O Menino e o Bruxo

O Menino e o Bruxo Moacyr Scliar

Resenhas - O Menino e o Bruxo

Re Nader 21/02/2024

Pense como se fosse uma pequena biografia
Livro simples, paradidático de escola, mas cheio de Easter Eggs para quem já leu Machado de Assis.
Até entender que o passado e futuro se encontram é um pouco confuso mas muito bem escrito.
Acredito que para apreciar a obra tem que ter leve conhecimento do acervo de Machado, caso contrário não fica tão interessante.
A pequena biografia ao fim ajuda muito os novos leitores.
Gostei da nostalgia de relembrar alguns clássicos do autor!

Márcio 13/06/2012

Ficção biográfica?
Já um pouco acostumado a ler Moacyr Scliar (principalmente seus fantásticos contos), sei bem que em tudo o que ele escreve há uma pitada de surrealismo, mesmo se a história for - ou puder ser - real, como é o caso desta, de Joaquim Maria Machado de Assis.
Dito infanto-juvenil, o livro é, a meu ver, a melhor introdução a Machado de Assis que se pode ter ao começar o gosto pela leitura.
Sabe aquele denso Memórias Póstumas de Brás Cubas ou Dom Casmurro que tivemos que ler aos 12 anos obrigados pela professora de Português? Se ela tivesse o bom senso de passar O Menino e o Bruxo antes, provavelmente não nos seria tão maçante ler Machado.
Uma obra tão espetacular como a do pai da literatura brasileira não poderia nunca ser considerada complicada e/ou enfadonha, mas sim gostosa e riquíssima, feita pra ler com prazer e não por obrigação. Fica aqui uma crítica de quem, hoje, poderia ler mais Machado de Assis se não lhe tivesse sido imposto na infância.
Fica também a saudade do Moacyr Scliar, de um futuro leitor em potencial de suas obras.
Jonathan 13/06/2012minha estante
Muito legal sua resenha, Márcio!
Deu até vontade de ler... Gosto demais de Machado de Assis,e pela resenha o livro parece ser muito bom (Só conheço os contos de Scliar, e posso dizer do pouco que conheço que são muito bons.)

Parabéns!

leandro.vieirap 22/03/2024

É um livro bom e que prende a atenção e o plot twist é muito bom, a leitura foi rápida (o livro também não é grande), mas eu ainda acho que faltava alguma coisa. Mas o livro é legalzinho

Malu 12/08/2022

gostei mt
livro da escolaa. pela capa, eu realmente achei q eu não iria gostar, mas na vdd eu amei mt. além de trazer um pouco sobre a trajetória de vida de Machado de Assis (de forma mais descontraída), tbm mostra um pouco sobre as condições de vida daquela época

nuabbo 04/01/2023

leitura leve e que encanta... lembro bem quando li esse livro pela primeira vez e foi como se eu estivesse em um mundo totalmente diferente

Nicole 09/07/2020

Li na escola para a introdução de Machado de Assis. Foi uma leitura rápida, a história é envolvente e desperta a curiosidade.

Iago Dino 12/07/2020

Mergulhe na infância de Machado de Assis
Em uma estória meio ficcional, meio biográfica, Moacyr Scliar nos permite em seu conto, vislumbrar como pode ter sido a infância de Machado de Assis. Eu, particularmente nunca pensei em montar um conto da forma como este foi escrito, portanto, saúdo o escritor em questão por sua criatividade.
Para quem quer se tornar um Escritor, é também, um prato cheio.

PotatoHead 22/03/2022

Melhor do que eu esperava
Esse foi mais um dos livros que fui forçada a ler pela a escola.
Me surpreendi, gostei bastante e foi bem rápido de ler.
A história é profunda e divertida, escrita leve!
Então, se você é como eu e tem que ler esse livro por causa da escola, não se preocupe, não é tão ruim assim!

Renata.Badaro 07/08/2021

Introdução à obra de Machado de Assis
O livro é a história do menino Machado, baseada em fatos reais e com um pouco de fantasia. É uma interessante introdução ao mundo literário de Machado de Assis, ótimo para apresentar o autor a crianças e adolescentes. Vale a leitura, muito interessante. Como sempre Moacyr Scliar surpreendendo.

Kamilly 11/03/2023

Gostei
Adorei a maneira de como o livro me prendeu. Eu li esse livro para fazer uma prova e com toda certeza leria ele novamente para passar o tempo. Gostei bastante, ele só não é 5 estrelas porque é uma escrita um pouco antiga, onde conta a história de Machado de Assis e seus contos.

soaresdlg 28/06/2020

Ótimo
Este livro se passa no século XIX e vai nos contar a história de vida de Joaquim Maria Machado de Assis, que era um menino pobre, gago, tímido, mas que tinha um coração incrível e sonhava em poder ler e escrever livros. Além disso ele tinha um problema de saúde que o faz desmaiar e perder a consciência, e é num desses desmaios que ele é transportado para o futuro e se encontra com um escritor muito famoso e rico, que lhe ensina muitas coisas sobre a vida e sobre literatura. Mais tarde descobre que o homem era ele próprio no futuro, e que ele se tornaria um grande escritor. O livro nos mostra de forma simples e fantasiosa, a vida de Machado de Assis, que foi um grande homem, um ícone na literatura brasileira e que até hoje inspira muitas pessoas. Além disso, Moacir Scliar nos traz diversas referências, como a aparição de Capitu no jardim de Machado.
Um livro bem curtinho mas tem uma história incrível. Apesar de ser um livro infantil, foi um livro que me tocou demais e recomendo pra quem gosta das obras de Machado.

lynx 21/03/2022

"O menino é o pai do homem".
Ótimo livro. Nele o autor traz um pouco da biografia de Machado de Assis com um pouco de fantasia; cita várias obras de Machado misturadas em meio a trama.

Alechô 08/06/2021

Um ótimo livro para criar o hábito de leitura!
Eu li esse livro por conta de minha escola, e me surpreendi demais!
Amei a história e a forma como o ator a escreve, com detalhes necessários para o desenvolvimento e com uma linguagem informal, que, em minha opinião, torna a leitura mais dinâmica.
Este é aquele tipo de livro que te faz soltar a imaginação e se sentir inspirado, te fazendo refletir e se emocionar, me marcou muito, pois foi a partir dele que quis focar mais na literatura e despertou algo dentro de mim que nunca havia sentido.
Recomendo super para os iniciantes assim como eu kkkkkk, se você gosta de fantasia e um romance, pisa fundo!

isapottah 29/05/2022

O menino é pai do homem.
Eu achei bem uma história bem interessante, uma ótima narrativa e muito bem escrita. A reviravolta de quem é o escritor fez muito sentido e eu achei muito melhor do que era esperado!!