Arsène Lupin e a Rolha de Cristal

Arsène Lupin e a Rolha de Cristal Maurice Leblanc

Resenhas - A Rolha de Cristal

Vivis 20/04/2022

Arsêne, aquele que não deve ser comparado a Holmes!
Arsêne Lupin e A Rolha de Cristal, do escritor francês Maurice Leblanc, confesso que foi meu primeiro contato com a escrita dê Leblanc. Eu tinha um leve pé atrás, pois sempre ouvi comparações de seu Ladrão de Casaca com Sherlock Holmes, e por assim dizer sua escrita com a de Sir Arthur Conan Doyle, de quem sou muito fã.

Mas após várias recomendações me rendi e li este livro da Zahar.

?Lupin guarda seu segredo; e os segredos que Lupin escolhe guardar são, por assim dizer, impenetráveis.?

Eu fiz uma pesquisa e após saber que poderia ler cada livro da série de Arsêne Lupin em separado, mergulhei na leitura. A edição está muito bonita, apesar de ser uma edição de bolso a diagramação está simples e confortável para leitura, as letras não são nem grande, mas não são minúsculas.

?Nada é mais tolo do que deduzir um fato a partir de outro antes de encontrar um ponto de partida.?

Arsêne Lupin, é um gatuno, um Ladrão famoso, que usa uma capa e desperta o ódio da polícia, em contraponto, tem o carinho de uma parte da população.

Com uma mente afiada, ele realmente lembra Holmes, (muito pouco) mas usando sua inteligência para o crime.

Só que neste livro, o coitado sofre vários tapas na cara de seu ego. Envolvido em um roubo que dá errado, ele tem dois membros de seu bando preso, e com isso se joga em uma aventura para descobrir como os salvar da forca! O que o leva a tenta desvendar o mistério da Rolha de Cristal e conhecer um inimigo, tão inteligente quanto ele, e que o fará ter que se esforçar muito para obter o que deseja.

Por ser um livro de mistério, não podemos falar muito sobre a trama, é uma escrita bem inteligente e que prende a atenção. Existem muitas pistas jogadas ao acaso durante a história que aos poucos vão permitindo tanto leitor quanto personagens a descobrirem tudo.

Gostei do livro, e me fez querer ler mais do autor, mas decidi que se ler, quero ler os livros na ordem de lançamento para ver como é o desenvolvimento do Arsêne, por enquanto acho que as comparações com os livros dê Sherlock Holmes, causam mais mal do que bem a esses livros, então indico aos leitores a evitar comparações, existe realmente alguns pontos em comum, tais como: a arrogância e convencimento dos personagens que se acham geniais, mas acho que as tramas de Holmes são mais sérias e bem Holmes não é um gênio do mal!

Indico para que ama livros de suspenses, histórias com reviravoltas e teias intricadas ligando personagens ou situações.

Para ler a resenha completa no blog: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2022/04/arsene-lupin-e-rolha-de-cristal-maurice.html?m=1
Vane Chase 10/02/2023minha estante
Concordo que as comparações fazem mais mal que bem. Infelizmente o próprio autor fazia questão de comparar em alguns livros, de forma depreciativa ainda. Como fã do Sherlock isso me fez pegar ranço do Lupin kkkkk

Vivis 11/02/2023minha estante
Bane, Exatamente isso, eu detestei as comparações e o autor não ajudou nisso!

Rafael_Santiago 04/09/2022

Trama movimentada
Uma história que explora o lado mais sentimental do personagem, logo no início do livro a trama entra numa corrida contra o tempo e a narrativa flui muito bem. Talvez um ponto negativo fique para o desfecho onde o autor abandona o tom narrativo e abusa um pouco além da conta de diálogos, mas nada que estrague o livro.

Carlabevilac 27/03/2022

Os livros de contos para mim eram os melhores, mas agora A Rolha de Cristal é o meu favorito onde é a vez de Lupin se virar nos 30 e não ao contrário.

JuKirchhof 27/03/2022

Construindo um personagem
Leblanc acrescenta novas camadas a Lupin nessa história. O romanesco infalível cede lugar ao humano e manifesta as fraquezas do anti-herói. Aqui temos um romance encorpado e com nuances, enredo e uma excelente trama.

Hiago Monteiro 28/03/2023

História que tira o máximo de Lupin, mostra seu lado humano e frágil, mas também sua capacidade de raciocinar e enfrentamento.
É um livro empolgante do começo ao fim.
E aos que comparam com os livros de Sherlock Holmes, não façam isso, acaba estragando os dois personagens.

@leiturasdadudis 09/09/2022

Primeiro contato com Lupin
Àrsene Lupin é um anti-herói reconhecido pelos seus grandes crimes, narrado em outros livros. No entanto, em ?A rolha de Cristal?, sua reputação será colocada em prova quando seus comparsas são levados presos e condenados à morte.
Lupin terá que investigar o motivo da prisão, desenvolver estratégias e tentar livrar seu companheiro de apenas 20 anos da guilhotina que lhe aguarda.
Mas, ele descobre que o inimigo que terá que enfrentar não é como os outros. Um grande manipulador que tem uma arma em mãos e consegue tirar Lupin do sério, prevendo seus passos e fazendo com o que o criminoso precise rever seus planos várias vezes. Realmente, alguém à altura de Lupin.
Inicialmente narrado em terceira pessoa, descobrimos no final que a história é contada pelo próprio Lupin a um conhecido. Apesar de ter apenas 13 capítulos, eles são longos e traz diversos acontecimentos da história, o que não a torna cansativa, como esperado de capítulos longos.
A tradução dessa obra, lançada em 1912 e relançada em capa dura como edição de bolso pela editora Zahar é perfeita e possibilita uma leitura fácil e muito fluída.
Gostei bastante de conhecer Lupin através de A Rolha de Cristal. Foi a primeira obra de Maurice Leblanc que leio e pretendo conhecer outras do ladrão mais famoso do mundo.

Herm 29/11/2022

Que ódio que sinto pelo Daubrecq não dá para ser explicado, porém ele foi um rival que deu muito trabalho para o Lupin, considerando os livros que já li é claro, a forma irônica que ele acha eu acho magnífica e divertida, o desfecho final é satisfatório, recomendo a obra muito?

vih ð¥ 24/07/2023

A rolha de cristal
Esse livro me trouxe uma perspectiva diferente do lupin, talvez mais emocional e humana? ainda não desvendei.

a rolha de cristal foi um livro que não me agradou muito, por ter mostrado um lupin diferente, com seu lado bom e ruim, mas pra mim permaneceu o ruim. uma história que demonstrou que todos podem errar, até mesmo o ladrão de casaca, todavia apareceu um lado mais vil dele por conta de seus erros.

o enredo é muito bom, mas a construção do lupin no meio dele não me trouxe uma sensação boa, talvez tenha interpretado de uma maneira equivoca, mas prefiro o ladrão de casaca.