Vampiros nunca envelhecem

Vampiros nunca envelhecem Natalie C. Parker
Zoraida Córdova

Resenhas - Vampiros nunca envelhecem (contos com mordida fresca)

Elfa 04/08/2023

??????????
Acho que a coletânea cumpre o que se propõe, que é trazer novas visões sobre o mito do vampiro repensando vários clichês das histórias em que essas criaturas aparecem.

Jess 12/06/2022

Confesso que comecei esse livro por conta de um conto específico e de última hora resolvi ler todos. E confesso também que amei. Alguns contos mais do que outros e a maioria eu só queria que tivesse um livro inteiro sobre aquela história.

Fiquei sedenta por mais.
Bia 12/06/2022minha estante
quero muito ler esse livro pelo conto de first kill, mas fiquei interessada no resto também!

Queria Estar Lendo 16/07/2022

Resenha: Vampiros nunca envelhecem
A antologia de contos criada por Zoraida Córdova e Natalie C. Parker é uma homenagem moderna e diversa aos vampiros. Com onze histórias de grandes nomes da ficção especulativa atual, Vampiros nunca envelhecem é um livro rápido e nostálgico para divertir.

As autoras reuniram colegas de mundo editorial para contar histórias únicas sobre vampiros. Histórias que exaltam o diferente, que dão espaço para diversidade, que mostram que, entre os clichês sobre sanguessugas, é possível trazer representatividade de todos os tipos.

Vampiros nunca envelhecem é uma coletânea divertida e criativa. Os contos passam rápido, e a maioria das histórias te fisga. Algumas são inesperadamente engraçadas, outras são mais sérias, mas, num contexto geral, são um ode aos vampiros. Todas as histórias trazem algum detalhe das lendas vampirescas, reimaginado de acordo com o que está sendo contado. Vampiros sem reflexo, que não podem andar sob o sol, que reagem a prata e alho, como funciona a transformação. Os autores exploram cada detalhe à sua maneira. E por isso é tão legal!

Eu só não gostei, realmente, de três contos. Mas, dentro todos, quatro foram favoritos:

Os Garotos de Blood River, da Rebecca Roanhorse, foi maravilhoso! É uma história sinistra. Fala de uma cidadezinha com uma lenda antiga envolvendo um massacre misterioso e uma música amaldiçoada. Gostei do estilo da autora de contar essa história. Ela coloca um garoto gay e indígena na liderança da trama, e conversa sobre medo e opressão ao mesmo tempo em que lida com o sobrenatural sangrento das criaturas que aparecem ali.

"Se você tivesse essa escolha, gostaria de viver para sempre?"

O Garoto e o Sino, de Heidi Heilig, é uma história rápida e interessante no passado. Envolve roubos de túmulos e mortos que não ficam mortos em seus caixões. Tem protagonismo de um garoto trans, e um vampiro terrível tentando atrapalhar esse garoto de conquistar seu espaço em uma universidade.

Um guia para o vampiro desi recém-transformado, de Samira Ahmed, é hilário. E afiado. Através de um app para vampiros desi recém-transformados, ela nos narra como é o dia a dia dessas criaturas noturnas. É muito engraçado, muito debochado, e traz alfinetadas interessantes a respeito de colonização e xenofobia.

"O que você deve comer? O seu colonizador."

Primeira Morte, da V.E. Schwab, foi o último. Essa é a história que inspirou a série da Netflix, e eu adorei ela! Acompanha as garotas Juliette e Callíope; respectivamente, uma vampira e uma caçadora de monstros. Tem um romancinho, uma reviravolta, e um final aberto maravilhoso. E me instigou a assistir a adaptação!

Poucos foram os contos que eu não gostei tanto em Vampiros nunca envelhecem. O que abre a antologia, Sete noites para morrer, da Tessa Granton, foi um deles. Não gostei muito do desenvolvimento, e nem da protagonista. Parece que tinha potencial, mas acabou não sendo tão bem explorado porque a narrativa se levou à sério demais. Bestiário, da Laura Ruby, também foi fraco. Não sei para onde a história estava querendo ir, mas não me interessei por nada nela.

E Casa das Safiras Negras, da Dhonielle Clayton, parece que acabou na metade. Sabe quando a história não te passa a emoção que queria estar passando? A quantidade de personagens que apareceu e o fim abrupto, que não soou como um final aberto, mas sim uma interrupção em que faltava alguma coisa, me desagradaram.

Entre os capítulos da antologia, as organizadoras aparecem para fazer comentários divertidos a respeito dos mitos e lendas ao redor dos vampiros. É um acréscimo interessante no decorrer das histórias, porque elas falam sobre as adaptações que cada autora ou autor fez.

Vampiros nunca morrem tem um ritmo ótimo, mesmo nos contos mais fracos. A edição da Galera Record ficou linda, com o glitter localizado na caveira - tanto na capa como na contracapa. A tradução do Guilherme Miranda também ficou ótima, com adaptações excelentes.

Para quem ama vampiros, sente saudade dos clichês, e busca diversidade entre eles, Vampiros nunca morrem é a sua próxima leitura obrigatória.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/07/resenha-vampiros-nunca-envelhecem.html

Bruna 07/12/2022

Vampiros nunca envelhecem, literalmente, afinal, eles nunca saem de moda. E é isso que as autoras Zoraida Córdova e Natalie C. Parker querem nos lembrar com essa coletânea de contos que elas organizaram junto com outros autores.

É muito interessante a visão que cada autor tem de certos aspectos vampiros e como expressaram isso em suas histórias.

Minhas preferidas foram:
*Um guia para o vampiro desi recém-transformado;
*Os garotos de Blood River;
*Bestiário;
* A casa das safiras negras;

Gostei bastante que a maioria dos autores fugiram dos estereótipos na criação de seus personagens e tramas.

Pra quem gosta de contos e sente falta de livros com vampiros, vale a pena experimentar esse aqui. Uma mordida vai te transformar, kkkkkk

Camila663 08/04/2024

Finalmente eu acabei esse livro n tava mais aguentando kkkkk, n foi um livro que conseguiu fluir de boa

Bia 02/04/2023

Gostei bastante de ler esse livro. A maioria dos contos eu achei medianos, mas teve alguns que eu adorei. É muito bom ler um livro que busque ter tanta representatividade, gostei muito disso. Não é um livro incrível, mas foi um meio divertido de passar o tempo.

Sete noites para morrer: 2/5
Acho que foi o estilo de escrita da autora, mas eu fiquei muito confusa com esse conto, e também achei meio sem graça.

Os garotos de blood river: 4,5/5
Curti muito esse, a ambientação foi bem legal, teve todo um ar meio sombrio e misterioso que me pegou bastante.

Chupa, ensino médio: 3/5
Achei ok, foi legal, mas nada demais. Achei interessante a questão do lugar de reabilitação pra vampiros e curti a interação das personagens.

O garoto e o sino: 3,5/5
Esse conto eu gostei mas não achei nada demais também, só que acho que o que me pegou foi a escrita. Gostei muito de como ela transmitiu a atmosfera e o ambiente do conto tão bem.

Um guia para o vampiro desi recém-transformado: 3/5
Não me prendeu muito, mas eu achei bem interessante. Gostei de conhecer um pouco da cultura indiana e me diverti porque tem bastante humor nesse conto.

Na mesma moeda: 3/5
Não gostei tanto da narrativa nem da escrita, mas achei bem legal os pontos abordados. É legal que a autora tenha colocado essa questão sobre a deficiência não ser algo a ser curado.

Vampiros nunca dizem "morra": 2,5/5
Não sei exatamente o porquê, mas não gostei muito desse. As personagens são legais mas a história em si é meio entediante.

Bestiário: 3,5/5
Achei esse conto diferente. No começo eu tava um pouco confusa e não gostando muito, mas depois eu acabei achando bastante bom e excêntrico.

Espelhos, janelas & selfies: 4/5
Adorei esse conto. A história é bem legal e também gostei do formato em que ela é contada, por meio de posts de blog.

A casa das safiras negras: 2,5/5
O que eu gostei nesse conto foi a mitologia envolvendo os vampiros e os barões sombrios, mas de resto não me encantou muito.

Primeira morte: 5/5
Não tenho muito o que dizer desse. Já tinha assistido a série e quis ler esse livro por causa desse conto, porque a v.e. schwab é minha autora favorita. Não decepcionou nem um pouco, adorei a narrativa, e a escrita é muito boa.

nemlanency 16/05/2022

Vitória do povo LGBT
Leve e até engraçadinho, vampiros só que de diversas minorias. E porque não? Vampiros me agradam de qualquer maneira.

Nathy @peculiareslivros 12/06/2022

Adorei
Os contos em um geral são ótimos! Alguns eu curti mais, outros menos, mas o livro como um todo me envolveu e a leitura foi bem rápida. Recomendo a quem busca antologias com representatividades e vampiros fora dos padrões.

quelramosss 13/06/2022

"ser você mesmo, mesmo quando se é um morto-vivo, é bastante poderoso."

percebi lendo esse livro que não sou muito fã de contos, porque todos tem o final em aberto e isso me deixa curiosa demais com o que aconteceria.
mas gostei da maioria das histórias, umas mais que as outras, e são leituras bem interessantes, vendo os vampiros diferentes do que normalmente, com bastante diversidade

zoni 13/07/2022

Os vampiros não envelhecem, mas esse livro vai envelhecer bem mal, tipo leite no sol
Não sinto que desgostei por completo do livro, mas, na maior parte dos contos, o desenrolar da narrativa não me agradava quanto eu esperava que fosse acontecer, a escrita não era tão convidativa e as ideias — algumas muito boas — pareciam desperdiçadas em um texto insosso, sem graça e moldado a ser leve e jovial demais. Em resumo, essa é uma antologia sem brilho (piadinha, já que a capa está cheia de glitter) e esquecível.

.geo. 05/08/2022

É, é meio é. Comecei a ler por causa do conto da Schawb e ele nem foi meu preferido. O segundo conto é incrível (e daria uma série melhor q primeira morte

Vivis 22/01/2023

Vampiros! Há vampiros por todos os lados!!!
11 contos vampirescos variados. No geral gostei do livro.
Tem 2 contos excelentes, alguns bons, é apenas 1 que achei muito ruim!

Acredito que seria uma leitura indicada pra quem gosta de lendas vampíricas, ler sobre o tema sob diversos pontos de vistas e origens.

São contos com bastante diversidade e representatividade, saindo do usual vampiros/europeus

Tem elementos que usam referências clássicas e homenageiam Anne Rice por exemplo!

Vale muito a pena ler!

Ju 22/06/2022

?que comece a caçada.?
esperava um pouco mais das histórias, essa ideia de terminar quando a ação vai começar não me agradou muito kkkk, mas o livro é bom pra passar o tempo. Alguns contos são bem interessantes, enquanto outros não achei que agregaram nada e nem fizeram tanto sentido.

yonara12 08/07/2022

comprei o livro por causa do conta da V.E. Schwab
admito que não sou fã de contos, me arrastei demais para ler mas conseguir finalizar

claro que gostei de alguns contos e outros nem tanto, gostei de certo modo da representatividade que alguns contos trouxeram adorei isso
cheguei a conclusão que não sei se gosto de vampiros adolescentes, vampiros adultos tem um ar mais.... superior que é muito bom de ver

enfim é um livro de contos razoável alguns contos são show e outros meio nher

AA4 13/10/2022

1.5 pq alguns contos salvaram. achei maçante e cansativo, custei a ler tudo e pulei algumas partes, confesso.