia este livro, você não vai se arrepender.

Renata98 13/03/2024

O enredo é bem interessante, faz o leitor virar páginas e páginas para entender qual será o próximo passo na investigação.
A Fórmula da autora funciona muito bem.
Achei a resolução muito satisfatória.
Só um ponto é incômodo: durante o livro, em muitas falas masculinas, as mulheres são desacreditadas e encaixadas em estereótipos. Não sei se essa era a intenção, já que a "detetive" que resolve o caso é uma mulher ou se por conta da época de publicação...

Maju_1905 13/03/2024

Assassinato na Casa do Pastor
É um livro realmente muito bom, uma pena que estou em semana de prova e não consegui dar todo o meu tempo livre para ele.
O livro em si é bom, mas achei que a história poderia ser mais rápida.
Eu já indiquei pra alguns amigos e com certeza vou indicar para mais alguns.

_clrub 11/03/2024

Primeiro de Agatha!
Primeiro que Miss Marple aparece, sinto que gostarei dela cada vez mais! O assassinato na casa do pastor me parece uma introdução ao mundo Agatha. ?Pra esquentar os motores?.

thaynz_ 07/03/2024

Sendo a natureza humana como ela é...
Nunca confie no que dizem.

A primeira aparição de Miss Marple não poderia ter sido mais satisfatória. Que senhorinha mais esperta e divertida!

A respeito do livro: a resolução, está a todo tempo, BEM diante dos nossos olhos, mas a maneira que o mistério vai sendo destrinchado, faz a nossa mente se desviar da verdade absoluta, para as convicções criadas pelo próprio leitor.

Expôr peças-chaves, e ainda conseguir a proeza de confundir os leitores no desenrolar da trama é bem do feitio da autora, pelo que estou podendo testemunhar, e isso nos cativa bastante. Dito isto, ela surpreendeu, de novo!

Wallace50 01/03/2024

"Tenho lido romances que descrevem os jovens estourando de energia,alegria de viver,a vitalidade magnífica da juventude...Pessoalmente,todos os jovens que conheço parecem fantasmas"

Primeiro caso de Miss Marple,uma senhora fofoqueira de uma cidadezinha (às vezes citada como aldeia),gostaria de falar desse ponto nos livros de A. Christie,inclusive,em cada livro que li,ela definiu de forma muito esclarecedora e marcante a geografia de cada lugar,seja em características naturais ou sobre como um certo aspecto é elemento complementar de algum personagem,aqui isso foi ainda mais complexo porque mesmo sendo praticamente uma vila,um conjunto de habitações conta com suas particularidades como uma cidade convencional,outro diferencial fica encarregado pelo típico humor ácido britânico,tendo o pastor como responsável por essa função,sempre em um eficiente timing.Desafetos,segredos e obviamente,espiar a vida dos outros são características comuns praticadas pela população de St. Mary Mead,aparentemente a maioria teria motivo para matar o rígido coronel Protheroe,o livro faz questão de deixar isso evidente desde suas primeiras páginas,foi fácil ficar intrigado por isso já que suspeitos não faltariam,as relações interpessoais são cada vez mais comprometedoras e misteriosas também,permanecendo assim até o fim,a autora fez questão de deixar uma questão do assassinato em aberto,acho que para gerar teorias e manter o atributo exposto pela obra,onde nem todos os segredos de seus personagens são completamente descobertos.