Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Daniel432 10/01/2024

Tragédia Anunciada
A resenha deste livro poderia ser bastante simples: “Triste, revoltante ...”.

Mas, tal resenha não faria jus à autora pois estaria focando somente no conteúdo do livro e, muitas vezes, a forma é tão importante quanto o conteúdo.

Os fatos, infelizmente, estavam expostos a todo o Brasil e coube à autora minerar naquele lamaçal as histórias a serem contadas. Essa deve ter sido a parte difícil, pois mortos não contam suas histórias. Há que se encontrar os sobreviventes e parentes das vítimas dispostas a reviver todo o drama que foram, compulsoriamente, obrigadas a viver, direta ou indiretamente.

Passando à forma, o livro é composto por capítulos curtos onde, primeiro, conhecemos os funcionários da Vale que, a caminho de mais um dia de trabalho, no ônibus da empresa, conversam banalidades como faria qualquer pessoa que não sabe o dia de amanhã. Conhecemos também funcionários de empresas terceirizadas que trabalhavam, alguns, no topo da fatídica barragem.

Em seguida, a tragédia, o momento crucial, o que aconteceu com as pessoas que conhecemos algumas páginas atrás. E à medida que a torrente de lama e resíduos de minério extrapola a área da empresa, alcançando pousadas e casas simples de moradores, vamos conhecendo novos sobreviventes, novas vítimas.

Assim, os bombeiros são introduzidos na história como personagens importantes na busca de sobreviventes e, depois, de corpos, de “segmentos corpóreos”. Recuperados os corpos, a autora nos apresenta os médicos legistas com suas técnicas de identificação e, claro, o drama enfrentado ao informar e entregar às famílias caixões lacrados, sem a possibilidade da última despedida.

Caminhando para o final do livro, a investigação policial dos fatos, a pressão para que laudos favoráveis fossem emitidos, a existência de planos de emergência da Vale onde fica claro que em caso de rompimento de alguma das barragens os escritórios da empresa seriam rapidamente atingidos, não havendo, praticamente, tempo de fuga.

Enfim, uma tragédia anunciada onde o que Vale é o lucro!!

Se você chegou ao final dessa resenha, com certeza, você entendeu o quanto a leitura desse livro é importante para que não permitamos novas tragédias.
Vania.Cristina 11/01/2024minha estante
Não podemos esquecer, né Daniel. Quero muito conhecer a escrita da autora. E será esse.

Tati Bertoldo 09/01/2024

Arrastados
Livro narra os acontecimentos que ocorreram em Brumadinho antes,durante e depois do estouro da barragem 1 na mina do corrego do feijão. O crime que foi anunciado, e friamente calculado para que se obtivesse lucro mesmo que a barragem rompesse. E mais uma vez a autora maravilhosa me arrancou lágrimas, Daniela Arbex consegue escrever de uma maneira tão delicada que se torna linda. Esse é mais um livro
Que todo deveriam ler, para que não seja jamais esquecido.

Andreia Guida 05/01/2024

A morte é um dia que vale a pena viver?
Esse é mais um desabafo que uma resenha. No dia 29/03/20 recebi de um médico (sem o mínimo de empatia) a notícia de que o bebê que eu cuidei e amei desde que nasceu estava morto com 5 meses de idade. E eu nunca tinha sentido o impacto de uma dor emocional se tornar física tão instantaneamente. Eu perdi as forças nas pernas, a respiração, a racionalidade em questão de segundos. Eu não pari esse bebê , eu o adotei, e cuidei todos os dias dele com todo o amor que eu tinha, e ele foi tirado de mim e do meu esposo depois de meses dando tudo que tínhamos pra salva-lo numa UTI. Eu nunca mais fui ou vou ser a mesma pessoa depois desse dia, eu vivo ele nos sintomas que desenvolvi, no choro que chega de repente, no pavor de perder mais alguém?e ler Arrastados me fez revivê-lo com ainda mais intensidade. Chorei muitas vezes durante essa leitura, marquei inúmeras frases, me compadeci tanto dessas pessoas. Não importa o motivo, não importa a circunstância, uma mãe e um pai não merecem perder seus filhos, um marido não merece perder a esposa, filhos não deveriam perder seus pais?e é RIDÍCULO e absolutamente ABOMINÁVEL que tantas pessoas tenham perdido seus amores pela ganância de uma empresa. É nojenta essa realidade brasileira em que se suborna e engana pra gastar menos sem pensar nas vidas que correm risco enquanto trabalham inocentes. Todo livro da Daniela é assim pra mim: o êxtase de uma escrita incrível e uma reportagem muito bem feita e ao mesmo tempo a revolta e a indignação de saber o quão podres podem ser as instituições nesse país. Esse em particular doeu profundamente, porque se eu que tive cinco meses pra me acostumar com a possível ideia de perder meu neném estou presa naquele dia há anos, imagine os pais e mães que viram seus filhos bem pela manhã e souberam mais tarde que eles estavam presos num mar de lama, que alguns viveriam pra sempre embaixo dela, e outros seriam encontrados apenas em partes. Não, eu não acho que a morte é um dia que vale a pena ser vivido, mas sim acho que esse livro merece ser lido. Porque só consegue viver de verdade que já olhou a morte de perto. Só se dá valor à regras/ protocolos/ leis quem sabe que descumpri-los pode causar tragédias como essa. Oro pra que essas pessoas possam um dia encontrar a paz e os responsáveis a punição que merecem.

Giu 31/12/2023

Arrastados, junto a mim.
Quem me conhece sabe o quanto Mariana e Brumadiho me chocou e lendo os dois livros, fiquei mais compasível ao sentimento daqueles que foram afetados.
Uma grande montanha de iniquidade, intolerância, desigualdade, poder e dinheiro, isso que eu sinto de Brumadinho.
Se no livro de Beumdinho eu já me sentia desconectada desse mundo insano, Arrastados me deixou, literalmente, arrasada.
Chorei? Sim
Chorei mais um pouco? Demais
Fiquei querendo visitar aquelas pessoas que ajudaram nas buscas? Sim
Mas o que mais me impactou foi a maturidade de pais de um rapaz que mesmo sabendo que tinham encontrado, depois de buscas incessantes, seu corpo, foram até a base dos bombeiros agradecer o trabalho e preocupação pelo corpo de seu filho.

Com os livros na estante, eu olho, oro a Deus para sanar a crueldade das pessoas e peço para que acidentes ambientais como esse, não aconteçam novamente.

Vivian.Strapasson 27/12/2023

Destruidor e necessário
Que livro difícil, leitura com lágrimas nos olhos e coração apertado por tanto sofrimento. Daniela escreve com muito tato e carinho a história de tantas pessoas que sim, precisa ser contada e não deve ser esquecida.
Assim como "Todo dia a mesma noite" um livro muito triste e dolorido, mas verdadeiro e necessário.

myhtuck 11/12/2023

Arrastados
"No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a B1, barragem desativada da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, rompeu. Seu rastro de lama, rejeitos de minério e destruição se estendeu por mais de 300 quilômetros, levando torres de transmissão, trens de carga, pontes, casas, árvores, animais e, na contagem oficial da tragédia, a vida de 270 pessoas (ou 272, considerando as duas gestantes entre os mortos)."

Nota: 5/5

Van 20/11/2023

O mais triste é saber que nada disso precisava ter acontecido se a segurança das pessoas fosse mais importante do que a ganancia e o egoísmo do "ser humano". Semelhante ao caso da Kiss, o rompimento da barragem tbm era uma tragédia anunciada, mas foi suplantada pelo jeitinho brasileiro de ir empurrando com a barriga. Sem falar da impunidade, que é o mais revoltante nisso tudo. Até quando???

Kyviaa 29/10/2023

Uma maneira sensível e surpreendente de contar uma tragédia
"Arrastados" foi o primeiro livro da Daniela Arbex que li, e que me fez querer ler outros da autora. Ela tem uma maneira única de contar histórias individuais que permeiam uma mesma tragédia, intercalando partes das histórias entre os capítulos, fazendo com que você se prenda muito à leitura (li em dois dias!) e se sinta ali dentro da tragédia e dos dias terríveis que se sucederam. Admiro o respeito e a sensibilidade presentes na construção desse livro e tão característicos da autora em suas obras.

Pedro 18/09/2023

De todos os livros da Daniela que eu li, esse foi o que mais mecheu comigo, talvez por eu ter acompanhado o acontecimento. Chorei em vários trechos

Jefe 11/09/2023

Muito bom. Mais uma vez a autora nos coloca dentro da história. Deu pra sentir a dor de cada personagem, de cada pessoa que viveu esta tragédia. Muito emocionante.

SraBarcelos 11/09/2023

Pesado...
Relato pesado sobre o ocorrido, sempre fico impressionada com a escrita da autora. Muitos dados técnicos que me deixaram confusa no começo, mas a síntese da história foi bem escrita

Kety 27/08/2023

Uma das leituras mais difíceis que já fiz
Primeiramente, queria desejar conforto e paz a todos que perderam algum ente querido nessa tragédia.
Eu só consigo no quanto a impunidade nesse pais nos deixa mais vulnerável a esses tipos de tragédia.

?A impunidade
condena o Brasil a repetir tragédias. Até quando??

Rodrigo 24/08/2023

Arrastados
Não há palavras pra descrever o que foi isso. Ou melhor, há, e são as palavras de Daniela Arbex nesse livro incrível, triste e doloroso. Mais uma obra incrível dessa escritora que nos apresenta trabalhos impecáveis de jornalismo investigativo. Impossível não se emocionar a cada página. Vivemos aquilo ao lado de cada vítima. A dor é absurda e nunca passará. Vergonhoso, mais um retrato da ganância do homem.

Karen.Caetano 01/08/2023

Esse segundo livro que eu leio da autora e eu fico simplesmente chocada com o quanto ela consegue me fazer ficar imersiva na narrativa.
Esse é outro livro que eu chorei muito e que foi muito difícil de ler.
Conta sobre a tragédia de Brumadinho e contém descrições sobre alguns trabalhadores.
É um livro forte.