Qualquer Clichê de Natal

Qualquer Clichê de Natal Vanessa Reis
Debora Theobald

Resenhas - Qualquer Clichê de Natal

Gabriela 17/12/2021

Para restaurar o espírito natalino, nada como histórias de romance!! Eu adorei todos os contos, são muito fofos e os casais que embalam os contos tão apaixonantes quanto aquela magia que a gente vivencia com o próprio natal. Aquele sentimento de ficar triste por não querer terminar logo o livro de tão bom que é. Recomendo muito esse e as coletâneas anteriores!!!

Flaah 01/02/2022

Escolhi ele pra ser umas das leituras de Natal e gostei muito, porque me senti super dentro das histórias.

Lethycia Dias 14/01/2022

Clichês natalinos
Eu já conhecia as coletâneas "Qualquer Clichê" e fiquei muito feliz com o anúncio de um livro de Natal desta série, pois AMO histórias temáticas. Escolhi esse livro para o fim de dezembro e foi uma boa leitura.
O livro contém cinco histórias natalinas escritas por autoras brasileiras, representando de formas diferentes as nossas comemorações natalinas em histórias de romance. Como o título do livro já adianta, as histórias trabalham com clichês românticos que nos acostumamos a encontrar em livros e filmes, e por isso, era pra mim uma escolha segura de leitura divertida.
Entre ex-namorados que se encontram na velhice e têm de resolver o que não conversaram no passado; amigos de infância que constroem um relacionamento na vida adulta; colegas de trabalho que não querem admitir gostar um do outro; e vizinhas que se ajudam a preparar uma ceia de Natal, as autoras nos guiam em histórias ao mesmo tempo sensíveis e divertidas, em diferentes cenários do Brasil.
Embora a ideia do livro seja utilizar clichês românticos, gostei do fato de as autoras terem conseguido fazer histórias originais e surpreendentes mesmo trabalhando "fórmulas" já conhecidas. No conto "Detalhes", por exemplo, o casal protagonista já está na velhice e precisa resolver questões não ditas durante o fim da adolescência, décadas atrás. Em "Meu amor secreto é...", vemos dois personagens com fragilidades pessoais (incluindo não dar tempo a si mesmo e ter passado por um relacionamento abusivo) se aproximando por causa de uma dinâmica profissional de fim de ano toda diferente. Já no conto "Uma pitada de Natal", em que uma garota atrapalhada se oferece para fazer a ceia da família, a protagonista é negra e a vizinha que vai ajudá-la, por quem ela tem um crush, é amarela e cadeirante.
Como em toda coletânea, gostei mais de alguns contos do que de outros. Apesar de ter me divertido bastante com as histórias, acho que o livro se repetiu um pouco nos contos cujos enredos giram em torno de colegas de trabalho se aproximando (ou sendo forçados a se aproximar) durante o Natal. Para mim, as outras três histórias foram bem mais interessantes.

site: https://amzn.to/3GxXjPa

Nana 15/12/2023

Amores Natalinos ??
Que livro gostoso de ler !!!
As histórias que rechearam meus últimos dias foram sensacionais.
Umas mais leves outras mais intensas, mas todas sem exceção : especiais.

obs: um abraço e um cheiro pra Mercê e Afonso, de longe um dos casais mais lindos que tive o prazer de conhecer entre essas páginas.