Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

-Koraline 06/03/2022

Poderia ser muito melhor
Em Fogo Alto traz como protagonista uma adolescente, mãe de uma menininha, e que não faz ideia do que fazer depois da formatura. O livro, para mim, tem muitos aspectos positivos, como a representatividade de uma mãe negra adolescente, além da representatividade latina e LGBTQIA+; o fato da protagonista não achar que fazer faculdade é a resposta para todos os problemas, e saber que um diploma não é prioridade na situação dela. Mas também tiveram coisas que incomodaram bastante, e sempre me incomodam em livros de romance, que a necessidade extrema de que absolutamente tudo se resolva no final, como: por que existir a redenção da garota chata da escola? Ela nem é importante para o enredo nem para a Emori; por que, do nada, a avó de sua filha passa a lutar pelos direitos dela, se durante todo o livro a única coisa que recebemos dela é antipatia?; por que voltar a ter uma relação com uma pessoa que apenas a abandonou depois de meia dúzia de palavras trocadas?; e especialmente, por que, para que sua vida possa dar certo, a protagonista tem que ter um dom espetacular que a destaca muito da média? Se ela fosse apenas uma boa cozonheira não seria o suficiente? Enfim, o livro é bom, mas uma pena que a autora sentiu a necessidade de colocar absolutamente todos os aspectos clichês de filmes da sessão da tarde nele, poderia ser muito melhor se tivesse seguido apenas uma linha.

Let 08/01/2022

Sobre seguir sonhos, mas sem a utopia dos contos de fadas
Eu amei a leitura! Os capítulos são curtos, a linguagem é fluída e a Emoni é muito cativante.

Emoni não tem uma vida nada fácil: criada pela avó, sem a presença dos pais, ela teve uma filha no 1o ano do ensino médio com um cara meio m3rda. Mas ela tem um sonho: Emoni ama cozinhar e a escola finalmente oferece uma aula de arte culinária, e ela fica tentada a pegar a matéria, mesmo sabendo que vai ficar sobrecarregada.

O livro aborda decisões difíceis que muitos precisam tomar: fazer faculdade ou procurar um emprego? Fazer uma matéria extra por paixão ou focar em ganhar dinheiro para criar a filha e ajudar em casa? O livro te dá vários tapas na cara.

Eu gostei como a Emoni vai superando vários obstáculos, mas de forma realista também. Nem tudo se resolve, porque na vida real também não.

Preciso falar do casal sáfico do livro: a melhor amiga da Emoni é lésbica e tem uma namoradinha! Surtei toda vez que elas apareceram!

O livro também envolve um romance, mas bem slow burn mesmo e inclusive fica meio em aberto. Algumas questões simplesmente não tem desfecho, naquela vibe: nunca teremos todas as respostas.

A forma como aborda o racismo, desigualdade social, identidade, raizes, e correr atrás de sonhos mesmo quando parece impossível? eu chorei um pouco no final e me emocionei muito! Indico demais!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 05/05/2022

Em fogo alto, por Elizabeth Acevedo
Em fogo alto, escrito por Elizabeth Acevedo, publicado pela Editora Nacional, apresenta uma narrativa sobre uma garota de colégio, mãe precoce, preta, periférica, apaixonada pela arte da gastronomia. Um livro repleto de elementos que enche os olhos de quem o lê.

Emoni Santiago, é uma garota com personalidade e alta estima, mesmo que a vida lhe tenha dado rasteiras que poderia colocar no mais baixo nível da escala da sociedade, porém, sempre com alta estima.

Aos quatorze anos se envolveu com Tyrone, um adolescente que, despreparados, por descuido ela engravidou. Aos dezessete, no último ano do colégio, próximo ao final das aulas, pronto para se preparar para o vestibular, Emoni enfrenta um turbilhão de emoções: a ida para a faculdade. A filha pequena que necessita de cuidados. O trabalho em uma rede de fast-food. O pai de sua filha, Tyrone, que não aceita que ela se encontre com outro garoto A avó que cuida de ambas. Seu pai, Júlio, que não dá importância para a filha desde a morte de sua esposa, mãe de Emoni. São tantos conflitos contidos na obra, onde, misturando será tal como uma massa de bolo que necessita ser sovada para ficar uniforme e saboroso.

Além de todas as dificuldades apresentadas pela autora, ainda enfrenta discriminação racial, por ser negra. Preta. E morar na periferia da cidade.

Os problemas apresentados por Elizabeth Acevedo, não faz pensar que se trata de uma ficção aleatória criada pela autora, pois, nada nesse livro foge da realidade latente presente na vida de milhares de Emonis, jovens que, assim igualmente a ela, são pegas de surpresos pela emoção da puberdade e se entrega ao prazer o que poderá mudar sua vida para sempre. Tal como mudou a vida de Emoni Santiago.

Sonhos foram desconstruídos e desejos foram desfeitos na vida de Emoni e, acredito que muitas garotas estão na mesma situação da personagem. É cruel.

Todavia, Emoni não deixa de seu sonho em se formar na faculdade de gastronomia e culinária, sua paixão desde jovem, algo que ela vai lugar com unhas e dentes para conquistar uma bolsa, mesmo que parcial, na faculdade que oferece o curso, se dedicando para conquistar o seu sonho, no encerramento das aulas no colégio.

Em fogo alto, divido em três partes, entre o amargo — parte um, o saboroso — parte dois e, o agridoce — parte três, apresenta receitas da Emoni, a cada abertura, que faz salivar, e mesclado com os capítulos, traz um sabor característico a cada página lida. É uma luta constante em seguir sempre em frente, independente das atribulações que a vida impôs para si.

Recomendo a leitura acompanhada de petiscos e guloseimas. Combina à beça.

Resenha no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/3LIpfCR
Dimas Lins 07/05/2022minha estante
Excelente resenha!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 17/05/2022minha estante
Valeu, Dimas! =)

madu 19/01/2022

quando a vida te der limões, faça um pudim de limão verbena.
?Em fogo alto? (+14) é mais que um YA contemporâneo fofo e clichê. É um livro que conta a história de Emoni Santiago, uma adolescente negra de 17 anos com uma filha de dois anos para criar. É sobre a autodescoberta de uma garota que sonha em ser chef de cozinha, mas não acredita ser capaz de vencer os obstáculos em seu caminho.

O livro mostra a realidade das várias Emoni?s que existem no mundo. Ele aborda discussões acerca do racismo, das dificuldades da maternidade e dos privilégios da paternidade, da colonização e etc. Porém, mesmo com temas tão sensíveis, é leve e lindo.

Elizabeth Acevedo escreveu algo tocante, mágico e cru. Com capítulos curtos, uma escrita fluída, personagens encantadores e principalmente, uma narrativa necessária que faz a barriga roncar de fome.

E mesmo com a Emoni achando que, depois da gravidez, nunca poderia amar e ser amada, tem um romance fofo (que não é o foco, óbvio).

?Em fogo alto? é um abraço apertado, é conforto

Queria Estar Lendo 24/06/2022

Resenha: Em Fogo Alto
Em Fogo Alto foi o primeiro livro da Elizabeth Acevedo que eu li. E que história mais querida para começar a conhecer a autora. Publicado aqui pela Editora Nacional. Hoje a resenha é pra falar sobre essa história que é um ode à culinária e ao amadurecimento.

No último ano escolar, Emoni não tem muitos planos para o futuro. Tudo que ela sabe é que precisa cuidar da filha de dois anos. E de garantir que nunca falte nada em casa para ela, a neném e a abuela. Criada pela avó desde pequena, Emoni descobriu com ela sua paixão pela culinária.

Quando sua escola oferece uma aula extra de Arte Culinária, Emoni se inscreve. É uma oportunidade para trabalhar o que já é natural para ela. E uma chance de desenvolver ainda mais seu talento. Pode ser um sonho impossível, mas parece o certo.

"A vida é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar."

Em Fogo Alto é uma trama querida e maravilhosa sobre a magia da culinária. De sonhos impossíveis e de amadurecimento.

A narrativa da Elizabeth Acevedo é tão mágica quanto a história. A jornada da Emoni envolve entender quem ela é, o que ama e o que quer. É um livro de passagem que faz seu trabalho muito bem. Fala sobre o dia a dia de uma adolescente sonhadora, que é mãe e que é filha e neta. Uma adolescente que não sabe o que quer do futuro, e que está perdida como todos os outros. Mas querendo se encontrar.

Eu adorei a Emoni. Ela é determinada, apaixonada pelo que sabe fazer, e se encontra na cozinha. Toda vez que ela parava para cozinhar, as palavras da narrativa pareciam encantadas. As receitas que aparecem são cheias de vida. E, minha nossa, ler esse livro enquanto está com fome é uma tortura. Porque é tão vivo que parece possível sentir o cheiro das coisas.

Emoni vive esse último ano de ensino médio entre diferentes emoções. Ela ama sua filhinha, ama sua Abuela, ama o pai, ainda que ausente. Ama a escola e sua melhor amiga, Angélica. Ama cozinhar. Mas precisa descobrir o que mais ama para seguir para a vida adulta. Ela não sabe se quer fazer faculdade. Se quer seguir direto em busca de um emprego. Ela quer garantir o futuro para a Nenezinha, não quer ser um fardo para a avó.

São dilemas emocionantes, temperados pela prosa rápida e viva da autora. Do começo ao fim, você adora a Emoni, seus amigos, sua família. Se sente parte da história dela, e torce para que dê tudo certo.

Sua relação com a comida tem muito a ver com isso. Emoni se conecta com os sabores, com os toques especiais que dá a cada prato. Ela entende de culinária como uma feiticeira entende de magia. E é uma espécie de mágica, mesmo. Precisa do seu próprio encanto, das pitadas únicas. O que Emoni faz, quando cozinha, é colocar suas emoções nos pratos. E eles refletem seu amor, sua tristeza, sua saudade, sua vida.

"Enquanto o forno está pré-aquecendo, lentamente alterno camadas de culpa, de esperança e dos meus muitos sonhos."

Tem uma pitada de romance no desenrolar da trama, mas bem sutil. É um dos muitos aspectos da juventude e do "será que vai dar certo?" pelo qual a Emoni passa. Ela precisa entender seu lugar no mundo para continuar caminhando por ele.

Os coadjuvantes ao seu redor são cheios de histórias paralelas. Abuela, uma das minhas favoritas, quem criou Emoni e a ajudou com a Nenezinha, é muito interessante. Ela guarda algum mistério consigo, e eu gostei da resolução dele. Realista e um pouco melancólico. Tem também Malachi, o novo colega de turma da Emoni, que representa um recomeço. E uma incerteza.

Esse é meu primeiro livro da Editora Nacional, e eu adorei tudo. A diagramação é ótima, o trabalho gráfico impecável. Eu gostei dos detalhes nas divisões entre as partes do livro. A tradução de Carolina Candido está muito boa, com uma revisão muito boa também.

"E então, aos quatro anos, eu aprendi que alguém podia chorar por uma lembrança feliz."

Em Fogo Alto é um YA contemporâneo doce e agridoce. Tem momentos para emocionar e momentos para fazer sorrir. Fala sobre a vida de maneira ampla. E nos mostra uma família, uma garota, uma jornada que fica no coração como as melhores lembranças.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/06/resenha-em-fogo-alto-elizabeth-acevedo.html

Nathy @peculiareslivros 08/02/2022

Ótimo livro
Eu adorei a leitura, me envolvi bastante e a escrita é fluida e bem gostosa, e em falar nisso, ficava de água na boca só em ler o que a protagonista fazia. Achei um livro incrível no quesito amadurecimento de personagem, que fomos conhecendo ao longo da trama, mas gostaria que algumas questões tivessem sido mais desenvolvidas, por isso não amei a leitura como poderia, mas ainda assim super recomendo!

resenhasdajulia 20/11/2022

Emoni Santiago engravidou aos 14 anos, e agora, aos 17, prestes a se formar e com a filha bebê para criar, ela não sabe muito bem como será seu futuro.

Uma de suas únicas certezas, é o amor que sente por cozinhar. Por isso, quando sua escola passa a oferecer aulas de culinária, Emoni se permite sonhar pelo menos uma vez na vida, e se dedicar às aulas, deixando seu talento fluir.

Não foi uma leitura ruim, mas não consegui me conectar tanto com os personagens.

Priscila 12/01/2022

Não foi para mim
Nada nessa leitura me atraiu, os personagens não são interessantes, a história não tem nada que nos faça querer continuar, não sei nem como conseguir terminar.

Grace0 09/07/2023

"O mundo é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar."

Nicoly Mafra 12/01/2022

Alô, alô, fãs de contemporâneo YA, temos uma nova obra super fofa, inclusiva e importante para amar! Cativante, leve e muito necessário, "Em Fogo Alto" é um daqueles livros impossíveis de largar; com personagens apaixonantes, abordando discussões super relevantes e fugindo dos clichês, Elizabeth Acevedo dá voz à jovens mulheres que pouquíssimas vezes são representadas no gênero YA.

Emoni Santiago é uma jovem afro-latina de dezessete anos que sonha em ser chef de cozinha; desde pequena, quando observava sua avó preparando as refeições, Emoni se encantava pelo poder de misturar temperos e alimentos fresquinhos e criar refeições incríveis, e hoje, a garota é uma cozinheira de mão cheira. Porém, com uma filhinha de dois anos que ela ama com todo o seu coração, o último ano do ensino médio pela frente e sem condições financeiras para ajudar em casa e se preparar para o futuro, fica difícil sonhar em ser uma chef renomada.

Contudo, quando a escola de Emoni anuncia uma nova aula de artes culinárias, que incluí uma semana de intercâmbio na Espanha com chefs incríveis, a garota não consegue segurar as emoções. Esta seria uma oportunidade incrível, que lhe abriria muitas portas no futuro, entretanto, Emoni terá que fazer alguns sacrifícios e se esforçar muito... nada além do que ela já está acostumada. Quando a vida te dá limões, você se empenha para construir um futuro fantástico!

"Em Fogo Alto" é fofo, é necessário, é encorajador e muito especial. Com uma protagonista que possui uma inspiradora história para contar, assuntos importantes sendo discutidos e uma jornada desenvolvida de maneira encantadora, é impossível não ser cativado por esta obra!

Elizabeth Acevedo conta esta história em capítulos curtos, envolventes e finalmente dá voz à jovens mulheres que ao mesmo tempo que precisam cuidar de suas famílias, precisam se preocupar com seus futuros. Uma linda história sobre sonhos, resiliência, amor e... nhami, lanchos! :P

Maraia2 20/02/2022

Quando você cozinha, está dando um presente para ás pessoas.
Que livro gostoso de ler, os capítulos são curtos e a narrativa é tão leve que me senti parte da história. Outro grande ponto são os personagens maravilhosos, tava com saudade de ler sobre um casal tão fofo como a Emoni e o Malachi (que é todo sunshine e romântico).

Tirei meia estrela pois algumas coisa ficam em aberto no final, mas não que deixe ruim, apenas gostaria de ter visto mais.

Em fogo alto conta a história de Emoni, que aos 17 anos já é mãe e precisa lidar com seu último ano no ensino médio, suas escolhas para o futuro e sua grande paixão pela culinária. Ela literalmente tem mãos mágicas quando entra na cozinha, e esses são as partes mais incríveis na leitura.

Me emocionei muito e senti tanto orgulho do crescimento e amadurecimento dos personagens, é como acompanhar alguém que conheço desde a infância. Me despeço já com saudades e com o coração quentinho!

Ludmila 05/11/2023

O livro conta a história de Emoni, seus desafios e suas paixões. El é uma adolescente de 17 anos, mãe de uma menininha de 2 anos, apaixonada pela cozinha, que tem como sua grande rede de apoio sua avó e sua melhor amiga e esquece do mundo com a sua paixão pela cozinha.
Amei que os capítulos são curtinhos, e que tudo é retratado de uma forma sensível.

joao366 21/07/2023

Em Fogo Alto
Esse livro é tão?? muito de nada? apesar de a história ter uns temas legais e uma representatividade tbm mt legal eu achei que poderia ter sido MUITO melhor. os capítulos foram muito curtos e tinham espaços de tempo entre eles então não conseguia ter situações grandes com sentimentos bem escritos sabe (não consigo explicar) ? tbm não consegui me conectar com os personagens (no máximoooo a Buela!!), e eu senti que os parágrafos não pareciam ligados, tipo uma informação depois mais outra, sem um ligamento. (Sem contar os diálogos bem fracos)

Lorrane Fortunato 20/12/2021

Um dos melhores que li na vida
Eu amei TANTO esse livro! Adorei principalmente a parte da culinária e a relação entre avó e neta (que é meu ponto fraco), virou um dos meus favoritos da vida. Recomendo demais!

fe.nacelo 04/03/2022

O livro é bom, mas acho que eu estava com expectativas demais. O livro aborda temas super importantes e tem bastante representatividade, adorei a evolução da Emoni, aprecio muito o quão forte ela foi em superar as suas dificuldades e o livro se encerrou com chave de ouro, da forma certa. Porém não foi uma leitura confortável pra mim, não me conectei com a escrita, achei o livro muito monótono, mas entendo que o propósito dele é realmente focar no dia a dia da protagonista, mas ele é bem parado então eu demorava uns bons capítulos para me prender na história