SAIFERS Volume 1

Maikel Rosa

Resenhas - Folclore, Lendas Urbanas e Ficção Científica

Henrique Sanches 29/07/2023

A ciência explica!!!
Lançado em dezembro de 2021, no dia da ficção científica nacional, "SAIFERS - Volume 1: Folclore, Lendas Urbanas e Ficção Científica" é uma antologia que reúne nove autoras e autores que foram ousados e aceitaram o desafio de misturar folclore, mitos e lendas urbanas com ficção científica.
E o resultado, gente, ficou sensacional e superou nossas expectativas.
A Antologia está dividida em contos com relatos de personagens nacionais e são eles:

Assovios, do Gilson Cunha;
Casulo do Agreste, da Maysa Santiago;
Ele é Tudo o que eu Tenho, da Aelita Lear;
Papa-Vidas, do Rogério Pietro;
Prisioneiro, do Vinicius Canabarro;
Sinfonia do tempo, Liliane Alves;
Sísifo, do Leonardo Born;
Terra de Monstros, do Maikel Rosa;
Um lugar escuro e branco, do Fernando Rômbola.

Se você quiser ler ficção científica como nunca viu, recomendo este livro.

É isso gente, boas leituras!

Nilsonln 10/12/2023

Esperava algo melhor
Estava um tempão querendo ler esta coletânea que, baseado na premissa da sinopse, parecia interessante. Além disso, queria conferir o conto do Maikel Rosa, um dos meus autores prediletos.

Depois da leitura, fiquei frustrado com a maioria dos contos, que achei bem fracos. Alguns se salvam, em especial o do Maikel Rosa e o último.

Mas não quero desestimular ninguém a ler, essa é a minha opinião, esperava algo melhor.

FranciscoM 30/12/2021

Excelente!!
Um dos melhores livros nacionais de contos. E ainda voltado para a ficção científica!

Uma Antologia. Reunindo aqui os melhores autores de ficção científica do Brasil.

A ideia é genial: Construir contos utilizando lendas do nosso folclore dentro da ficção científica.
E o resultado foi melhor do que eu esperava! Superando ótimas expectativas!
Ao final de cada conto, o livro nos fornece informações a respeito da lenda original.

Seria muito injusto de minha parte destacar os melhores contos dessa Antologia, visto que todos os contos são excelentes!
Mas como a vida é injusta mesmo, vou destacar três contos ?:

- Sísifo, de Leonardo Born

- Terra de Monstros, de Maikel Rosa.

- Um lugar escuro e branco, de Fernando Rômbola.

Livro curtinho. 91 páginas. Escrita simples, inteligente e acessível. Uma belezura da nossa terra.

Nós Brasileiros, de maneira geral, deveríamos prestigiar mais autores de nossa terra. E tentar efetivar um equilíbrio no planejamento anual de leituras, entre escritores nacionais e estrangeiros. Precisamos disso!

analimajp 02/01/2022

Sensacional
Vamos enaltecer os escritores brasileiros por aqui!

Dia 31/12/21 conheci o perfil @saifers.br e corri pra ler esse lançamento deles. " Saifers BR Vol.1 : Folclore, Lendas Urbanas e Ficção científica".

Autores se reuniram com a missão de recontar histórias já conhecidas incluindo ficção científica à suas adaptações e ficou SENSACIONAL!

Pra quem não sabe, eu sou uma apaixonada por ficção científica e ler esses contos de maneira tão inovadora foi de uma preciosidade absurda!

Amei demais cada conto, mas um em especial roubou meu coração. O último conto " Um lugar escuro e branco" do Fernando Rômbola.

Meus parabéns a todos os autores envolvidos!?

O livro é super curtinho(li em 2 horas ?) e tá disponível no kindle unlimited.
Corre lá pra conferir pq tá demais!

Abduzindolivros 08/06/2022

Gostei bastante dessa ideia de explicar personagens do folclore nacional e lendas urbanas como se fosse ficção científica. Do Boto à Loira do Banheiro, os autores fizeram um trabalho daora transformando essas figuras tão conhecidas em extraterrestres, viajantes do tempo, experiências governamentais má-sucedidas... Foi surpreendente.

Meus contos favoritos dessa antologia foram: "Assovios", do Gilson da Cunha, e "Terra de Monstros", do Maikel da Rosa. Os outros também são legais (alguns mais do que os outros), mas esses dois me pegaram mais pela criatividade em "explicar" as lendas nas quais se basearam.

Menção honrosa para o conto do Fernando Rômbola ? só ele mesmo para transformar a Loira do Banheiro numa cientista de outra dimensão ????

Evy 11/12/2021

A cultura brasileira é rica em lendas, folcores e mitos com seus seres e criaturas surgidas de relatos orais e muitos mistérios que podem envolver as matas, os rios ou até mesmo cemitérios e banheiros nas grandes cidades. O fato é que acabamos sempre colocando esses acontecimentos na conta do sobrenatural, mas e se no fundo eles tem uma explicação lógica e científica?

É exatamente isso que essa antologia de contos da SAIFERS.BR vem nos trazer, um novo olhar pra essas lendas e mitos nacionais que carregam um imenso mistério e nos causam tanta curiosidade. Particularmente, amei a forma como se desenrolaram os contos e gostei bem mais das explicações científicas às sobrenaturais.

A antalogia traz 7 contos, sendo eles: "Assovios" de Gilson da Cunha que me amedrontou; "Ele é Tudo o que eu Tenho" de Aelita Lear que me surpreendeu pois jamais imaginaria; "Papa-Vidas" de Rogério Pietro que me fez engolir o conto já que trata de uma lenda que me traz lembranças infantis; "Prisioneiro" de Vini Canabarro que me causou arrepios; "Sísifo" de Leonardo Born que me fez ter vontade de pesquisar mais sobre a história; "Terra de Monstros" de Maikel Rosa que me fez repensar a forma como enxergamos as lendas e "Um lugar escuro e branco" de Fernando Rombola que inovou uma lenda super conhecida.

Fui totalmente envolvida pela narrativa dos autores, cada um com suas particularidades, e me vi sentindo o mesmo desespero, medo, entusiasmo, agonia e curiosidade dos personagens. Uma antologia nacional de ficção científica que vale a pena ser conhecida.

Super recomendo a leitura!

André Hausmann 21/03/2022

E se as nossas lendas folclóricas e urbanas que povoam o imaginário do povo brasileiro, sempre repletos de teor sobrenatural, possuíssem uma explicação científica?
Eles seriam com isso menos interessante? Menos assustadores?
É com essa proposta que um grupo de escritores brasileiros se reuniu para compor essa antologia, onde desenvolvem suas visões de sete mitos e lendas nacionais através do ponto de vista da ficção científica, mas sem com isso perder o mistério e a carga emocional do conto original.
Esses recontos são envolventes e inovadores, em alguns casos o leitor só vem a descobrir do que se trata no final do episódio quando aparece uma ficha sobre a lenda original e uma ilustração acerca da história. A colocação dessa imagem no final foi um acerto, pois dessa forma não se entrega qual lenda está sendo retratada naquele momento. Achei somente que algumas dessas ilustrações não trazem a mesma força que o conto que elas representam.
Como em toda coletânea, nem todas as narrativas mantém o mesmo nível, mas nada que impeça o prazer de apreciar esse excelente trabalho.

Marcela.Leituras 31/12/2021

Ultimo livro de 2021 é SAIFERS BR Volume 1: Folclore, Lendas Urbanas e Ficção Científica.
Se trata de uma antologia reúne 07 autores maravilhosos do sci-fi nacional. "Assovios" de @gilsondacunha42 , "Ele é Tudo o que eu Tenho" de @aelitalear , "Papa-Vidas" de @autor_rogeriopietro , "Prisioneiro" de @vinicanabarro , "Sísifo" de @leonardo_born , "Terra de Monstros" de @maikelrosa.scifibe , "Um lugar escuro e branco" de @fernando.rombola .
O conto trata-se de: lendas, os mitos do folclore sob o ponto de vista da ficção científica.
Cada autor escreve uma versão (incríve) para cada figura do folclore / lendas urbanas.
Os contos são envolventes e você só descobre no final de qual folclore, lendas urbanas se trata.
Super Recomendo!

Jeferson.Gomes 31/01/2022

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA?
O cenário de terror se amplia quando somente você, se encontra em sua barraca na mata fechada. O ser misterioso visto na beira do lago, segura o crânio do esqueleto de uma perna só.

A mesma lua que ilumina grandes olhos negros, deixa visível a "Mancha de Nascença", no topo da cabeça do homem que engravida mulheres em festejos.

Durante o dia, crianças são vistas com estranhos. Brincar no campo, pode fazer com que casas abandonadas sejam seus castelos.

Lugares podem ser seguros e lá fora, refúgios. Nem todos que vagam pelas ruas, querem lhe dar um abraço. Você pode ser estripado por um senhor enrugado.

Subir no pico para se esconder, distraindo-se com as estrelas, máscaras podem aparecer.

Quando os pelos arrepiam, o estranho pode ser você.

A viagem deixa tudo cinzento. Atravessar paredes não são devaneios, quando tudo foi real e causou medo.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

fernandaugusta 19/04/2022

Antologia SaifersBR
Às vezes eu gosto de sair da minha zona de conforto e experimentar leituras que não fazem parte da minha rotina cotidiana. Percebi que leio pouco ficção científica, e através da Evelyn do @blog_entreaspas vi esta Antologia de contos da @saifersbr

É uma coleção de contos de autores diversos que trazem lendas urbanas e personagens do folclore brasileiro em histórias de ficção científica.

Começamos por "Assovios", o conto que mais gostei e que mais me trouxe a sensação de tensão e ansiedade com a história, cenário e personagem retratados. Saímos do sul e vamos para o norte do Brasil em "Ele é tudo que eu tenho". Em "Papa-Vidas" temos uma versão futurístca e muito curiosa para a lenda do velho do saco. Em "Prisioneiro" a história é bem tétrica e retrata uma lenda que eu não conhecia, a do "corpo seco". "Sísifo" também trouxe outro pano de fundo desconhecido, o das máscaras de cobre.
Em "Terra de Monstros", fiquei surpresa com a identidade da personalidade folclórica retratada em uma história de viagem interdimensional. E também gostei muito da história de "Um Lugar Escuro e Branco", último conto que traz mais uma "personalidade" bem conhecida das lendas urbanas brasileiras.

Se eu contar o que tem em cada conto, o elemento surpresa fica perdido em algumas histórias, mas posso dizer que achei curiosa a facilidade que a ficção científica entrou em histórias de lobisomem, saci-pererê, boto, loira do banheiro... E isso graças à imaginação, talento e criatividade de ótimos autores nacionais.

Para quem gosta de leituras diferentes, contos curtos e de leitura fluida e rápida, a antologia "Folclore, Lendas Urbanas e Ficção Científica" é bem diversa. Tem histórias mais tensas, tem mistérios e informações bem interessantes. Tem cemitério, floresta, lago, cidade. Não li tudo de uma vez, li um conto por dia, intercalando com as minhas leituras de costume e adorei a experiência.

Para quem quiser conhecer, está disponível no Kindle Unlimited. Parabéns aos autores, conquistaram mais uma leitora.

Janaina 22/02/2023

Divertido
Esta obra nos apresenta relatos orais de folclore, mitos e lendas sob uma nova perspectiva. Cercada de mistério e muitas delas com outra ?roupagem?.

Adorei todos os contos, uns mais outros menos, mas todos muito bons!!!

A criatividade para alguns contos foi sensacional, eu não conhecia umas 3 lendas entre as que foram contadas.

Muito divertido.

Recomendo a leitura

Ana Elisa 02/01/2022

Mitos e lendas e ficção científica
Primeira leitura finalizada em 2022.

Uma leitura muito interessante sobre possibilidades que nunca imaginei, o que teria nas entrelinhas de nosso folclore? Nossas lendas e mitos? Quais segredos estão guardados dos humanos?

Contos que relacionam nossa mitologias, lendas com possibilidades de ficção científica, o homem do saco, saci, boto, Maria Sangrenta, histórias do nosso cotidiano vistas sob uma nova ótica por autores que já os considero maravilhosos.

Eu adorei!

Ratinha da Biblioteca 25/02/2022

Você sabe de onde surgiram as lendas?
Nessa antologia, vários autores incríveis do cenário nacional de ficção científica se reuniram para nos contar a versão deles das lendas e folclore que conhecemos e claro que todas essas versões são com elementos da ficção científica. Eu achei genial e gostei deeemais das histórias. Sabe o homem do saco que rapta criancinhas? Vocês nem imaginam quem ele é de verdade! Sabe o Saci, o boto cor-de- rosa? Vão ficar chocados!! Hahahaha?
Vale muito a pena a leitura e apreciar a genialidade desses autores! Estão de parabéns! Todos os contos estão bem organizados e e incrível como em poucas páginas já consegui visualizar o universo criado por cada autor. Genial!?

Patricia Salcides 24/05/2022

Simplesmente sensacional!
Não consigo dizer qual conto gostei mais. Todos são incríveis e mostram bem as características de escrita de cada autor.
A ideia de fazer uma antologia de ficção científica com contos baseados no folclore e lendas urbanas brasileiras foi sensacional!
Adorei cada releitura dessas histórias da tradição popular nacional.
Vale destacar que fiquei de queixo caído com todos, mas com o "Papa-vidas" e "Um lugar escuro e branco" meu queixo tunelou com tranquilidade a superfície do chão.
Sem dúvidas uma leitura que não pode faltar a nenhum brasileiro, por se tratarem de histórias incríveis e representarem com tanta qualidade a cultura e a literatura brasileira.

Felipe 18/07/2023

O começo de uma jornada mais ampla na literatura brasileira
O compilado de histórias do selo SAIFERS - Volume 1 é muito interessante. A proposta de apresentar a temática folclórica sob a perspectiva da ficção científica foi genial. É a primeira vez que vejo essa abordagem e considero que ela foi bem executada.

Cada conto traz características de seu autor para além da ficção científica, mesclando ambientações de horror, suspense, ação, mistério e reflexão filosófica. Uns contos são mais atraentes do que outros, o que é perfeitamente natural (e claro, é totalmente relativo ao seu gosto pessoal).

É possível encontrar em alguns contos erros gramaticais simples (palavras escritas erradas) ou de diagramação (palavras "coladas"), o que não compromete em nada o valor da obra ou a experiência do leitor ou da leitora. Estou citando este ponto apenas para conhecimento daqueles que eventualmente lerem esta resenha.

Minha "vivência" com livros nacionais não é grande, especialmente de ficção. Esta foi a minha primeira experiência e fiquei bastante satisfeito com ela. Recomendo!