Onde Termina o Rio

Onde Termina o Rio Charles Martin

Resenhas - Onde Termina o Rio

Kamylla Cristina 14/06/2017

Onde Termina o Rio, de Charles Martin
Doss e Abbie são casados há 14 anos. Ela é uma modelo famosa, designe de interiores prestigiada e filha de um influente senador. Ele é um pintor talentoso constantemente criticado pela falta de inovação em seu trabalho; criado à beira do rio por uma mãe solteira, Doss vive em pé de guerra com o sogro que não aceita o casamento dos dois.
Em meio às turbulências da vida os dois constroem uma boa vida juntos até que Abbie recebe o diagnóstico de câncer.

Cansada da rotina de cortar, queimar e envenenar o câncer, Abbie cria uma lista com dez coisas que quer fazer antes de morrer e consegue fazer Doss prometer que a ajudaria a completar cada item. O problema é que ela está muito debilitada e talvez não sobreviva à viagem.

1- Andar num carrossel antigo;
6- Ir pescar;
7- Posar;
8- Dançar com meu marido;
9- Rir até doer;
10- Descer o rio... inteiro desde Moniac.

Sem perspectivas de melhora Doss decide que está na hora de dar a Abbie o que ela quer, e os dois iniciam sua jornada no rio.

“O câncer pode fazer muita coisa. Pode destruir sua vida, roubar tudo o que você ama, estilhaçar sonhos, minar sua autoconfiança, desconectar sua alma e deixa-lo devastado e esmagado. Pode roubar-lhe as esperanças, sussurrar mentiras nas quais você aprende a acreditar e apagar as luzes ao longo do rio. Vai lhe roubar a voz, a saúde e a imagem de si mesmo. Vai alimentá-lo com náusea e ensiná-lo a diferença entre estar cansado e estar exausto. E quando você acreditar que não vai aguentar e não consegue mais pensar, ele despeja o desespero sobre você como um cobertor. “

Charles Martin trouxe como personagens neste livro Doss, Abbie e o câncer. Querendo ou não a doença se torna um intruso presente na vida deles, sugando sua força e esperanças durante todo o livro. O livro é escrito em primeira pessoa, através do ponto de vista de Doss. Para mim essa escolha foi perfeita e deu um toque de desabafo o que acabou tornando a narrativa mais dramática, e acabou me prendendo ainda mais na leitura.

Neste belo romance vemos sim o clichê habitual onde a garota rica se apaixona pelo garoto pobre, eles se casam e vivem felizes para sempre, nesse caso até onde o câncer permitir. Mas também vemos uma pessoa se entregando totalmente para que a outra possa ter o mínimo de conforto, o companheirismo, a fidelidade e a lealdade, mas acima de tudo podemos observar a dor de perder alguém. Ao longo das páginas comecei a sofrer com o Doss pelo destino iminente da Abbie e como a maria mole de sempre, derramei algumas lágrimas ao final dessa jornada.

“Em algum momento nesses dois anos, me dei conta de algo. Uma célula normal tem um botão de autodestruição automática que dispara depois que já serviu a seu propósito. Elas vivem, fazem o que foram feitas para fazer e apertam o botão. O suicídio é esperado. No fim das contas, o câncer é apenas um monte de células que se recusam a morrer. E, para piorar as coisas, células cancerosas não são estrangeiras. Não é como se viessem de outro lugar. Nosso próprio corpo cria aquilo que nos mata."

Onde Termina o Rio me surpreendeu bastante. É uma história muito profunda sobre os limites do amor. Até onde você está realmente preparado para cumprir à risca os votos matrimoniais, na saúde ou na doença, até que a morte os separe?

P.S: Se meus marcadores piscassem, meu exemplar seria uma bela árvore de natal de tantas marcações que fiz. :D

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/08/onde-termina-o-rio-de-charles-martin.html

Nana 03/09/2010

Um amor sem limites!!
Abbie é uma moça rica, filha de um poderoso senador e Doss um rapaz pobre que tenta ganhar a vida pintando quadros. Os dois se apaixonam e casam-se escondido do pai dela, que é totalmente contra o namoro devido a diferença social.
Após vários anos vivendo juntos e felizes, Abbie descobre que está com câncer de mama. Faz tratamento, faz cirurgia, mas já era tarde demais, a doença se espalhou e ela tem pouco tempo de vida. Para aproveitar o tempo que lhe resta, Abbie pede ao marido que façam uma última viagem juntos descendo o rio inteiro em uma canoa até onde tudo começou.
Apesar da doença terminal, em nenhum momento ela perde o bom humor e a alegria de viver. Abbie é uma lutadora e Doss um exemplo de companheirismo, amor, amizade e lealdade.
Os capítulos são alternados entre passado, quando eles se conheceram, e o presente, durante o tratamento e as aventuras da viagem.
O livro é muito bem escrito, o autor só pecou um pouquinho narrando com muitos detalhes as partes em que eles estão no rio, mas nada que tire o brilho da estória.

Um livro envolvente e emocionante sobre o amor verdadeiro. Não tem como não se emocionar e sofrer junto com os personagens. Lindo, lindo, lindo!

Jaque Muniz 03/12/2010

Perfeito
Confesso que não sou muito fã do gênero desse livro, as histórias com casais enfrentando uma doença terminal do parceiro costumam ser sempre as mesmas,mas decidi dar uma chance e li a primeira página,simplesmente não consegui parar!O modo como a história é contada,hora no presente,hora no passado demonstrando com os dois protagonistas se conheceram,alterna com os momentos críticos em que a doença de Abbie é retratada,o autor tem uma escrita leve e de fácil compreensão,quando você percebe,já leu mais da metade da obra.Não é aquele tipo de livro que te passa uma mensagem de vida no final da história,a todo o momento ele te faz pensar e valorizar todas as mínimas coisas que possui,e também não demonstra viradas bruscas no ritmo da trama,você começa a ler,e sabe que o final será triste.Pois é um verdadeiro relato sobre o ser humano,sua capacidade,seus limites e até onde o amor pode nos levar.

marcia 09/12/2010

O casal desse livro é fantastico. Um humor acima da dor, uma postura unica dinte do inevitável. Eu adorei!!!

Nathália 16/04/2011

Doss era um menino pobre e seu sonho sempre foi ser pintor. Abbie é filha única de um senador importante e arrogante. Mas apesar das diferenças, logo que se conhecem se apaixonam profundamente e enfrentam todas as dificuldades para ficarem juntos.

Depois de vários anos de casados eles descobrem que Abbie tem um câncer terminal.

E assim o livro começa... Nos últimos dias de vida de Abbie. Doss, que em nenhum momento sequer pensou em abandonar a esposa, agora vai enfrentar ainda mais problemas para ajudá-la a realizar seu último desejo. Na verdade, Abbie fez uma lista com 10 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. A principal delas sendo uma viagem rio abaixo, um desejo antigo dos dois.

O autor relata de maneira bastante realista e muito emocionante a luta do casal contra essa doença traiçoeira e tantas vezes fatal. Não só o lado de Abbie, que sofre com a doença em si, mas também os sentimentos de Doss, que sabe que vai perder o grande amor de sua vida. Achei a narrativa muito intensa e profunda!

Mas no decorrer da história o autor começa a nos mostrar como nasceu o amor desse casal tão unido e como o sentimento se desenvolveu. Esses flashbacks são mais leves e tem até algumas cenas divertidas, deixando a leitura mais suave, mas não menos emocionante.

Eu realmente adorei, sofri e chorei muito com o livro. Não consegui parar de ler enquanto não terminei. Mas acho que não consigo expressar aqui o quanto o livro foi marcante e forte pra mim...

Mas tenho que confessar que não gostei de uma coisinha... As partes que falam do rio são descritivas demais. Foi chato, difícil de visualizar e por isso deu vontade de pular uns pedaços!

Tirando isso, o livro é lindo, realista, muito emocionante mesmo – tô ficando repetitiva né?! – e mais que recomendado.

Psychobooks 15/10/2010

Realmente não sei por onde começar a resenha. Essa leitura me tocou muito fundo. Só quem já esteve perto de uma pessoa que luta contra o câncer sabe que pequenas coisas, desejos que aparentemente são bobos, significam o mundo para quem está lutando pela vida.

A história é contada pelo personagem de Doss Michaels e os capítulos se alternam entre o presente e o passado, contando toda a história de amor entre Doss e Abbie. É claro que as partes mais doces e engraçadas são aquelas que aconteceram logo depois de eles terem se encontrado e enfim casado escondido e contra a vontade do pai de Abbie, um senador muito influente.

Abbie é uma personagem muito forte, mesmo nos seus piores momentos enquanto lutava contra o câncer e chegou a duvidar do merecimento do amor de Doss, ela nunca deixou de desistir, seja por ela ou pelo seu marido. Tudo o que Doss teve que suportar e transpassar também não foi nada fácil, ficar lutando lado a lado com a pessoa que se ama contra uma ‘coisa’ que não se vê, mas que sabe que está matando a pessoa amada, não é fácil. Muitos casais não sobrevivem a esta provação.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/09/resenha-e-sorteio-onde-termina-o-rio.html

Mariana Dal Chico 15/10/2010

Juninhooo 14/11/2010

Postado no CooltureNews
Simplesmente não sei nem por onde começar… Quando li a sinopse do livro, confesso que fiquei doido para ler logo, mas não esperava que esse livro fosse me tocar e emocionar tanto como o fez. Falo sem sombra de dúvidas que ate o momento foi o melhor livro que já li nesse gênero, simplesmente perfeito! Minha primeira impressão ao receber o livro em casa foi “nossa, é grande!” (não que isso fosse um problema, afinal o li em 3 dias, devido a falta de tempo) quando cheguei ao final, minha impressão foi “nossa, é pequeno, quero mais!”.

Antes de falar sobre a história, devo dizer que adorei a forma com que o livro foi escrito. A história nos é contada por “Doss” e o fato dele intercalar o passado e o presente em cada capitulo foi uma jogada de mestre, em um ele contava sobre o presente e a aventura de descer o rio, no outro era contado a história do casal, ao final de um capitulo você fica “doido” para saber como continua, ai você começa a ler o outro, e quando termina você fica mais doido ainda para saber o resto do outro pedaço da história… Acredito que por isso o li tão rápido, simplesmente não conseguia parar, além da história ser ótima, o livro tem tanta riqueza de detalhes, que eu me senti como se estivesse vivenciando as cenas, e sou apaixonado pelo campo, florestas e rios, confesso que fiquei com vontade de conhecer o rio St. Mary.

Para facilitar, vou contar um pouco a história do livro na ordem cronológica. Doss Michaels veio de uma familia humilde (somente ele sua mãe e o padastro, este ultimo nem compensa mencionar), e sua mãe sempre o incentivou a pintar, afinal tinha um talento nato para isso, Doss conseguia “pintar” as emoções. Abbie (ou Abigail Coleman, para o seu pai) era a única filha de um senador de grande prestigio do estado da Carolina do Sul, Abbie cresceu cercada de luxo, onde todos a diziam o quanto ela era linda e talentosa, e realmente era.

Quando se encontram, ambos já saber que vão ficar juntos para sempre. Ok, parece um tanto quanto “meloso”, mas só lendo para saber e entender que apesar de ser uma história de amor, não é nada “meloso”. Como não tinham a aprovação da familia de Abbie, se casam escondidos. Porém Doss nunca conseguiu, de fato, conquistar seu sogro, para quem Doss não passava de um mero aproveitador. Abbie mostrou o mundo a Doss, e sempre o incentivou a aprimorar seus talentos, e tudo estava caminhando bem, até Abbie descobrir um caroço no seio. Depois de vários tratamentos, afinal sendo filha de um grande senador, as portas simplesmente se abriam, veio a noticia fatídica, não havia mais nada a fazer.

Em uma entrevista para um jornal local, Abbie junto com outras celebridades, listou as 10 coisas que gostara de fazer antes de morrer, não vou contar quais são eles para não estragar a leitura. Mas são desejos tão simples, nada impossível… sabe aquelas coisas que temos condições de realizar, mas sempre deixamos para depois? Exatamente esses são os desejos da Abbie. O que para mim foi uma grande lição de vida.

Enfim, como está na sinopse, um dos desejos era descer o rio St. Mary, desde a nascente ate onde encontra com o mar. E assim Doss, que nunca havia quebrado uma promessa a Abbie faz. Porém, o Senador nunca aprovaria algo desse gênero, então além de tentar manter Abbie viva até que termine a travessia, Doss terá que tomar cuidado para que não sejam encontrados e assim a viagem termine antes do tempo, e nessa travessia eles irão cumprir os outros desejos, mas de uma forma tão natural, não como se tivesse que seguir os desejos em ordem, simplesmente os acontecimentos os levam a realizá-los.

Queria muito contar o final da história! Mas vou me segurar para não estragar esta ótima leitura, e nem toda a emoção que os espera, do primeiro ao ultimo capitulo. Apesar do final ser triste, eu não consegui me sentir triste, fiquei muito emocionado, e arrepiado, como estou agora ao contar essa história a vocês. Abbie marcou a vida de Doss, do Senador, e com certeza marcou a minha, uma personagem fantástica, que se fosse real, adoraria conhecer.

Quemlefazfilme 30/08/2010

Onde Termina o Rio por www.quemlefazseufilme.com.br
Onde Termina o Rio
Charles Martin
Editora Record

" Aprendera alguns anos antes a usar o que quer que pudesse para alimentar as esperanças dela; mantê-la pensando em algo além do momento presente. Porque, se ela se concentrasse no aqui e agora, pioraria rapidamente. Foi assim que aprendi a dar um passo de cada vez."

Abigail Coleman é a filha única de um senador da Carolina do Norte. Nascida sob os holofotes em uma família tradicional e muito rica, Abbie vive unicamente sob os seus princípios. O que nos revela que ser feliz e amar verdadeiramente estão em primeiro lugar.

Doss Michaels não nasceu em berço de ouro, ao contrário, nasceu e cresceu em um estacionamento de trailers as margens do rio St. Mary. Doss possue algo raro e extraordinário que não se aprende na escola e também não se compra: o talento. Exímio pintor, ele consegue capturar a essência da imagem e transferi-la para as telas com a perfeição que só um talento nato possui.

As vidas de Doss e Abbie se colidem e contrariando tudo e todos, nasce um amor regado somente a felicidade.
Tudo o que Abbie toca vira ouro e não foi diferente com Doss. Após a chegada de Abbie em sua vida, um mar de pedidos o invadiu e suas pinturas passaram a ser vendidas por 4 dígitos.

Dez anos casada com Doss, no topo de sua carreira e dona de sua própria fama, Abbie de repente precisa enfrentar um inimigo mortal e silencioso : o câncer.

" Aquilo tinha tomado tanta coisa. E ainda assim, tudo que eu podia fazer era ficar parado e assistir. Enquanto segurava a mão de Abbie, lhe dava sopa, banho ou penteava seus cabelos, aquilo não desistia. Não importava o que você jogasse nele. Eu queria tirá-lo fora. Queria matá-lo. Cortá-lo em mil pedacinhos dolorosos, depois pisar nele no chão, moê-lo até que não fosse mais nada e erradicar seu fedor do planeta. Mas ele não havia chegado tão longe por ser estúpido. Ele nunca mostra a cara, e é difícil matar algo que você não vê. "

O Câncer tirou a saúde, seus seios, sua beleza e até um pouquinho de sua dignidade mas tinha uma coisa que Abbie não poderia entregar assim tão facilmente: a vontade de viver.
E assim, Abbie e Doss decidem fugir para cumprir uma lista de 10 desejos. Começaram pelo número dez que era descer o rio St.Mary inteiro desde Moniac.
Um tempo de vida intenso em que eles puderam encontrar desde fãs de Eric Clapton passando por um piloto muito especial e até ladrões.

Um relato apaixonado sobre uma doença que não se curva ao dinheiro, posição social e muito menos a nossa vontade.

O livro em uma palavra: intenso

Como quem lê faz seu filme, eu comecei a ler sem maiores pretensões mas me apaixonei pela história de vida de Doss e Abbie. Abbie nunca se lamentou, lutou sim para viver o máximo possível sorrindo e com muito bom humor.
Doss deu um show de amizade e lealdade. Ele foi leal ao amor e o colocou acima de tudo.
Um livro para ler e reler !

Pam Gonçalves 29/09/2010

Comecei a ler o livro tranquilamente, esperando que ele me ganhasse de primeira. Infelizmente não foi o que aconteceu. O livro é narrado em primeira pessoa, por Doss Michaels, marido de Abbie. E há uma alternância de tempo de narrativa entre o passado e o presente. Porém, de inicio já somos submetidos a doença terminal que será abordada pelo livro todo. Fomos apresentados a doença no começo da leitura, justamente pela alternância de tempo em cada capítulo.

As melhores partes, sem dúvida, são as do passado. Em que ele narra passagens com mais ação, se é que é assim que eu posso definir, mas pelo menos, são as partes com mais diálogo. Ao invés de ficarmos lendo as divagações dos pensamentos de Doss. O que são extremamente cansativas e que na maioria das vezes não acrescentava em nada a história. Principalmente nas insistentes descrições do rio St. Mary. Eu não estou dizendo que não sou a favor das descrições, mas sim que sou contra a descrições muito minuciosas, que ao invés de nos situar e dar margem a nossa imaginação, é cansativa e faz com que esqueçamos o que lemos no inicio da narrativa.

(Leia o restante em: http://garotait.com.br/2010/09/27/onde-termina-o-rio-por-charles-martin/)

ThaisTuresso 04/09/2010

Você com certeza não deve deixar de ler este comovente romance, que prova ao mundo que o verdadeiro amor é intransponível, inexorável e imortal. Onde como diria umas das citações de O Pequeno Príncipe: "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos", essa essência pura e eterna que supera toda dor que possamos encontrar ao longo da jornada, seja ela como for. Acho esses livros assim, uma lição de vida, de amor e superação, que todos deveriam ler, independente do estilo literário favorito. Recomendadíssimo!

Continua...

www.viajenaleitura.com.br

kaka_cristin 01/09/2010

[...]
O interessante do livro é que os capítulos se intercalam entre presente e passado, e todos os finais de cada capítulo terminam com algum suspense que te faz querer passar rápido pelo próximo pra chegar à continuação do anterior. Mas devo admitir que os capítulos contendo o passado me agradaram mais, talvez seja por que nos capítulos que se passavam no presente, o autor se prendia muito nos detalhes, o que algumas vezes se tornava cansativo e acabava dispersando a minha atenção.
O livro é sensacional, com uma história comovente (demais) em que você está sempre se deparando com várias surpresas - algumas bem desagradáveis que te deixa horrorizada -. É daqueles livros que você entra na história, ri junto com os personagens, chora, e se surpreende. E no final do livro você se dá conta que Onde termina o rio não é só uma história de amor, mas também de lealdade; é uma lição de vida.

Para ler a resenha completa acesse:

Thali Prado 27/09/2010

"O que importa é a jornada"
Esse livro é uma verdadeira lição de vida. Uma lição de como se deve viver a vida. Talvez depois de ler esse livro você perceba que não precisa saber qual é o seu prazo de validade para fazer uma lista de desejos e tentar realizá-los.

O rio está sempre presente no livro, porque além de fazer parte de um dos desejos de Abbie, ele também é usado pelo autor, Charles Martin, para fazer metáforas em relação a vida que conseguem te abalar e te fazer pensar.

Quando, por exemplo, ele compara o curso do rio ao curso da vida.

Para Doss embora o rio mude constantemente ele sempre deságua no mesmo lugar. O que podemos entender como: embora tenhamos classes, raças e religiões diferentes, a vida de todos um dia chega ao fim.

LEIA esse livro. Se apaixone. Se emocione. Se entregue.