Berserk #41

Berserk #41 Kentaro Miura

Resenhas - Berserk #41

lorran_dossantos 21/11/2023

Ainda não consigo aceitar que essa obra não será acabada pelo Miura. Eu assisti o anime da década de 90 antes do falecimento do autor e simplesmente fiquei fascinado pela mitologia e pelo personagem que é o Guts. Só nesse anime, eu já conseguia sentir que se tratava de algo épico. Esse ano, junto do meu irmão, decidi ler o mangá e, pra minha surpresa é (muito) melhor que o anime. Volume após volume, eu não conseguia parar de lê-lo. Hoje, facilmente posso dizer que é o melhor mangá que li, ainda que não seja meu preferido. Uma pena que não será o Miura que irá terminá-lo, só espero que seja um fim digno pra obra!

Paulo.3307 19/07/2023

Resenha do -16 a 373
Esse é o meu primeiro mangá seinen que leio, e é o meu favorito agora. Miura deve ter imaginado "como poderia ser a vida do homem que mais sofreu na história dos mangás?" e gerou o Gutts. A história de Gutts é uma tragédia desde o seu nascimento. Depois de ser "acolhido" por Gambino(a sua figura paterna), ele entra em contato com as batalhas, que é uma atmosfera que vai o envolver por toda a sua vida(ao menos boa parte). Desde que foi apresentado a ele esse ambiente, ele se apegou a sua espada, sempre maior que ele. É evidente o seu valor símbolo. Acho incrível como é desenvolvido a amizade dele com o Griffith e a sua relação com o bando do Falcão, principalmente a construção da relação entre ele a Casca.

O impacto do Eclipse é algo que sempre estará presente na obra, e seus efeitos doem até o último capítulo, sendo representado também pela sua marca do sacrifício, o estigma. O sonho de Griffith é algo digno de muita reflexão (teológica tbm). A persistência de Guts em encontrar Casca(em vários sentidos) é bem evidente e bonito. E nessa busca ele vai formando um grupo de amigos, Isidoro, Puck, Schierke, Farnese, Serpico e aquela moça sereia que esqueci o nome(esqueci o nome de alguns outros mas deixa pra lá). Sem dúvidas, dentre esses a que tem maior destaque pra mim é Schierke e é um dos meus personagens favoritos. Sua relação com Farnese e com Gutts é muito interessante. A admiração de Isidoro por Gutss é fofo demais. É lindo ver a Farnese e a Casca juntas e de como a Farnese melhorou com isso. Esse grupo é importante para Gutts e ver ele lutando por sua humanidade por causa deles é muito interessante também.
Apesar do Miura não ter concluído, o mangá ainda mantém a qualidade. Kouji Mori mantém o nível. A obra está em boas mãos.
Ansioso para os próximos lançamentos.
Parei no último capítulo lançado até hoje(19-07-2023), no 373. Algumas das minhas avaliações foram de "bom". Isso não representa bem a minha avaliação sincera kkkk, diria que o , "bom" pra mim é o ótimo, pois estava guardando o "muito bom" e o "perfeito" para diferenciar com os capítulos que eu mais gostei. Arco da Ilha dos Elfos e o Arco da Infância ou Juventude(esse me destruiu).
Paulo.3307 19/07/2023minha estante
*Arco da Ilha dos Elfos e o Arco da Infância foram os meus favoritos até agora.

Resenha tá com essa qualidade toda pq só fui jogando o que eu estava lembrando.

Alydia 19/07/2023minha estante
Adorai a resenha

Meli 14/07/2023

Obra prima
Não sei nem por onde começar essa resenha. Mesmo eu tendo demorado 3 semanas pra ler, valeu muito a pena. Eu realmente me prendi e me apeguei muito à obra e aos personagens

O Guts foi um dos melhores personagens bem desenvolvidos que eu já conheci, toda a trama com a caska e com o bando do falcão fez todo o desenvolvimento desse personagem acontecer.

E o Griff é um dos vilões mais bem desenvolvidos e inteligentes que já tive a chance de conhecer

A parte do eclipse onde aconteceu tudo é uma das cenas onde eu mais senti angústia em ver personagens morrendo e os fizeram com a caska. É incrível como o autor dessa obra me fez sentir tantas coisas em tanto pouco tempo, como se eu tivesse sentindo na pele tudo oq o guts sentiu vendo a caska sendo sacrificada pelo Griff... E dps ver oq todo aquele trauma causou pra ambos é algo trágico de ver e dps de tudo oq eles passaram no eclipse ver o filho da caska é de quebrar o coração

E ver o Guts se tornar oq se tornou e entender o motivo da vingança dele, é como se vc estivesse dentro de Berserk tentando ao máximo ajudar o Guts.

Com o passar do tempo o Guts se tornou mais "humano" pra proteger a caska e encontrou novos amigos que na minha opinião são o melhor grupo já feito em uma história. Eu me apaguei tanto a eles, como se fosse realmente minha família

Outro ponto importante dessa obra é como o autor de Berserk aborda assuntos como religião e como ela pode fazer as pessoas cegas e querem fazer oq acham certas aos "olhos de Deus" eu achei extremamente incrível tudo oq o autor trouxe a Berserk

Mesmo sendo um mangá extremamente sério e sangrento, o Miura consegue deixa ele divertido as vezes por causa do Puck (meu personagem favorito) e por causa do "macaco" ambos personagens extremamente divertidos kkkk

Berserk foi uma obra maravilhosa que eu tive a chance de conhecer através de recomendação dos meus amigos. Infelizmente o manganka faleceu em 2021 e deixou a obra Berserk... Mesmo assim eu agradeço demais por ele ter feito Berserk e deixado seu legado junto com ele :)

Marcela 28/10/2022

🤬 #$%!& que preguiça de registrar 41 volumes ?
Deixo essa resenha como registro de todos os 41 volumes lidos. nem fudendo que eu vou desenvolver uma tendinite só pra marcar esses trem

Curuma 10/09/2022

Simplesmente demais
Que capítulo sensacional, causa revolta e agonia.. infelizmente a gente fica na ansiedade esperando os próximos capítulos.

Sil 29/04/2022

RIP Miura
Mesmo tendo lido essa linda obra inacabada após o falecimento do autor, eu senti na pele a falta que ele nos faz e fará. A quantidade de obscuridade e trevas mostradas durante a jornada do Guts nos faz ansiar por um final onde a luz brilhe de forma natural, sem mentiras e falsos ídolos. A escuridão está à espreita nos aguardando. Nós fugimos da morte, porém ela sempre caminha em nossa direção. Na escuridão, os falsos ídolos são desmascarados, a dor se mistura com os outros sentimentos, o medo ganha outra forma, as faíscas apontam para um novo mundo. A trajetória do Miura deste plano para outro, marca o fim de uma ideia. Guts não deixará de sofrer enquanto não aceitar sua verdadeira essência.

Artur 12/04/2022

Saudades eternas dessa obra.
Berserk, de Kentaro Miura, foi com certeza o meu mangá com temáticas mais adultas favorito e está em segundo lugar, atrás de One Piece, como os favoritos de todos os tempos.
Essa resenha é só uma despedida pra mim dessa obra maravilhosa, após a morte do Miura não vejo motivo para continuar a ler, se houver uma continuação, não dá pra substituir o traço do Miura desenhando demônios, a história bem ligada, mistérios, a analogia da Caska quebrada e etc. Tudo isso criou em mim um prazer absurdo de acompanhar essa história, agora sem final, eu chorei, me choquei, e me empolguei até a última página de Berserk.

Obrigado Miura e descanse em paz.