Arena

Arena Alexandre Callari

Resenhas - Arena

Flavio - @geekcorp303 29/01/2022

Frenético
Não sou fã de luta e etc., mas Alexandre Callari criam uma narrativa frenética, divertida e cheia de pancadaria, que junto com a belíssima arte do Alan Patrick forma uma HQ divertidissima!!
AlexN 29/01/2022minha estante
Acabei de ler também.

Nanda Lima 06/03/2022

Clichê bem temperadinho
Callari é um cara foda, e saber que este gibi tem um grande componente semi autobiográfico me fez querer lê-lo. A história mergulha em vários clichês do gênero luta e da tríade derrota-romancecomomotivação-redenção que existe aos borbotões por aí, mas isso não o torna ruim. Só clichê. E eu gosto de abraçar obras assim às vezes. Comer aquele feijão com arroz bem feitinho, me divertir sem análises mais profundas (embora eu tenha trago, sim, reflexões importantes pra minha vida pessoal através da história). Valeu a leitura, e sucesso ao Alê.

Vitor16Hq 04/02/2022

Arena
Um roteiro excelente e uma narrativa que te prende a leitura, mesmo quem não curte MMA ou outras lutas, que é o meu caso, vai se prender a narrativa e aos personagens, e torcer para tudo dar certo com eles

Kaio.Vilhena 04/02/2022

Sensacional
Como fã de HQ's, praticante de artes de marcias e consumidor de eventos de MMA, digo que essa HQ foi das mais marcantes que já li, Alexandre mostrou que realmente entendendo desse mundo. Enfim, HQ Super recomendada.

Franklyn.Jeferson 06/02/2022

Provavelmente Top 5 leituras do ano! Fantástica história! Arte belíssima! Tem que valorizar demais um quadrinho desses! Adorei as pequenas referências espalhadas durante todo o quadrinho!

Carol 09/05/2022

Arena ?
Arena foi uma tremenda surpresa pra mim, um roteiro muito fluído, divertido, interessante e envolvente, mesmo se você não for um lutador praticante (como eu) vai ficar curioso pelas jornadas dos personagens. Um excelente trabalho do Alê Callari, adorei as referências sutis ao Pipoca e Nanquim também e aos amigos Danielzinho e Bruno Zago. A arte não é das minhas preferidas mas os quadros coloridos são espetaculares, um quadrinho que entrega tudo que propõe ?

Guilherme Duarte 13/12/2022

Uma arena entre arte e roteiro
É natural esperar que um quadrinho que fale sobre MMA seja centrado em cenas de luta, sócios e homens se agarrando.
Mas Arena é muito mais que isso. Inclusive, as lutas talvez sejam menos importantes do que a trama desenvolvida. Os personagens principais - José e Romulo - possuem personalidades convincentes e cativantes. A trajetória de ambos na história é construída naturalmente e de maneira a nos deixar curiosos pelo resultado.

Todas as dificuldades enfrentadas pelo lutador aposentado são paralelos que podemos fazer com nossos próprios obstáculos, ensinando-nos que nunca é tarde para acreditar e lutar pelo que almejamos.

Arena tem uma arte muito bonita e o roteiro não fica atrás. Vale a pena entrar nessa briga.

Rodrigo 20/02/2023

Clássica história dos anos 80
E que história! O Alê construiu um clima muito nostálgico e instigante de se acompanhar com Arena. Da pra ver que os anos de ajustes e revisitas na obra fez com que ele conseguisse criar um ambiente e personagens muito profundos e com uma excelente construção. Uma leitura indispensável pra quem gosta de filmes e séries de uma época em que porradaria seca era mais comum.

Ricardo.Rincon 16/02/2022

Rocky em quadrinhos
Mesmo eu sabendo de todas as histórias de bastidores e todas as inspirações que o Alexandre Callari usou para escrever o Arena, eu me surpreendi muito com esse quadrinho.
Estou super feliz, porque minha expectativa estava altíssima, mas o Alexandre não decepciona.
Que quadrinho foda, que arte foda.

Igor.Banin 25/01/2022

Ótimo
Leitura ótima que encaixa perfeitamente com o meu momento de vida. Boa história com personagens cativantes.
AlexN 26/01/2022minha estante
Caramba! Você é rápido! A minha graphic novel chegou hoje. Ainda estou folheando, rs

AlexN 29/01/2022

Uma luta dentro e fora das páginas
Que trabalho fenomenal da editora Pipoca e Nanquim! Desde o anúncio da graphic novel, eu estava ansioso para tê-la em mãos e, a cada relato sobre como a história se desenvolveu ou sobre como a arte foi sendo refinada, eu ficava mais empolgado. Comprei na pré-venda em dezembro de 2021, e fiquei empolgado quando finalmente soube que o livro estava a caminho.
A história, apesar de simples e bem direta, é cativante. Os personagens principais são bem desenvolvidos e cada um tem um arco de crescimento e superação condizente com suas respectivas trajetórias. A arte é de cair o queixo, de tão bonita, tão detalhada, tão bem pensada. Numa época em que consumimos tudo velozmente, sem tempo ou disposição para se ater a detalhes e nuances, é recompensador ver um trabalho cujo artista não se furta de preencher seus quadros com uma composição rica, bem elaborada, cuidadosa. Tenho 34 anos, e Arena me fez voltar a um tempo em que eu migrei de Turma da Mônica para HQs com desenhos melhor trabalhados, e em que eu me sentia ao mesmo tempo intimidado e empolgado por desenhos mais realistas. Não sei o porquê dessa nostalgia. Talvez seja porque o traço do Alan Patrick lembre muito o traço das HQs que eu pegava naquela época.
Em suma, um excelente trabalho do quadrinho nacional. Espero que com o tempo seja reverenciado e sirva de inspiração para muitos outros artistas.

Djeison.Hoerlle 04/02/2022

Eu não posso dizer que eu esperava algo excepcional, afinal embora a figura do Alexandre Callari seja, a nível pessoal, uma grande fonte de inspiração para mim, muito por conta de toda a sua resiliência, no quesito autoral, não enxergo muitas qualidades que eu tenha algum tipo de apreço. Eu li sem compromisso.

Em poucas páginas, no entanto, me surpreendi ao me perceber realmente envolvido pelo enredo de Arena. O roteiro tem cada peça em seu devido lugar, e esforça-se para construir uma base bem sólida para os três personagens de maior ênfase, sustentando todos os acontecimentos do roteiro de forma crível.

Há ainda um charme de filme noir na arte de nanquim aquarelado usada por Alan Patrick que parece trazer uma cara de filme antigo, lembrando até mesmo Touro Indomável, muito devido à temática.

Há alguns aspectos que me incomodaram, como de praxe. Visualmente, talvez, o fato do Alan simplesmente não desenhar narizes femininos. Mas o que pesou mais é a personalidade genérica (ou a ausência de uma) no protagonista, Rômulo. A transição de sua personalidade carrancuda e quieta parece quase que uma reação instantânea à chegada de Ana em sua vida, o que denota ou uma falta de tato narrstivo nesta progressão, ou uma gadice escancarada, o que sinceramente, nem é um problema tão grande.

Isso porque mesmo que se assemelhando muito mais em sua entonação a um clássico oitentista de Hollywood do que a esses tantos quadrinhos que propõem um mergulho na psique de personagens (que em muitos casos sequer temos tempo para nos interessar), Arena é inegavelmente cativante, a ponto de cativar até mesmo eu, que passo longe desses materiais que fedem a testosterona. Não somente uma história de massaveio com personagens humanizados, mas uma história de humanos com traumas, desilusões e sonhos. E ok, de massaveio também.

Recomendo, uma ótima leitura!

Bruno.Fernandes 08/06/2023

Um prato cheio pra quem ama artes marciais, filmes de brucutu e uma história bem contada. Preciso disso nos cinemas, espero que um dia se torna filme ou série.

Realtche 20/07/2022

Que leitura boa
Não espere nenhuma grande inovação. Tem tudo que já vimos em séries e filmes de luta. Nada de novo!

Porém é muito bem feito, de um bom gosto...
Foi o tipo de leitura que não deu para parar por um segundo.

Apesar de já saber o fim da história valeu cada minuto lendo e apreciando a arte.

Recomendo.

Rodrigo.Calza 22/05/2023

Uma boa hq que seria um ótimo filme dos anos 80 de luta! Com ótimas cenas de ação e um ritmo que te prende!