Vera Cruz

Vera Cruz Edu Falaschi...

Resenhas - Vera Cruz

Rodrigo 19/02/2022

Divertido.
É um livro que recomendo aos fãs de Edu Falaschi e que gostaram do álbum Vera Cruz. Essa ficção que mistura fatos históricos do nosso país, e bem leve e engrandece a obra!

Andre.Breder 28/12/2021

Muito bom o livro!
Vera Cruz é um livro que mistura ficção com fatos históricos, e traz uma leitura fluída, onde o autor soube muito bem usar partes descritivas somente quando elas são realmente necessárias.

Traz uma trama que mesmo clichê (quantas outras obras de ficção você já leu onde há um escolhido? Acredito que várias...), consegue ter elementos originais, ainda mais pelo fato de mostrar o descobrimento do nosso país, que na época imaginavam tratar de uma pequena ilha, e trazer outras características de nossa cultura herdadas pelos nossos colonizadores portugueses.

A história tem vários personagens, mas o foco é mesmo no protagonista, onde podemos conhecer sua história desde quando ele era apenas um bebê, até se tornar um adulto.

Vera Cruz tem uma boa dose de aventura, e cumpre muito bem o seu papel de entreter. Uma leitura que recomendo a todos os fãs de ficção histórica.

Marcos Martins 17/02/2022

Uma história muito boa e concisa
Vera Cruz, livro criado a partir do álbum homônimo de Edu Falaschi, é uma grata surpresa.

A história que conta a trajetória do menino Órfão que se vem totalmente imerso em uma trama de traições e maldades, é escrita de forma muito clara, com boa fluência de leitura e bastante cuidado nós fatos históricos.

Isso porque ele se passa nos anos q antecedem a invasão do Brasil pelo portugueses até o momento que eles pisam em nossa terra.

Inclusive, algo a se ressaltar é a revisitação de momentos tristes de nossa história, mas aqui reescritos, colocando o povo indígena também como protagonista deste conto.

Outro ponto que traz muito valor ao livro são as personagens com personaldes tão cativantes, o protagonista Jorge, e as pessoas que o cercam, como Arthur e Rosa, na verdade todos nesse núcleo, são muito cativantes, a gente tem empatia e identificação por eles.

O ponto que ao meu ver poderia ser melhor aproveitado é a construção da motivação do vilão, que acaba sendo um pouco fraca e servir mais como uma ponte para o arco do mocinho.

Ademais, fica meu agradecimento e parabenização aos criadores dessa obra tão bem escrita.

Espero que tenha continuações!

Fagundes 17/02/2022

Uma obra tão bela quanto o álbum
Esse livro consegue ser coadjuvante e protagonista, ao mesmo tempo. Se você conheceu o álbum antes do livro, o livro complementa o protagonismo do álbum do Edu Falaschi. Se conheceu o livro e, posteriormente ouviu o álbum, percebe que o álbum enaltece o protagonismo do livro.
Recomendo fortemente ambos, de coração aberto.
Verdadeiras obras da singular genialidade brasileira.

Edu Falaschi, você é uma lenda! Infelizmente, mais reconhecido no mundo do que no próprio país.

Leonardo T. 14/02/2023

Acabamento consistente, tempo verbal...
O que me incomodou nesse livro foi, basicamente, a conjugação verbal infixa.
Do começo ao fim, a história ora é narrada no presente ora é narrada no passado.
Se o autor tivesse optado por narrar a história no pretérito, sendo coerente com os modos e regências verbais, o livro seria uma boa ficção infantojuvenil.

O acabamento do livro, capa dura, verniz localizado... só mostram que não se deve julgar o livro pela capa.