Dono do tempo

Dono do tempo Bruno Fontes

Resenhas - Dono do tempo

YasCiri 31/12/2021

Uma história tocante e que capaz de mostrar quão vulneráveis somos. Também achei interessante que o personagem encontrou acalento logo na pessoa que ele menos esperava.

PPSS 07/10/2021

Um conto que gera identificação devido ao cotidiano pandemico e nos faz refletir em relação a gestão do tempo.
E nos mostra como a presença, ainda que virtual de quem amamos, trás um colorido que não passa desapercebido em meio aos dias cinzas de um isolamento social.

Fllivis 19/08/2021

Que leitura gostosa, repleta de poesia. O final, eu como mãe, quase me fez derramar lágrimas. É lindo!

Andreia.Kohut 29/07/2021

Em meio ao isolamento social, um homem reflete suas relações e suas ações. Conto rápido e fluido, com bons questionamentos a todos nós sobre o tempo.

Amanda 22/07/2021

Me emocionei
Sabe qdo a gente sente um quentinho no coração, então... foi isso. Conto aconchegante sobre os sentimentos de um jovem rapaz no início da pandemia...

Não tenho o hábito de ler contos, mas a partir de agora vou dar uma olhadinha neles...

Lucas Whitethorn 10/07/2021

Um conto que nos faz refletir!
Nesse conto nos acompanhamos a história de um homem, que tem lidar com as questões que a pandemia trouxe, tipo sobre como usar o tempo, ser produtivo e não nos isolar de nossos amigos ou parentes.

Gostei muito do conto, a leitura foi bem fluída, e me fez refletir sobre como estou usando meu tempo, e se estou como o personagem principal.

Recomendo!

Barbis 28/04/2021

O Bruno é um escritor fabuloso, seus textos são sempre ótimos e cheios de sentimento. Uma pena que esse livro só tem ebook, adoraria que ele fizesse companhia pro outro livro do Bruno (O que eu faço com a saudade?) que tenho em minha estante.

Andy 18/02/2021

Bruno Fontes, vem ser meu amigo?
Eu acompanho o trabalho do Bruno desde quando ele era um adolescente com o cabelo mal cortado cantando letras de amor platônico numa banda semi Emo.

Mas eu me apaixonei pelo Bruno - ou pela versão do Bruno que escreve sobre mim e para mim na fanfic da minha cabeça - em ?O Que Eu Faço Com a Saudade?? (Inclusive, faço mais besteira que brigadeiro)

Em dono do tempo a gente conhece o Bruno do conto longo, mas sem perder a essência: uma dor quase tangível de tão sua que poderia ser, um amor que fica no limite entre ?o que poderíamos ter sido? e ?o que nunca mais poderemos ser?, uma trilha sonora que te transporta pra dentro da história e um cenário bem paulistano com samambaia, chão de taco, vinho barato e a certeza de que ainda há amor, mesmo que a vida tente todos os dias nos provar o contrário.

Karina 28/01/2021

Antes da leitura desse conto, recomendo a leitura do outro livro do autor: O que eu faço com a saudade.. pra entender melhor qual é o segmento do Bruno.
Dono do tempo é um conto lindo, de relações de amor, mas não apenas as românticas. Espero que venha um livro tão leve e que me toque tanto quanto os que já li do Bruno Fontes, recomendo demais!

dia 01/01/2021

Conversa sobre o tempo.
O começo foi levemente de entender o caminho que o autor levaria o livro e foi muito bom perceber a descrição, em uma linha de tempo continua, sobre a valorização de aproveitarmos o tempo mesmo que este não nos apresente novidades.

Pan 22/12/2020

Legalzin
O livro é bem meeh na vdd, mas o final é bem bonitinho. Em meio a tanta loucura é sempre bom ler um livro que traz alguma esperança.

Sooda 27/06/2020

Surpreendente!
Nem todo mundo tem conseguido lidar tão bem com a enxurrada de sentimentos que brotaram nesse período de isolamento social, afinal, ninguém esperava passar quase quatro meses afastado das pessoas que gostam.

Bruno trabalha o aspecto da solidão em seu conto “Dono Do Tempo” ao retratar personagens tendo que lidar com seus sentimentos e em alguns casos os camuflam, na tentativa não ter que lidar com tudo isso ou não tendo a força que precisam.

Os personagens deste conto não têm nome, mas isso não é um ponto ruim, pois eles tornam-se importantes à medida que captamos suas essências. “Ele”, nosso protagonista, vive a mesmice de um dia após o outro. Minimalista em suas características que são refletidas em seu apartamento com apenas o necessário, alguns móveis, livros e alguns discos de vinil, nem seu terraço pode ser um terraço de fato.

Ele, na tentativa de movimentar-se e dar andamento em alguns projetos, só consegue divagar e andar mais lento até que “Ela”, um afeto amoroso que ficou paralisado após o início da quarentena e que surge para mexer com a cabeça dele e torna-se o botão start para fazer com que Ele torne-se o dono do próprio tempo.

[...]

Leia a resenha completa em nosso site :))

site: https://www.soodablog.com.br/2020/06/Resenha-Dono-Do-Tempo-Bruno-Fontes.html

Leyd 19/06/2020

Vivendo em um mundo que parece ser paralelo ao qual conhecia antes da quarentena, nosso protagonista se diz possuidor da duração relativa das coisas que cria em nós a ideia de presente, passado e futuro, mas que ironicamente parece escapar toda vez que ele tenta programa-lo.?
?A narrativa se inicia como um relógio analógico, uma fonte de energia faz um celular vibrar, movimentando as engrenagens do pensamento, dando corda e tensionando a mola da fadiga que havia no interior do protagonista. Gradualmente, da mesma forma que a energia move os ponteiros dos minutos, ele decide se levantar para pegá-lo.?
?Durante esse processo, o narrador onisciente nos descreve o ambiente em que a história está inserida, um pequeno apartamento, com poucos móveis, basicamente um quarto-sala que ele dividia com muitos discos e livros empilhados. .?
?Em algum momento ele decide olhar pela janela, e o que vê o surpreende. A esquina que vivia forrada de mesas prontas para o almoço, estava deserta, parecia domingo. De alguma forma isso o faz lembrar Dela, do livro de Clarice que ela devia ter levado, do álbum Um Banda Um do Gilberto Gil que ela gostava.?
?Mas uma vez o celular toca, interrompendo a execução do seu projeto particular. ??O coração dele descompassou e o susto correu para o estômago inundado em café??, era Ela, o mecanismo automático que dispensa a obrigação de configurar, congelando o tempo na hora certa, fazendo suas emoções oscilarem.?
?Dono do tempo, é a captura contínua de uma manhã na vida do nosso protagonista. Uma história de solidão na quarentena, narrada da forma mais poética que você pode imaginar. Parece que a narrativa tem vida própria, der repente a gente se percebe dentro do fluxo de consciência do personagem.?
?Esse é o segundo conto que leio do projeto ?Pela Janela de Casa? que a editora Planeta preparou para nos ajudar a passar por esse momento difícil. E como eu já disse, é extremamente oportuno e eficaz! Se você está solitário, tenho certeza que esse conto será para você, o que ele foi pra mim, necessário.

Gabriel Dias - @Done.em 15/06/2020

Dono do Tempo
“o silêncio que eu creio em mim é resposta a meu–a meu mistério”.

O conto traz de forma indiretas temáticas como a solidão, recomendo a leitura, caso esteja bem.

“Ele” está em casa - sozinho - enfrentando a pandemia e a saudade de “Ela”, rotina sem importância - o dia da semana, as horas - tempo é demarcado pelo sentimento.

Narrativa diferente, onde o autor mistura a realidade e o sonho, em uma prosa peculiar, mas que traz os detalhes a tona, no cotidiano, no amor.

É engraçado como realmente não acontece nada no conto, na mesma medida que acontece tudo, e percebemos isso nas reflexões, no encaminhamento da narrativa e pelo fim, demarcado por uma solidão superada.

“Ele” um fã de Clarice Lispector traz os sentimentos como protagonismo, seja pelo desespero da solidão, como a música que aquieta, o ato de regar as plantas até mesmo pelo terraço que não é terraço, o conto nos acalma na tentativa de buscar um “por que” e nos fazer entender, que o tempo, pode ser uma relação de amor e ódio, como apenas convivência.

Gosto da delicadeza da narrativa, é um respiro literária, literal. ⠀
Um conto curto, leve mas que encaixa no sentimento atual de muitas pessoas, vale a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CBJvP3Ujgip/