Devir quilomba

Devir quilomba Mariléa de Almeida

Resenhas - Devir quilomba

Melissa 12/12/2023

Um dos mimos que me dei na feira de livros da Unesp desse ano. Essencial mesmo. Espero muito poder apresentar para outros colegas.

Christiane 02/02/2023

Baseado na pesquisa realizada por Mariléa o livro trata dos quilombos no Estado do Rio de Janeiro com foco no aspecto feminino. São as práticas das mulheres quilombolas que lutam pelo território, pela manutenção de suas tradições, seus cultos, e a mobilização pelo direito ao território que sempre emperra na burocracia governamental.
A entrada das igrejas neopentecostais tem seu efeito na vida quilombola, por isto algumas mulheres defendem a manutenção do terreiro. A importância das griottes ou contadoras de histórias, e de dançar o jongo. Fala das dificuldades para estudar, e também das escolas que não ensinam sobre a história da África.
Valeu a leitura!!

Claudia 08/01/2023

Esse livro é uma preciosidade
Para quem quer aprender sobre quilombos, sexismo, racismo no Brasil, política, capetalismo com sua influência liberal em tudo na nossa vida- fora governabilidade racista!