O Segredo de Jeanne Baret

O Segredo de Jeanne Baret Glynis Ridley

Resenhas - O Segredo de Jeanne Baret

Tio Ju 11/10/2021

Uma aventura de vida e botânica no século XVIII
É uma obra que retrata a superação de uma mulher que poderia ter se contentado com a subserviência que lhe era destinada para desafiar a estrutura social e ideológica da sua época. O pano de fundo da história se desenvolve retratando as explorações científicas que visavam conhecer a natureza ao redor do globo via grandes navegações, que neste caso, o destaque eram as explorações botânicas, além, de retratar um pouco o contexto histórico do século XVIII.

Saulo Eduardo 16/09/2020

Um heroína inspiradora
Não costumo me aventurar nos ramos literários das não-ficções, mas vez ou outra acho algo interessante para pegar esse desvio e sempre acabo me surpreendendo. Ao ver o Google homenagear essa tal de Jeanne Baret, que eu nunca tinha ouvido falar, decidi procurar mais sobre essa mulher e foi uma decepção não ter encontrado informações completas na internet sobre ela. Porém vi que tinha esse livro (o único relatando a história dela) e então decidi compra-lo (na verdade aproveitei meu aniversário para pedi-lo de presente).

É incrível a pesquisa realizada, as informações estão extraordinariamentes impecáveis, com precisão histórica e com detalhes da sociedade mundial que ajudam a entender o contexto necessário para aprofundar na terrível e magnífica história dessa mulher que é muito, mas muito injustiçada em não ter mais reconhecimento na nossa história. É possível ter um belo deslumbre da magnífica história de aventura, pesadelo e coragem dessa heroína navegando na internet. Mas nada se compara a navegar ao lado dela em sua viagem ao redor do mundo. E é nesse livro que podemos chegar o mais próximo dessa sensação.
Thalita Gama 04/06/2021minha estante
Também comprei o livro após ver a homenagem no Google e achei incrível a história.

Iracy 02/03/2021

Infinitamente inspiradora
Um exemplo de mulher da classe trabalhadora que, recusando-se a ter definida sua vida pelo seu gênero e classe social, viajou pelo mundo em busca do que amava (botanizar).

Para uma época em que estatisticamente, uma mulher, não deveria ter conhecido mais que trinta quilômetros de sua casa, ela viajou e se aventurou botanizando pelo redor do planeta.

Uma história inspiradora para todas as meninas e para ciência???????

Thalita Gama 04/06/2021

História inspiradora para toda mulher
Jeane é daquelas mulheres históricas que não conhecemos muito. Viveu em um mundo onde sua vida era restrita a no máximo 30km em torno do local de nascimento. Pobre e camponesa porém com um grande conhecimento ancestral na utilização das plantas consegui de forma espetacular ir muito além do esperado.

A trajetória de sua vida, aventuras e sua navegação ao redor do mundo é absolutamente inspirador a qualquer mulher. Livro incrível e muito bem detalhado. Termino a leitura muito fã de Jeanne Baret ??
Lene 24/07/2021minha estante
Parece muito interessante

Karenina 10/04/2023

Que mulher! Que história!
A história de Jeanne Baret é inspiradora mas também suscita uma grande revolta pelas injustiças que pelas quais ela passou (diminuição de seu papel na história da navegação, negação de sua contribuição para a ciência e as violências que sofreu). Todas essas injustiças causadas pelo fato de ser mulher em uma sociedade machista e retrógrada com relação às mulheres. Ainda hoje falta reparação histórica à Jeanne Baret.