O Sanatório

O Sanatório Sarah Pearse

Resenhas - O Sanatório

resenhasdajulia 04/03/2022

Elin Warner é uma detetive que está passando por uma fase difícil, e sofrendo ataques de pânico. Por isso, ela está afastada do cargo e, o que ela menos quer, no momento, é interagir com as pessoas.

Mas, quando seu irmão Isaac, a convida para seu noivado, em um hotel isolado nos Alpes Suíços, que antigamente era um sanatório, Elin aceita, pois vê como uma oportunidade de confrontá-lo sobre um acontecimento do passado, que ainda a atormenta.

Assim que chega lá, junto com seu namorado, Will, em meio a uma forte nevasca, Elin sente que tem algo de errado com aquele lugar, e essa sensação piora quando, no dia seguinte, Laure, a noiva de Isaac, desaparece. E ela não é a única.

Mesmo não possuindo jurisdição para atuar nas investigações, Elin se dispõe a ajudar, para tentar descobrir o que está acontecendo. E mais atrapalha do que ajuda, já que é uma péssima detetive.

Apesar de ser uma leitura que fluiu relativamente bem, em razão dos capítulos curtos, não gostei da escrita da autora, com muitas frases soltas e desconexas, além de várias reviravoltas que eu achei forçadas.

Achei que não poderia piorar, aí chegou o final, com a motivação do crime que, apesar de séria, não se encaixou na história. E o epílogo, então, nem se fala.

É um livro que, pela sinopse, pensei que teria tudo o que eu gosto em uma história assim, mas definitivamente não funcionou para mim.

Esse foi o primeiro livro que eu dei 1 estrela mas não senti raiva lendo. Só senti vergonha alheia.
livvi ! â¡ 15/10/2022minha estante
Amei eu senti o livro e me apeguei bastante aos personagens amei 5 estrelas

Tom 19/04/2023minha estante

Ezequiel.MaurAcio 27/11/2023minha estante
Eu estou percebendo as frases soltas desde as primeiras páginas, mas agora que comecei, vou tentar terminar heheh

Cristina117 23/03/2024minha estante
Frustrante! Esperava muito mais, achei que a autora se perdeu no final, comecei a ler com muitas espectativas, pois a sinopse mostrava um tipo de leitura que tinha tudo para dar certo... Mas ... Não rolou!

Any 10/02/2022

O Sanatório
Este suspense foi uma grande decepção. A autora é tão perdida quanto a personagem Elin. A sinopse é mais interessante do que o enredo.
Glau de Paiva 12/02/2022minha estante
Estamos juntas Any!

Fernanda.DArrigo 20/02/2022minha estante
Compartilho da mesma percepção

Glau de Paiva 21/02/2022minha estante
Que bom Fernanda! Estamos juntas também! Rsrs...

Gisiela.Candido 24/02/2022minha estante
Obrigada quase ia comprar ?

Glau de Paiva 24/02/2022minha estante
Não faça isso pelo amoooor...

Ana 24/02/2022minha estante
Que pena...eu estava pensando em comprar

rach 24/02/2022

Leitura envolvente que nos permite viajar não somente para as geladas montanhas dos Alpes Suíços, como através do tempo.
Confesso que dos meus palpites a reviravolta final foi "na mosca", ainda assim, surpreendente. Gostei do ritmo ao qual as coisas são apresentadas e a descrição dos cenários, bem como dos personagens.

Tati 07/03/2022

Gostei,porém...
Esse livro quando eu li a sinopse me despertou muita vontade de ler ,apesar de muita gtte não ter gostado.Confesso que até um pouquinho mais da metade é uma história interessante ,porém depois não me agradou tanto, o final também foi mais ou menos ,acredito que a experiência que cada leitor carrega vai influenciar na opinião sobre essa leitura! A detetive aqui não me cativou muito não, os demais personagens também ,seila ! Não é uma história ruim ,porém para quem já lê muito sobre o gênero senti falta de algo ! Apesar de tudo recomendo a leitura,acredito que cada um tem um ponto de vista ,e deve tirar suas próprias conclusões!

Rute Jamylle 30/12/2021

Eu me supriendir muito com esse livro e eu ja lir e relir 3 vezes realmente e um otimo livro trabalho muito bem com o seu imaginario
Rita 04/01/2022minha estante
Tem o pdf?

Carol 04/01/2022minha estante
pelo que li no goodreads é serie com detetive(Detective Elin Warner #1)

Flay 05/01/2022minha estante
Oi alguém me ensina com funciona esse app porfavor??? não consigo ler nada?

rafaely 08/01/2022minha estante
@Flay oii, esse app é so uma estante virtual pra você adicionar os livros que ja leu/quer ler e avaliar suas leituras. nao da pra ler nada por aqui :)

Lucia.Ferreira 09/02/2022minha estante
Gostei bastante do livro. Algumas partes achei previsível, mas ainda assim tive surpresas. Boas surpresas. É uma leitura bem fluída, que prende a atenção. Termina um capítulo e já da vontade de começar o seguinte imediatamente. Acho que a autora começou bem.

Mendonca_mai 15/02/2023

IL FAUT BONNE MÉMOIRE APRÈS QU`ON A MENTI.
Estava ansiosíssima para ler esse livro, mas fui com expectativas demais. A premissa é muito instigante e tinha um enorme potencial, mas deixou a desejar. Sem dúvidas me prendeu até o fim, entretanto, achei um pouco fraco e não foi um livro marcante, poderia ter sido melhor desenvolvido, porém, é bom ler e tirar suas próprias conclusões.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 09/03/2022

Gente?
Nada nesse livro funcionou para mim. Desde a personagem principal completamente incompetente (pior detetive da história) e sua personalidade de apenas uma nota, até as reviravoltas completamente sem qualquer peso ou impacto.

A motivação dos crimes é um ponto que por si só já acaba com o livro. E ainda vem aquele epílogo de centavos?

Já citei o quanto ela é completamente incompetente??? Pois é! Some a isso o fato de a autora achar que o leitor é COMPLETAMENTE burro e explicar coisa por coisa o tempo todo? mesmo as mais irrelevantes!

A única coisa que salva é o clima de tensão e claustrofobia que a autora consegue atingir.
Giovanni. 09/03/2022minha estante
Veio aí mais uma ? só, que broxante, queria muito ler esse livro

Sid 09/03/2022minha estante
Desisti depois de 100 páginas. Para mim foi muito difícil ler e não sentir que era uma versão do O Iluminado mas ruim.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 09/03/2022minha estante
O ano começou difícil!!! 70 dias cheio de bombas!!! ???

Shanahan (Me Acabei de Ler) 09/03/2022minha estante
Eu pensei em desistir bem umas 15x!! ?

Matheusvarraes 10/03/2022minha estante
Ops; n vou mais ler kkk ?

Ferdy 14/03/2022minha estante
ahaha eu também pensava isso, gente, mas que detetive ruim!! socorro!!!

mpettrus 27/03/2022minha estante
??? estava com uma intenção real para ler esse livro, mas depois de ler sua resenha sobre esse livro, eu desistir kakakakakakakkaaka

?E ainda vem aquele epílogo de centavos?? eu rir alto ????????

Ique 09/02/2022

O Sanatório é um livro relativamente grande com quase 500 páginas que possui uma leitura rápida devido aos capítulos curtos enganchados e pela excelente ambientação que transporta os leitores para um clima gelado, isolado e sombrio. A sinopse chama bastante atenção, afinal, resumidamente a história se passa em um hotel que já foi um sanatório onde pessoas começam a morrer ao mesmo tempo que todos estão isolados. Temos então uma detetive que precisa correr contra o tempo evitando mais mortes, contudo qualquer um dos poucos personagens pode ser o(a) assassino(a). Sendo assim, o que poderia dar errado com o livro para ele ter uma nota mediana?

A escrita da autora pode não agradar todos os públicos uma vez que existem muitas frases soltas e desconexas. Existem várias reviravoltas mirabolantes onde a cada momento a autora apresenta um assassino novo de modo muito mal feito e pouco convincente. O final é extremamente ridículo com uma motivação que não justifica de maneira alguma os acontecimentos. Ainda sobre a motivação: é um assunto sério, importante de ser discutido, que deixa marcas e vários pontos de discussões, porém, achei que não se encaixa na história de maneira alguma. Parece que a autora sorteou um tema numa roleta e falou: vai ser isso. Ou seja, a sua teoria sobre a motivação provavelmente vai ser muito mais interessante, no contexto da história do que a escolhida pela autora(que fique claro, não estou dizendo que o tema não é importante).

Porém, o que mais me incomodou foi a protagonista Elin Warner, uma detetive que possui vários conflitos pessoais interessantes que foram devidamente tratados e resolvidos ao longo da narrativa. Contudo, ela é PÉSSIMA detetive, sendo totalmente apática, chata e burra, colocando a sua própria vida em risco assim como de quem está em seu redor simplesmente pela falta de capacidade de pensar. Além disso, ela entrega de bandeja tudo para qualquer pessoa que seja um pouco suspeita, o que é bem estranho para uma detetive. Por isso a cada momento ela acha que decifrou tudo e descobre que errou quando essa pessoa morre, é um insulto para o leitor.

Acho que não vale a pena perder o tempo lendo o livro, mas ao mesmo tempo é muito forte eu afirmar isso dado que experiências são únicas, pessoais e íntimas. A história pelo menos envolve e é rápida, tendo mais pontos positivos do que negativos, porém, se pudesse voltar atrás escolheria outras opções.
Vanessa.Liandro 11/02/2022minha estante
Sua resenha fala tudo que eu pensei desse livro ?

Ca Agulhari @literario_universo 01/03/2022minha estante
Nunca vi uma detetive sair fala do tudo pra todo mundo

Bruno Gordiano 18/05/2022minha estante
Perdi meu tempo lendo haha

diennifercb 25/07/2022

faltou força de vontade
assim? até mais ou menos uns 65-70% do livro, a história tava muito boa, fiquei muito envolvida criando suposições e teorias e cogitando pessoas, mas depois disso foi literalmente ladeira a baixo, eu não faço IDEIA do que se passou na cabeça da autora pra justificar o final desse livro, não tem cabimento. obviamente foi um plot que ninguém esperava até porque não tinha como alguém ter a capacidade de esperar aquilo, eu suspeitava fortemente das pessoas, mas a motivação? cringe demais, queria militância e acertou na falta de senso crítico, porque o final não tem absolutamente nada a ver com o enredo que foi construído por mais de metade do livro. eu nem sei como explicar os personagens e nem vou tentar, assim como o epílogo, que da vontade de enfiar os dedos nos olhos. por fim, dei duas estrelas e meia por consideração pelo tempo que me diverti e me envolvi lendo o livro antes de ficar hilário e tenebroso.

Vanessa.Liandro 26/01/2022

Foi o pior livro de suspense que li na minha vida
Eu tô tentando entender o que aconteceu aqui. O livro começou interessante e até me empolgou durante bastante tempo, mas dos 70% em diante parece que a autora não soube escrever o restante da história. Personagens nada expressivos, diálogos ruins, plots péssimos e final sem graça. As revelações pareciam saídas daqueles filmes de suspense ruins. Só dei 1,5 estrela pq no começo me prendeu e só continuei pra ver onde tudo isso ia levar. Decepção!
Augusto.Oliveira 26/01/2022minha estante
Sua avaliação me fez lembrar de quando li o livro "Abominação", mesma coisa, te prende até uns 70%/80%, depois é plot conveniente demais pra dar crédito e o que deveria se desenvolver em capítulos, na minha opinião, se resolve em duas páginas...

Vanessa.Liandro 26/01/2022minha estante
Desse jeito! Esse é o primeiro livro da autora e já nem quero mais saber de nada dela, pode ser que ela melhore, mas até lá quero passar longe!

Nathalia Cecconello 16/02/2022

Iniciei a leitura com grande expectativa pois o enredo me chamou muito a atenção. Acabei demorando muito para ler pois não consegui me conectar com a história. No meio do livro até começa a ficar interessante, mas o desfecho é meio fraco e forçado.
Achei que foi tudo muito corrido e mal explorado. Capítulos muito curtos com "cortes" desnecessários. Uma pena porque pela sinopse teria tudo para ser uma excelente história.

Enfim, recomendo apenas para quem está iniciando no mundo dos thillers. Para aqueles como eu, viciada nesse estilo de leitura, não recomendo.
Déia Madden 16/02/2022minha estante
Até desanimei de ler agora ???

Nathalia Cecconello 16/02/2022minha estante
Mas tenta dar uma chance! ?

Any 28/02/2022minha estante
A sinopse engana a gente!

Bianca Rinaldi 08/02/2022

Horrível
Olha, sinceramente, o livro foi horrível.
Primeiro que, na minha opinião, a escrita é péssima. Muitas vezes a autora se perde na história, deixa a gente confuso sobre o desenvolvimento da trama (não no bom sentido) e em todo livro, falas muito infantis; em nada parecendo com um Thriller.
Se esquecermos a questão da confusão e apatia total; na história, a mocinha é péssima. Se perde como nunca vi um detetive se perder. Se fosse uma "pessoa comum" até entenderia vc "culpar" todos, mas como uma detetive??? Ainda bem que está afastada do cargo.
Enfim, não recomendo a leitura

Maíra Marques 29/03/2022

Não é daqueles livros inesquecíveis, mas é uma boa leitura. O início é lento, contudo permite ao leitor conhecer a protagonista e sua relação com o irmão.
O suspense prende mais do meio para o final do livro. É daqueles livros que você acha que já compreendeu tudo e talvez realmente tenha entendido.
As informações sobre o tratamento de tuberculose, posterior uso de antibióticos são pinceladas e instigam o leitor a procurar mais sobre. Toda a questão do tratamento de "saúde mental" no início do século XX é instigante.
Recomendo para quem gosta de suspense, apesar de não ser daqueles de tirar o fôlego.

Pollyanna Reis 18/04/2022

O SANATÓRIO
??A impressão de que, enquanto os protegem, elas também estão criando desculpas para eles, encontrando justificativas para seus comportamentos de merda, quando, talvez, não deveria existir nenhuma.?

Esse thriller de estreia da Sarah Pearse é excelente no quesito prender a atenção do leitor. Sério, que leitura envolvente, viciante e difícil de esquecer. Toda vez que precisava dar uma pausa na leitura, só conseguia pensar no mesmo.

O Sanatório é um livro muito bem escrito e apesar de existir algumas pontas que não convence tanto, isso não me incomodou em nada. A Sarah Pearse acertou muito quando escolheu os elementos para construir essa estória.

Os capítulos são curtos e eu confesso que amei isso, pois a leitura flui muito mais. Adorei todo clima de mistério que rodeia a trama, toda tensão e pitadas de terror. Gostei de acompanhar todo drama familiar da detetive Elin, seus traumas, medos e dores.

As descrições do hotel são incríveis, me sentir dentro da narrativa, pois conseguir imaginar absolutamente tudo. Gostei dos assuntos abordados no livro e do passado do sanatório em si.

Apesar de ter lido algumas críticas negativas sobre o livro e seu final, essa era uma obra muito desejada, e agradeço muito por não ter desanimado a fazer essa leitura, pois amei cada capítulo, amei como essa estória me prendeu do início ao fim, e não me arrependo de ter tirado minhas próprias conclusões. Recomendadíssimo!