Onde Termina o Rio

Onde Termina o Rio Charles Martin

Resenhas - Onde Termina o Rio

CooltureNews 13/09/2010

Por: Junior Nascimento (CooltureNews)
www.coolturenews.com.br

Simplesmente não sei nem por onde começar… Quando li a sinopse do livro, confesso que fiquei doido para ler logo, mas não esperava que esse livro fosse me tocar e emocionar tanto como o fez. Falo sem sombra de dúvidas que ate o momento foi o melhor livro que já li nesse gênero, simplesmente perfeito! Minha primeira impressão ao receber o livro em casa foi “nossa, é grande!” (não que isso fosse um problema, afinal o li em 3 dias, devido a falta de tempo) quando cheguei ao final, minha impressão foi “nossa, é pequeno, quero mais!”.

Antes de falar sobre a história, devo dizer que adorei a forma com que o livro foi escrito. A história nos é contada por “Doss” e o fato dele intercalar o passado e o presente em cada capitulo foi uma jogada de mestre, em um ele contava sobre o presente e a aventura de descer o rio, no outro era contado a história do casal, ao final de um capitulo você fica “doido” para saber como continua, ai você começa a ler o outro, e quando termina você fica mais doido ainda para saber o resto do outro pedaço da história… Acredito que por isso o li tão rápido, simplesmente não conseguia parar, além da história ser ótima, o livro tem tanta riqueza de detalhes, que eu me senti como se estivesse vivenciando as cenas, e sou apaixonado pelo campo, florestas e rios, confesso que fiquei com vontade de conhecer o rio St. Mary.

Para facilitar, vou contar um pouco a história do livro na ordem cronológica. Doss Michaels veio de uma familia humilde (somente ele sua mãe e o padastro, este ultimo nem compensa mencionar), e sua mãe sempre o incentivou a pintar, afinal tinha um talento nato para isso, Doss conseguia “pintar” as emoções. Abbie (ou Abigail Coleman, para o seu pai) era a única filha de um senador de grande prestigio do estado da Carolina do Sul, Abbie cresceu cercada de luxo, onde todos a diziam o quanto ela era linda e talentosa, e realmente era.

Quando se encontram, ambos já saber que vão ficar juntos para sempre. Ok, parece um tanto quanto “meloso”, mas só lendo para saber e entender que apesar de ser uma história de amor, não é nada “meloso”. Como não tinham a aprovação da familia de Abbie, se casam escondidos. Porém Doss nunca conseguiu, de fato, conquistar seu sogro, para quem Doss não passava de um mero aproveitador. Abbie mostrou o mundo a Doss, e sempre o incentivou a aprimorar seus talentos, e tudo estava caminhando bem, até Abbie descobrir um caroço no seio. Depois de vários tratamentos, afinal sendo filha de um grande senador, as portas simplesmente se abriam, veio a noticia fatídica, não havia mais nada a fazer.

Em uma entrevista para um jornal local, Abbie junto com outras celebridades, listou as 10 coisas que gostara de fazer antes de morrer, não vou contar quais são eles para não estragar a leitura. Mas são desejos tão simples, nada impossível… sabe aquelas coisas que temos condições de realizar, mas sempre deixamos para depois? Exatamente esses são os desejos da Abbie. O que para mim foi uma grande lição de vida.

Enfim, como está na sinopse, um dos desejos era descer o rio St. Mary, desde a nascente ate onde encontra com o mar. E assim Doss, que nunca havia quebrado uma promessa a Abbie faz. Porém, o Senador nunca aprovaria algo desse gênero, então além de tentar manter Abbie viva até que termine a travessia, Doss terá que tomar cuidado para que não sejam encontrados e assim a viagem termine antes do tempo, e nessa travessia eles irão cumprir os outros desejos, mas de uma forma tão natural, não como se tivesse que seguir os desejos em ordem, simplesmente os acontecimentos os levam a realizá-los.

Queria muito contar o final da história! Mas vou me segurar para não estragar esta ótima leitura, e nem toda a emoção que os espera, do primeiro ao ultimo capitulo. Apesar do final ser triste, eu não consegui me sentir triste, fiquei muito emocionado, e arrepiado, como estou agora ao contar essa história a vocês. Abbie marcou a vida de Doss, do Senador, e com certeza marcou a minha, uma personagem fantástica, que se fosse real, adoraria conhecer.
Hatus 26/09/2010minha estante
Ótima resenha. ^^

Jhonatan 06/12/2010minha estante
Gosto de histórias que mechem com o sentimento dos leitores. E são poucas obras que conseguem esse efeito de forma magistral. Onde termina o rio aparenta ser uma dessas. O universo paradisíaco do livro também impressiona, campo, florestas e rios, hoje em dia algo até mesmo "exótico" para os moradores das cidades, sempre traz um frescor novo em obras do gênero. Obrigado pela resenha Coolturenews.
Seguidor: Jhonatan Carneiro

Zi 06/12/2010minha estante
Li esse livro e achei a história linda linda linda! Chorei no final rs Mas o livro passa maravilhosas mensagens de vida! Só me incomodei com o exagero de descrição feito pelo autor, eu que gosto de narrarivas descritivas, achei que no livro foi um pouco exagerado.
Seguidora: Isis Pacheco

Maedchen 06/12/2010minha estante
Nossa,lendo a resenha, já dá pra ter uma noção do quão emocionante parece ser esse livro!Ainda bem que não contou o final da história! rs
Algumas vezes finais tristes são os melhores, tudo depende do decorrer da história.
Mädchen

ida 06/12/2010minha estante
Gostei, nunca li um livro contado desta maneira. amei a capa. Livros que nos fazem pensar melhor sobre nossos atos são sempre bem vindos.

Paula Miranda 06/12/2010minha estante
Nossa, quero muito ler esse livro! Mas na livraria de Caraguá não tem :-(
Parece ser suuuuuper legal!
Paula Roberta

Dessa 06/12/2010minha estante
Ja tinha lido resenha dele, é adorei a historia. mt linda. *-* to há meses querendo ler. rs
d e s s a

Vilmar Júnior 06/12/2010minha estante
Nao conhecia esse livro ainda, mas ele parece ser legal. Vou coloca-lo na minha lista.
Vilmar Junior

Thiago de Andrade 06/12/2010minha estante
Ja li um livro nesse mesmo esquema, só que não era muito bom, então se tornava um ponto negativo.
Mas tenho uma porrada de livros que me chamam mais atenção que esse.

Seguidor: Thiago de Andrade Alonso

Deza Farias 25/12/2017

"MARAVILHOSO E ENVOLVENTE"
Esse livro foi umas das surpresa de 2017 . Ganhei esse livro no ano passado em um evento da "Galera Record". Nunca tinha de fato me interessado por ele , só que como tenho mania de usar o "book jar" ( aquele potinho , onde colocamos os nomes dos livros e tiramos um ,para ler. Então saiu esse livro seu comecei a devorar .

O livro é contagiante e muito dramático , uma coisa eu garanto , eu nunca li um livro que mostrasse o câncer , como esse livro me mostrou . Se você chorou com "A culpa é das estrelas" então você vai desidratar com esse.

A capa pode não ser o atrativo desse livro ( não gostei da capa rsrsrrs ) mais o demais eu não tenho do que reclamar , a escrita do autor flui , muito rápido e os personagens aaaaaaaaaaaah , queria pôde guarda-los dentro da minha casa , sob a minha proteção 24hrs , não todos é claro kkkk , mais a maioria .

O livro conta a luta de Abbie contra o câncer e o apoio e amor do seu marido. Casados a 14 anos Abbie e Dos colecionam muitas história e poderia colecionar mais , se o câncer não tivesse roubado toda a energia de Abbie .

Abbie está cansada de está atracada a uma cama , apenas sobrevivendo ao câncer. Então cansada de cortar, queimar e envenenar o câncer, Abbie cria uma lista com dez coisas que quer fazer antes de morrer e consegue fazer Doss prometer que a ajudaria a completar cada item. O problema é que ela está muito debilitada e talvez não sobreviva à viagem.

1- Andar num carrossel antigo;
6- Ir pescar;
7- Posar;
8- Dançar com meu marido;
9- Rir até doer;
10- Descer o rio... inteiro desde Moniac.

Sem perspectivas de melhora Doss decide que está na hora de dar a Abbie o que ela quer, e os dois iniciam sua jornada no rio.

Esse é aquele livro que eu queria que o mundo lesse. Espero que um dia adaptem ele , porque eu vou amar , ver essas história na tela.de um cinema.

Minha nota foi 4 1/2 e sim eu favoritei o livro. Poderia ter dado 5 estrelas , mais umas coisas me incomodaram na leitura , o que acabou pesando na hora de classificar , mas nada que interfira no prazer da leitura.

Boa leitura a todos :)
Dany 26/12/2017minha estante
Me instigou

Deza Farias 26/12/2017minha estante
Leia , vale a pena :)

Nessa Gagliardi 27/11/2010

Tema nada original
Eu geralmente gosto de livros lacrimosos. Por exemplo, sou extremamente apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks. Talvez por isso "Onde Termina o Rio" não tenha me encantado. Sparks escreveu algo bem mais tocante sobre morte e listas em "Um Momento inesquecível" (ou "Um Amor para Recordar", filme baseado posteriormente no livro), essa sim uma história de amor tocante e delicada.
Em "Onde Termina o Rio", Martin pecou em pelo menos três fatores na minha visão: A primeira é no mote principal, como disse acima. Tudo bem o roteiro não ser o mais original, mas acho que para se propor fazer algo parecido com o que já exite, deve-se fazer algo melhor se quiser se sobressair a ele. Ele falhou feio nesse quesito. A segunda é ele ter tentado fazer do rio um personagem com vida. Para mim o rio era apenas um rio. Não consegui enxergar a importãncia dele na história. Não me comoveu, nem entendi essa ligação deles dois com o rio. A terceira e última é a história ter sido extremamente previsível e absurda em alguns momentos. Pô, forçação de barra ela por na lista coisas que miraculosamente aconteciam de repente no livro. Sei lá, achei bem fraquinho.
Apesar dos defeitos que citei acima, o livro não é ruim. A escrita de Martin é delicada e a narrativa alternada entre presente e passado funcionou de manera redondinha. Cada fim de capitulo dava vontade de pular o seguinte só para ver o que vinha a seguir.
No fim, ficou a sensação de passatempo e dejà vu. Uma cópia ruim de um bom projeto. Passou meu tempo, li com apetite, mas acho que ter lido o novo livro do Sparks teria sido melhor.
Elton Matos 03/07/2012minha estante
Discordo em alguns pontos!
"Para mim o rio era apenas um rio. Não consegui enxergar a importância dele na história. Não me comoveu, nem entendi essa ligação deles dois com o rio."... Então vamos lá, você realmente leu o livro todo? No final do livro Doss finalmente se dá conta de que a viagem pelo rio não foi um presente dele para Abbie e sim, na verdade, um presente dela para ele, para ele crescer, não só como pessoa, mas também como pintor (e não tem importância?)... Outra, o rio foi a infância toda de Doss, ele tem uma ligação muito forte pra ele. Poxa, o rio é sim um personagem! O livro todo, o presente, se passa no rio... Doss o descreve na infância, no passado e ainda no presente... Um dos desejos de Abbie era navegar nele(e não tem importância?) ... Outra coisa: "Pô, forçação de barra ela por na lista coisas que miraculosamente aconteciam de repente no livro." Na verdade, não foram todos os pedidos que foram realizados... "nadar com golfinhos" não foi realizado durante o trajeto pelo rio... Outra, os desejos se realizarem foram consequências da viagem pelo rio, não diria miraculosamente. Agora eis uma opinião minha: Nunca que Charles Martin vai ser pior que Nicholas Sparks, já li dois livros do Nicholas Sparks, e Querido John está entre os meus favoritos, tirei como conclusão: o estilo de Charles Martin é muito mais "adulto", Sparks tem uma linguagem extremamente simples, não ruim, mas comparada a Martin ele é muito simplório. Sem contar nas descrições, Martin é muito incrível quanto a isso.

Gleise 28/05/2015

Triste, profundo e repleto de amor verdadeiro
Terminei de ler aos prantos...um ataque de choro mesmo. Foi um livro angustiante de ler, é uma história muito triste, de muito sofrimento, dor, mas muito amor...um amor profundo, puro, de alma mesmo.
Abbie é filha de um senador, Doss cresceu em um rio, morando em um trailler, e os dois tem uma história de vida completamente diferentes...mas tem o amor em comum...se encontraram um no outro, se completam e são felizes até que o maldito câncer é descoberto.
Não dei 5 estrelas para a história, porque na minha opinião, a narrativa é muito detalhada, eu não gosto.
Mas as outras partes são lindas, e são contadas de uma forma tão intensa que, agora que o livro terminou, sinto como se Abbie e Doss fossem da minha família...estou me sentindo tão triste por eles...escrevo com os olhos marejados e se falo choro novamente...
Não é um livro que vai agradar muitas pessoas porque é extremamente triste, mas pelo menos para mim, mostrou que o câncer pode ser capaz de destruir tudo, menos o AMOR. Este permaneceu com Abbie e Doss dentro do coração deles...e um pouquinho no meu também.

site: www.sugestoesdelivros.com.br

Cibele 25/11/2010

O livro traz uma história de amor e sofrimento tão linda que não tem como não se emocionar e sofrer junto com os protagonistas. A forma como o autor intercala os capítulos, mostrando ora um em que Abbie está bem e eles são felizes, ora um quando Abbie já está em estado terminal foi excelente para aumentar o sofrimento do leitor. Confesso que esse foi mais um livro que tive que avançar as páginas pra saber como tudo terminaria de antemão.

A única coisa que me incomodou na narrativa foi a descrição interminável do rio. Às vezes parecia que o autor dava mais importância a esse tipo de detalhe do que à história em si. Embora Charles Martin esteja sendo muito comparado ao autor Nicholas Sparks, eu não vejo semelhança no estilo deles. Só o que tem em comum é que ambos escrevem tristes histórias de amor. Portanto se você não tem medo de se emocionar, "Onde termina o rio" é um livro que eu recomendo porque é sempre bom lembrar que um amor de verdade é capaz de enfrentar qualquer barreira, mesmo aquelas julgadas intransponíveis.

Leia mais a resenha completa em: http://www.euleioeuconto.com/2010/09/onde-termina-o-rio.html

Duda 07/12/2016

Onde Termina O Rio, por Charles Martin
Doss Michaels foi um menino pobre, que sempre morou com sua mãe em um trailer em um parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tinha uma doença respiratória que o impedia de levar uma vida totalmente normal; seu maior sonho sempre foi ser pintor, e sua mãe sempre o apoiou para que ele pudesse realizar esse sonho, mas ele a perdeu cedo demais e a partir dai passou a viver sozinho e teve que fazer de tudo para que seu sonho não morresse.
Abigail Coleman, filha única de um senador muito importante, foi criada pelas empregadas da casa, já que devido a profissão, seu pai nunca tinha tempo para ela; com o passar dos anos Abbie, como prefere ser chamada, se tornou uma modelo muito famosa e requisitada e o tempo e sua profissão só tornou o relacionamento entre pai e filha cada vez pior.

Duas pessoas completamente diferentes, vivendo em mundos completamente diferentes, mas que, apesar das grandes diferenças, ao se conheceram, logo que se apaixonam, mas, parar ficarem juntos, eles vão ter que enfrentar muitas dificuldades; a maior de todas aparece quando eles já estão casados: Abbie é diagnosticada com um câncer terminal.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/onde-termina-o-rio-por-charles-martin-2/

kaka_cristin 01/09/2010

[...]
O interessante do livro é que os capítulos se intercalam entre presente e passado, e todos os finais de cada capítulo terminam com algum suspense que te faz querer passar rápido pelo próximo pra chegar à continuação do anterior. Mas devo admitir que os capítulos contendo o passado me agradaram mais, talvez seja por que nos capítulos que se passavam no presente, o autor se prendia muito nos detalhes, o que algumas vezes se tornava cansativo e acabava dispersando a minha atenção.
O livro é sensacional, com uma história comovente (demais) em que você está sempre se deparando com várias surpresas - algumas bem desagradáveis que te deixa horrorizada -. É daqueles livros que você entra na história, ri junto com os personagens, chora, e se surpreende. E no final do livro você se dá conta que Onde termina o rio não é só uma história de amor, mas também de lealdade; é uma lição de vida.

Para ler a resenha completa acesse:

Vanessa 15/04/2011

Foi dificil ler esse livro. O tema ate era bom mas o autor gastou mtas paginas falando do rio. O que me fez ir ate o fim foram os dialogos, que nao foram tantos, e as ultimas 30 paginas que parecem seguir num ritmo mais rapido.

Douglas 08/04/2013

Recomendo.
“Onde termina o rio” é um livro que eu recomendo porque é sempre bom lembrar que um amor de verdade é capaz de enfrentar qualquer barreira, mesmo aquelas julgadas intransponíveis.

Paula.Graziela 05/05/2020

Uma triste e linda história, um romance, que mesmo relatando uma doença terrível, consegue ser leve.
Um livro que já te fala o final logo no começo.

Zana 21/09/2015

Um belo drama, triste e envolvente.
"[...] _ Abbie, não posso lhe dar a vida que seu pai deu a você e a sua mãe. Não sei se vou vencer na vida, portanto não posso prometer muita coisa. Exceto isso: eu lhe darei tudo de mim. Sem exigências, muros nem mentiras. Nunca houve nem haverá no planeta um homem que vai amá-la como eu amo. Quando não estou com você, dói. E quando estou com você dói também, porque sei que em algumas horas estarei sem você de novo. Senti dor a maior parte da minha vida e não quero sentir mais. Por favor, me aceite... e as ilhas dentro de mim... e me faça inteiro. [...]”

Em estado terminal de câncer, Abigail Grace pede ao marido Doss Michaels para cumprir uma lista com dez desejos idealizados por ela. Assim, contra todas e quaisquer circunstâncias envolvidas ele move céus e terra para garantir que se cumpra a vontade da esposa. O que ele não sabia é que por traz dos desejos de Abigail se escondia também um presente de amor.

Embora a história desperte uma gama de emoções, pois, possivelmente, leva o leitor a torcer, desejar, se afligir, sofrer e ficar triste, o que a torna marcante é indiscutivelmente o amor entre os protagonistas. Este é todo o mote do livro: AMOR na acepção da palavra, sem necessidade de qualquer adjetivo. Charles Martin soube pincelar tão bem esse sentimento, que transborda das páginas do livro. ‘Onde Termina O Rio’ versa sobre amor, perda e sobrevivência, ratifica a confiança no amor que supera todas as males.

Embora ressalte entender que o rio configura um elemento importante, pois é ele o elo pontuador de toda trama, os trechos descritivamente detalhados sobre o assunto apresentaram ser o único senão do livro, isso porque se fizeram um tanto quanto morosos. Afora isso, recomendo. O livro traz um belo drama, triste e envolvente.

Marina 15/05/2019

Tive vários problemas com esse livro. Sinceramente, eu esperava muito mais dele, tendo em vista a avaliação alta e o tanto que as pessoas falam bem.

Vamos lá, apesar de eu adorar um dramão, esta história não conseguiu me comover. Achei que os personagens são rasos demais. Ela, menina rica, linda, modelo, sociável, simpática, se sai bem em qualquer contexto social, bem sucedida, boa pessoa, enfim, perfeita. Depois de toda a doença, ela continua cândida e agradável até o fim. A pessoa está morrendo (não só literalmente, como também de dores) e consegue ser educada, bem humorada, faz piadas, etc. Continua a mulher perfeita até o fim.
O marido, o príncipe encantado, protetor, com sua honra, fidelidade e paciência inabaláveis até o final (mesmo atendendo a pedidos esdrúxulos).
Achei o romance como um todo um conceito muito tradicionalista e idealizado, e por isso mesmo meio raso. Não consegui estabelecer simpatia ou vínculo emocional com nenhum dos personagens.
As partes das descrições do rio também eram extremamente enfadonhas.

Enfim, definitivamente, não foi um livro pra mim, uma pena.

Dani de Casa 05/09/2019

Onde termina o rio
Ufa! depois de quase 2 meses consegui enfim terminar esse livro ... Rsrsrs ele me atrasou um pouco nas metas que eu tinha pra esse ano, agora vou precisar dar uma acelerada nas próximas leituras ?
Mas o livro não é de todo ruim não, a história é realmente linda "Um amor sem limites, uma doença terminal e dez coisas para fazer antes de morrer..."
Lendo a sinopse vc acaba comparando o enredo com o livro do Nicholas Sparks "Um amor para recordar" onde a menina tb tem uma doença terminal e o cara apaixonado realiza todos os desejos dela antes de morrer. É mais ou menos isso que acontece, só que neste livro você embarca numa viagem intensa, rio abaixo, cheia de aventuras e percalços, um rio do tamanho do Rio São Francisco com todos os seus afluentes e pensa num cara guerreiro, não foi mole não, bandidos, furacão, correnteza.
A história é narrada por Doss Michael, o marido de Abbie que está em estágio terminal de câncer. Ela quer resolver uma lista de 10 coisas antes de morrer e uma delas é descer o rio inteiro até Moniac. Porém o pai de Abbie, o Senador, nunca aprovou o genro e por isso eles embarcam nessa aventura sem a permissão dele que não se conforma com o sumiço da filha. Ele põe a mídia, a guarda nacional, o mundo atrás de Doss, dizendo que ele está querendo na verdade matar a sua filha. E para conseguir chegar onde termina o rio Doss vai ter muito trabalho e também muito amor.
O que cansa realmente a leitura desse livro é que o autor descreve excessivamente os detalhes do rio, das estradas, com uma descrição técnica de tamanhos e medidas, etc... Que torna a leitura maçante e tem horas que eu desistia mesmo de ler e deixava de lado, acho que não havia necessidade de tantos detalhes que em nada acrescentaram na história.
Mas enfim, é uma linda e comovente história de amor, e muito importante se você já passou por algum caso de câncer na família , você deveria ler esse livro, os detalhes de sentimentos, exames, angústias, pensamentos são tão minuciosos que nos faz aprender muito desse mundo obscuro e criar uma empatia e entender o que acontece com quem já passou ou está passando por isso, vale a pena a leitura. @editorarecord #ondeterminaorio

Gabi 06/01/2012

O que você faria por amor?

Doss e Abigail Grace estão casados há quatorze anos, nos últimos quatro anos eles vêem lutando contra uma doença que assolou as suas vidas. Abbie tem câncer e os médicos lhe deram apenas uma semana de vida, juntos eles decidem cumprir uma lista com dez desejos que Abbie gostaria de realizar antes de falecer.

O casal decide ir para onde tudo começou, o rio, sempre juntos eles embarcam em uma jornada emocionante, romântica e perigosa. Contra tudo e contra todos, Doss só quer realizar os últimos desejos de sua esposa e Abbie, só quer presentear seu esposo com algo que jamais esquecerá.

Uma história verdadeiramente emocionante, do princípio ao fim a narração traz sábios ensinamentos. É uma linda história de amor que com certeza comoverá a todos que lerem, o livro nos remete ao amor, puro e verdadeiro, um amor que não se preocupa com a aparência, mas sim com a essência.

O que ficou gravado em mim e pensei nisso durante toda a leitura é que, nós só teremos certeza que amamos alguém quando descobrirmos o que somos capazes de fazer por amor a este alguém…

Onde termina o rio é verdadeiramente uma leitura excepcional, o livro é bastante descritivo, detalhista e isto só nos leva a vivenciar profundamente a história de amor de Doss e Abbie.

Lei já! Vale à pena, pra quem ainda duvida, o amor verdadeiro ultrapassa a morte: ele (o amor) não se vai com ela (a morte), mas fica pra sempre em quem ficou.

Nathália 16/04/2011

Doss era um menino pobre e seu sonho sempre foi ser pintor. Abbie é filha única de um senador importante e arrogante. Mas apesar das diferenças, logo que se conhecem se apaixonam profundamente e enfrentam todas as dificuldades para ficarem juntos.

Depois de vários anos de casados eles descobrem que Abbie tem um câncer terminal.

E assim o livro começa... Nos últimos dias de vida de Abbie. Doss, que em nenhum momento sequer pensou em abandonar a esposa, agora vai enfrentar ainda mais problemas para ajudá-la a realizar seu último desejo. Na verdade, Abbie fez uma lista com 10 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. A principal delas sendo uma viagem rio abaixo, um desejo antigo dos dois.

O autor relata de maneira bastante realista e muito emocionante a luta do casal contra essa doença traiçoeira e tantas vezes fatal. Não só o lado de Abbie, que sofre com a doença em si, mas também os sentimentos de Doss, que sabe que vai perder o grande amor de sua vida. Achei a narrativa muito intensa e profunda!

Mas no decorrer da história o autor começa a nos mostrar como nasceu o amor desse casal tão unido e como o sentimento se desenvolveu. Esses flashbacks são mais leves e tem até algumas cenas divertidas, deixando a leitura mais suave, mas não menos emocionante.

Eu realmente adorei, sofri e chorei muito com o livro. Não consegui parar de ler enquanto não terminei. Mas acho que não consigo expressar aqui o quanto o livro foi marcante e forte pra mim...

Mas tenho que confessar que não gostei de uma coisinha... As partes que falam do rio são descritivas demais. Foi chato, difícil de visualizar e por isso deu vontade de pular uns pedaços!

Tirando isso, o livro é lindo, realista, muito emocionante mesmo – tô ficando repetitiva né?! – e mais que recomendado.