Gótico nordestino

Gótico nordestino Cristhiano Aguiar

Resenhas - Gótico nordestino

tavim 30/03/2024

Gótico Nordestino, de Cristhiano Aguiar
Da magia dessas terras, muito se diz e pouco se comprova, todos conhecem e nunca nem se viu. não à toa os burburinhos: quem sai por respostas se esquece de voltar. se consegue, é só corpo, uma vida vazia a vagar, um incômodo à família e aos passantes por mais outra cepa de uma doença. tem quem se aventure pelo calor do momento como uma só forma de ficar de fora ao tédio, lado oposto que o que queima é a maldição que ronda por gerações. é o medo, enfim, que toma a si como entidade para perpetuar e importunar a vida humana. se é certo sim que pouco se comprova, também o é aqui não haver dúvida do mal à brasileira.

os contos de cristianos aguiar soam histórias ouvidas e repassadas por décadas e décadas entre famílias e vizinhos. fantásticas e verossímeis porque o que vem antes da gente é sabedoria incontestável e, num comum acordo impregnado ao DNA e às ancestralidades, não se renega as fábulas que ajudam a contar a origem, os motivos e o percurso do povo ao mundo. caso contrário é mau agouro que decai sobre a nossa vida, é o que dizem...
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Camila1109 22/03/2024

Adorei
Lembre que é gótico, como está bem claro no título, e não terror/horror pra não ter expectativas irreais

Ualace.Rocha 18/02/2024

O livro é arrepiante, como todo bom livro gótico deveria ser. Narrativas interiores e interioranas, mas que tocam a experiência humana universal. Muito bom..

Julian 17/02/2024

Chega no ápice e acaba...
Gostei da forma como o autor criou a ambientação de cada conto. Também gostei dos elementos locais que ele inseriu, mas fiquei frustrado com o final de cada um deles, pois sempre chegam num ápice, num mistério bom, mas que deixa muitas dúvidas abertas e algumas um tanto caóticas. É quase como se fossem várias pequenas histórias que em um possível último capítulo se juntassem e tivessem um final. Sinto que faltou esse pós ápice.

Vagner 16/02/2024

Um bom começo
O início do livro é envolvente, lembrando os 'causos' de lobisomem e assombração que meu avô Tõe costumava contar. As histórias iniciais têm aquela atmosfera mística e pura do interior do país. No entanto, à medida que avança, o livro perde um pouco desse impacto. As últimas histórias, ambientadas em centros urbanos, não são tão marcantes. A mudança de ambiente talvez seja a causa. Seria melhor se o livro mantivesse a mesma intensidade do começo ao fim.

Laura 08/02/2024

Muito gótico, pouco nordeste
São capítulos bem escritos, com linguagem tranquilinha de ler, o terror é muito criativo e bem construído, mas senti falta da nordestinidade, todos os contos se passam na região, porém faltou um trabalho melhor do espaço em si, de elementos nordestinos como parte do terror, massss isso foi expectativa minha, achei muito legal de qualquer forma!

Pedro 25/01/2024

O terror explorado de uma maneira única
Trata-se de um EXCELENTE livro de contos de terror com elementos da cultura popular brasileira mesclados à cultura pop estadunidense e europeia. O autor faz experimentos bem interessantes com a linguagem, criando um texto poético e sombrio, com uma estética bastante ímpar. A maneira como ele dialoga com algumas particularidades da América Latina é bem inteligente, e realmente o põe no mesmo nível de autoras dessa vertente do terror, como Mariana Enríquez e Samanta Schweblin.

Em se tratando de um livro de contos, direi aqui quais foram os meus favorito: "As onças", "Lázaro", "A mulher dos pés molhados" e "Vampiro".

Estou ansioso para ler outros livros do autor!

camila del rio 25/01/2024

? gótico nordestino
primeiramente, preciso dizer que achei a premissa do livro muito interessante. o gótico regional é um gênero literário muito presente no mundo todo, principalmente nos EUA (inclusive, recomendo obras dentro do Southern Gothic, o melhor de todos) e eu nunca tinha visto nada que se comparasse aqui no Brasil ? um país vasto e cheio de causos e mitos específicos de cada região. foi uma ideia criativa, inovadora e interessantíssima.

dito isso, acho que a maioria dos contos poderia ser um pouco melhor. apesar de Cristhiano Aguiar usar das características do gótico com muita sabedoria, achei que poucas vezes o clímax de cada conto conseguiu me prender. das nove histórias desse livro, ?As onças? foi a melhor de todas, a que cumpria todos os requisitos ? elemento sobrenatural, atmosfera tensa, gore, reviravolta surpreendente. poderia ter sido um pouco mais longo. a escrita também é muito boa, com vocabulário simples mas expressivo, digna de alguém que realmente sabe comunicar suas ideias.

além de ?As onças?, os únicos outros contos que eu diria que GOSTEI foram ?Firestarter? e ?Vampiro?, apesar de o final deste último ter sido mais confuso do que eu gostaria. no geral, foi uma leitura interessante. Gótico Nordestino é uma boa coleção de contos, mas acho que faltou um pouco do fator choque.

Vanderson.Gomes 25/01/2024

Morno, mas bom.
Gostei da escrita, achei as histórias bem contadas apesar do tema horror ter ficado bem leve, gostei bastante do conto As onças. Bom livro, cumpriu seu papel.

Rafael Moia 22/01/2024

A regionalidade superestimada
Ouvi falar tão bem desse livro, que mesmo depois do hipe, resolvi parar para ler. Mas, apesar da regionalidade intrínseca no texto de Gótico nordestino, outra questão é excessivamente exposta: a pandemia. E, sim, isso é importe pois acaba tirando todo o fantástico da obra reduzindo os seus desfechos a mortes na pandemia. A escuridão, as onças, os mortos-vivos, os insetos e os vampiros são personificação do medo do vírus. Com exceção do Tecido no jardim, que e uma texto experimental (sai do nada pra lugar nenhum); o Firestarter, A noiva e A mulher dos pés molhados nos apresentam um fantástico muito melhor a ser explorado. Firestarter é uma ótima crítica a essa geração do tiktok e A noiva é um excelente texto para introduzir as questões da ditadura. No, mas, não sei se esse vai ser a obra pelo qual o Cristhiano Aguiar será lembrado, são contos datados e facilmente esquecíveis.

Larissa Silva 20/01/2024

Contos góticos
O livro possui diversos contos com uma pitada de suspense, de sobrenatural e de seres fantásticos.
Os contos não são tão aterrorizantes e muitas vezes são pouco misteriosos, mas não deixa de bem ser escrito. Deixo uma ressalva para o conto "A mulher dos pés molhados" que é o mais instigante e diria sombrio.

Daniel.Moreira 20/01/2024

Literatura fantástica
Livro de Cristhiano Aguiar é uma coletânea de contos baseada no cotidiano de pessoas comuns. É uma literatura fantástica com toques de terror.

Histórias "paralelisticas" como no conto Vampiro que ele transforma a história da personagem chapeuzinho vermelho.

No conto Lázaro, retrata a realidade do COVID 19. Muito interessante.

São contos que nos levam a refletir sobre as vidas humanas ...

Giovanna Batalha 16/01/2024

Gostei da maioria dos contos, o meu favorito foi da onça.

São histórias que não te explicam tudo, ficando em aberto, sem você saber direito o que aconteceu, então se você não gosta disso, não é pra você. Não me importo muito com isso, mas um dos contos eu senti falta de mais explicação.

Bárbara 14/01/2024

Livro de contos, todos muito bem escritos. Senti falta de fechamento em algumas histórias, parece q a narrativa se encerra na metade? pode ser q seja essa a intenção do autor.
Meus preferidos: Lazaro, Vampiro e Onças