A terra em pandemia

A terra em pandemia Aleilton Fonseca

Resenhas - A terra em pandemia

Eduardo 08/12/2021

Estetização da pandemia
A Terra em Pandemia é um poema nem tão longo (pouco mais de 62 décimas) de tom épico que narra a pandemia de covid-19 no mundo e no Brasil. Escrito entre maio e outubro de 2020 o poema possui o mérito de tentar fazer a memória em poesia desse evento marcante de nossa época.

O tom elevado me pareceu destoar da experiência da pandemia, em que ficou marcante justamente umrebaixamento da vida e do seu valor. Talvez o único do momento que tenha casado bem com esse tom seja a narração do vírus se espalhando pelo mundo, que me lembrou Os Lusíadas. Ali o tom elevado e épico pareceu casar bem com a forma.

Quanto ao resto do poema, achei bastante fraco, com pontos de vista e soluções formais óbvias. Soma-se a isso um excesso de referências eruditas, a grande maioria bastante conhecidas, que parecem querer dignificar a força o poema, mas acabam mostrando-se bastante artificiais. Penso que talvez fosse mais significativo um poema que também relacionasse a experiência da pandemia a referências de diversas formas da cultura de massas. Uma pandemia vista sobre o olhar do sertanejo ou do funk, por exemplo.

Por fim, é um poema que se coloca contra o bolsonarismo quando narra manifestações do negacionismo brasileiro, mas não me parece ter clareza o suficiente sobre o que está em jogo para poder realizar uma análise ou uma crítica significativa.

Helenzinha 15/01/2022

Resenha de A Terra em Pandemia
Não sei quantos de vocês já tiveram a oportunidade de ouvir ou ler alguma coisa de Aleilton Fonseca, claro que eu como aluna do homem sou suspeita para falar, mas é realmente muito válido ouví-lo falar.
Responsável por escrever mais de 20 livros, onde muitas vezes Aleilton traz a realidade baiana, chegou agora a vez de falar da realidade mundial : a pandemia.
E assim nasce o livro-poema A Terra em Pandemia, que nos faz refletir sobre tudo o que está acontecendo de forma poética.
Recomendo demais a leitura deste livro, principalmente para aqueles que buscam entender o que está acontecendo com o ser humano em meio a toda essa agonia.

Disponível também em e-book.