Onde Termina o Rio

Onde Termina o Rio Charles Martin

Resenhas - Onde Termina o Rio

Psychobooks 15/10/2010

Realmente não sei por onde começar a resenha. Essa leitura me tocou muito fundo. Só quem já esteve perto de uma pessoa que luta contra o câncer sabe que pequenas coisas, desejos que aparentemente são bobos, significam o mundo para quem está lutando pela vida.

A história é contada pelo personagem de Doss Michaels e os capítulos se alternam entre o presente e o passado, contando toda a história de amor entre Doss e Abbie. É claro que as partes mais doces e engraçadas são aquelas que aconteceram logo depois de eles terem se encontrado e enfim casado escondido e contra a vontade do pai de Abbie, um senador muito influente.

Abbie é uma personagem muito forte, mesmo nos seus piores momentos enquanto lutava contra o câncer e chegou a duvidar do merecimento do amor de Doss, ela nunca deixou de desistir, seja por ela ou pelo seu marido. Tudo o que Doss teve que suportar e transpassar também não foi nada fácil, ficar lutando lado a lado com a pessoa que se ama contra uma ‘coisa’ que não se vê, mas que sabe que está matando a pessoa amada, não é fácil. Muitos casais não sobrevivem a esta provação.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/09/resenha-e-sorteio-onde-termina-o-rio.html

Nathália 16/04/2011

Doss era um menino pobre e seu sonho sempre foi ser pintor. Abbie é filha única de um senador importante e arrogante. Mas apesar das diferenças, logo que se conhecem se apaixonam profundamente e enfrentam todas as dificuldades para ficarem juntos.

Depois de vários anos de casados eles descobrem que Abbie tem um câncer terminal.

E assim o livro começa... Nos últimos dias de vida de Abbie. Doss, que em nenhum momento sequer pensou em abandonar a esposa, agora vai enfrentar ainda mais problemas para ajudá-la a realizar seu último desejo. Na verdade, Abbie fez uma lista com 10 coisas que gostaria de fazer antes de morrer. A principal delas sendo uma viagem rio abaixo, um desejo antigo dos dois.

O autor relata de maneira bastante realista e muito emocionante a luta do casal contra essa doença traiçoeira e tantas vezes fatal. Não só o lado de Abbie, que sofre com a doença em si, mas também os sentimentos de Doss, que sabe que vai perder o grande amor de sua vida. Achei a narrativa muito intensa e profunda!

Mas no decorrer da história o autor começa a nos mostrar como nasceu o amor desse casal tão unido e como o sentimento se desenvolveu. Esses flashbacks são mais leves e tem até algumas cenas divertidas, deixando a leitura mais suave, mas não menos emocionante.

Eu realmente adorei, sofri e chorei muito com o livro. Não consegui parar de ler enquanto não terminei. Mas acho que não consigo expressar aqui o quanto o livro foi marcante e forte pra mim...

Mas tenho que confessar que não gostei de uma coisinha... As partes que falam do rio são descritivas demais. Foi chato, difícil de visualizar e por isso deu vontade de pular uns pedaços!

Tirando isso, o livro é lindo, realista, muito emocionante mesmo – tô ficando repetitiva né?! – e mais que recomendado.

marcia 09/12/2010

O casal desse livro é fantastico. Um humor acima da dor, uma postura unica dinte do inevitável. Eu adorei!!!

Jaque Muniz 03/12/2010

Perfeito
Confesso que não sou muito fã do gênero desse livro, as histórias com casais enfrentando uma doença terminal do parceiro costumam ser sempre as mesmas,mas decidi dar uma chance e li a primeira página,simplesmente não consegui parar!O modo como a história é contada,hora no presente,hora no passado demonstrando com os dois protagonistas se conheceram,alterna com os momentos críticos em que a doença de Abbie é retratada,o autor tem uma escrita leve e de fácil compreensão,quando você percebe,já leu mais da metade da obra.Não é aquele tipo de livro que te passa uma mensagem de vida no final da história,a todo o momento ele te faz pensar e valorizar todas as mínimas coisas que possui,e também não demonstra viradas bruscas no ritmo da trama,você começa a ler,e sabe que o final será triste.Pois é um verdadeiro relato sobre o ser humano,sua capacidade,seus limites e até onde o amor pode nos levar.

Nany 25/03/2011

Onde Termina o Rio (http://up-brasil.com/?p=31490)
Eu adoro ter boas surpresas! E sem sombra de dúvidas Onde Termina o Rio foi uma delas! O livro é fantástico. Charles Martin que, confesso, nunca ouvi falar, faz seu nome com um romance arrebatador que irá emocionar multidões.

Com uma história pesada e de muita profundidade, esse é o livro para quem está procurando fortes emoções. Isso eu garanto.

Onde Termina O Rio conta a história de um pintor chamado Doss Michaels que em seus anos de faculdade na Academia de Belas Artes de Charleston salva uma moça da alta sociedade de ser estuprada por um brutamontes e conquista o coração dela. Após 14 anos de casados eles descobrem que ela possui um tumor no cérebro e não tem cura. Então, em nome do amor, ele decidi realizar com ela a lista de 10 coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer. E os dois saem nessa jornada.

Podendo ser mais um draminha novelesco de quinta, com aquela velha história de A Dama e o Vagabundo, Onde Termina O Rio surpreende com um enredo fascinante que não se compara com nada que eu já tenha lido. A narrativa do autor se interpola entre fatos do presente e da jornada de Doss e Abbie e entre lembranças de como eles vieram a ficar juntos, tornando impossível se sentir enfadado ou cansado. E quanto mais você penetra na história, menos quer sair.

Outro fato que torna o livro ainda mais interessante é que você já o começa sabendo da doença da personagem e de que ela provavelmente vai morrer. Não é o tipo de livro que você fica querendo esganar o autor por colocar a mocinha em uma situação dessas quando o romance está na melhor parte. Aí você pode me perguntar: então por que vale a pena ler um livro que já começa com a derrota? E eu respondo: porque é nos momentos mais desafiadores que os seres humanos vivem as mais lindas histórias e aprendem a vencer os mais difíceis obstáculos em nome do amor. E poder compartilhar disso é simplesmente fantástico.

A improvável fortaleza de Abbie e o amor sem precedentes de Doss nos fazem derreter nas páginas do livro. A cada diálogo entre eles cresce no fundo da garganta aquela bola que fica mais e mais difícil de engolir. Sem contar nos pensamentos de Doss que te fazem respirar fundo e refletir...

" Não sou nenhum sábio. Não quero fingir que já tenho tudo resolvido na minha cabeça, mas sei de uma coisa: algumas pessoas vivem bem, outras morrem bem, mas muito poucas amam bem. Por quê? Não sei responder. Todos vivemos, todos morremos - não há um cartão de 'saia-livre-da-cadeia', mas é a parte do meio que conta. Amar bem... isso sim é importante. É uma escolha - algo feito de novo e de novo e de novo. Não importa o que aconteça. E, na minha experiência, se você assim escolher, é melhor estar preparado para sofrer como o diabo."

Entenderam né? Vou avisando para os mais sensíveis que preparem sua caixinha de lenços. Esse é o tipo de livro que você paga o pedágio das lágrimas ao virar as páginas.

Mas além dos dramas e do enredo forte, Charles consegue trazer humor a suas linhas e às vezes você esquece da infeliz situação que as personagens estão vivendo. Quando vocês chegarem a parte da Colônia de Nudismo me avisem o que acharam. Existem cenas impossíveis de não rir.

É um lindo romance que vai te envolver da primeira à última linha e te emocionará diversas vezes. Além da improvável sensação de vida com que você termina o livro. Sem contar na história de superação que fica impregnada em sua mente e te mostra que tudo é possível em nome do amor.

Aconselho a todos que querem uma leitura mais forte e de qualidade. Dramas fortes podem te fazer chorar, mas lavam sua alma como poucos outros romances conseguem fazer.

Vanessa 15/04/2011

Foi dificil ler esse livro. O tema ate era bom mas o autor gastou mtas paginas falando do rio. O que me fez ir ate o fim foram os dialogos, que nao foram tantos, e as ultimas 30 paginas que parecem seguir num ritmo mais rapido.